terça-feira, 13 de janeiro de 2009

1ªAEROFESTA de Casa Branca(SP),2.008.


Em 15 de junho de 2.008, aconteceu em Casa Branca (SP) no Aeroporto Municipal de Casa Branca, a 1ª AEROFESTA promovida pelo Aero Clube de Casa Branca. Confraternização de amigos, regada com muita cerveja e um delicioso churrasco. Compareceram dezenas de pilotos,aviões e inúmeros representantes de entidades de aviação, como:ABUL,ABRAEX,AEROGARD,1ºESQUADRÃO PÉ DE CANA dos AVENTUREIROS DO AR de Araraquara(SP).
Casa Branca (SP) localiza-se na
latitude 21º46'26" sul e a uma longitude 47º05'11" oeste, estando a uma altitude de 684 metros.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

1ªREVOADA Cmte. Fernando de Almeida no MUSEU ASAS DE UM SONHO,2.007.

Cmte. Jucá Fernandes,Revista Frequencia Livre, prestigiando o evento.

Cmte.Benedetti#01/1ºESQpC,Cmte. Bruno Bambozzi(SDLY),Cmte Gustavo Albrecht-Presidente ABUL,Cmte.Celso Galegari(SDMO).

Cmte. Delfino#44/ 1ºESQpC,Aventureiros do ar,Araraquara(SP).

Em 31 de março de 2.007, aconteceu no MUSEU ASAS DE UM SONHO (www.asasdeumsonho.com.br) da TAM em São Carlos (SP) a 1ª REVOADA FERNANDO DE ALMEIDA, onde convidados do meio aeronáutico, amigos, pilotos e dezenas de aviões antigos, clássicos, leves e ultraleves estiveram prestigiando a homenagem prestada à família do saudoso Cmte. Fernando de Almeida. Uma verdadeira festa na terra e no céu aconteceu em São Carlos (SP). O Museu Asas De Um Sonho, a Editora Skydive e a 360 Graus Multimídia prestaram uma homenagem à Fernando Almeida no lançamento do livro – Os Melhores Testes Airsport - de Fernando Almeida. O livro, com 208 páginas e mais de 150 fotos reúne uma coletânea com alguns dos melhores testes por ele realizados, em diversas aeronaves do mundo. Cmte.Fernando Almeida, engenheiro aeronáutico, formado pelo ITA em 1959, foi o mais consagrado jornalista especializado em aviação no Brasil. Escreveu em várias revistas do segmento aeronáutico durante vários anos, tornando-se admirado por diversas gerações de profissionais desta área e tendo seus testes como referência na literatura aeronáutica brasileira.Além de graduação em engenharia aeronáutica, suas qualificações incluem a de piloto privado, piloto de acrobacia, piloto de planador e de vôo em formação. É também um dos fundadores da ABAAC (Associação Brasileira de Aeronaves Antigas e Clássicas).O evento cuidadosamente preparado, teve entre muitas atrações: apresentação da Esquadrilha Oi, diversos campeões brasileiros de acrobacias, pára-quedismo e a presença do Clube Faixa Branca, de Ribeirão Preto com mais de 40 carros antigos, além de centenas de motociclistas. O Museu Asas de Um Sonho – TAM está localizado a 15 km do centro da cidade de São Carlos, na Rodovia que liga São Carlos a Ribeirão Preto, (Rodovia SP 318).Para chegar ao Museu com sua própria Aeronave:SDSC - Latitude 21º 52' 35'' S Longitude 047º 54' 12'' W.

domingo, 11 de janeiro de 2009

TATUI-SP,AEROFESTA 2.008 do Cmte.Jeovan,BOI NO ROLETE.


Dias 16 e 17 de agosto de 2.008, aconteceu em Tatui(SP), a AEROFESTA com Boi no Rolete e Porco Paraguaio, promovido pelo amigo, Cmte. Jeovan e o pessoal do Aéro Clube de Planadores de Tatui(SP). Reuniram amigos, convidados e adeptos da aviação aerodesportiva, num encontro regado de muito chopps e comida durante dois dias.

ARARAQUARA(SP),190 ANOS no AR,2.007.

Brigadeiro do Ar, Cmte. Rocha, durante o
evento Araraquara 190 Anos, 2.007.
Ele nos deixou em 1º de abril de 2.008 para voar mais alto, junto dos anjos.


Em 20 de agosto de 2.007, aconteceu em Araraquara(SP), no aeroporto Estadual Bartholomeu de Gusmão-SBAQ a comemração aviatória dos 190 anos da Morada do Sol, cidade de Araraquara(SP). O casal Marta Bognar e o Cmte. Pedrinho Melo da equipe BRAZILIAM WINGWALKING(http://www.wingwalking.com.br/), foram os atrativos do evento, cuja organização se deu pelo grupo de amantes da aviação de Araraquara "EU AMO VOAR", com a ajuda do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Araraquara. O alvo das comemorações foi a homenagem prestada a um ilustre filho de Araraquara(SP), piloto de caça, Brigadeiro do Ar,Cmte. Fernando Corrêa Rocha , como integrante do ESQUADRÃO SENTA PUA da FAB esteve nos teatros de guerra na Itália, participando de importantes missões durante a 2ªGUERRA MUNDIAL, onde recebeu a medalha americana Distingueshed Flying Cross. Recebeu na ocasião o Titulo de Cidadão Ararquararense em reconhecimento pelos seus feitos.


O Grupo Eu Amo Voar (http://www.euamovoar.com.br/) é uma associação civil e sem fins lucrativos, sediada na cidade de Araraquara-SP, criada em 22 de agosto de 2003, cujo objetivo é auxiliar o desenvolvimento e o conhecimento da aviação e de sua história à sociedade; interagir com outros grupos de aviação e seus profissionais, como a Força Aérea Brasileira, bem como todos seus esquadrões, em especial o Senta a Pua e o Esquadrão de Demonstração Aérea - Esquadrilha da Fumaça - seus oficiais e a todos que tenham a mesma proposta para o desenvolvimento e progresso da aviação; ser o órgão representativo dos seus associados perante os poderes públicos, autoridades nacionais, estrangeiras, congêneres e o público em geral; promover a realização de exibições aéreas dentro do âmbito nacional; promover, pelos meios ao seu alcance, a assessoria aos seus associados; propugnar pela aplicação das normas atualizadas expressas pela Agência Nacional da Aviação Civil - ANAC; e também realizar atividades de caráter público social, ambiental, educacional e cultural.

3ºEGAV/VOA BRASIL, Bauru(SP),abril de 2.008.

Cmte. Delfino. Astronautra Brasileiro Cel.
Marcos Pontes e os Aventureiros do Ar Betty e Luiz Benedetti.



Aconteceu em 27 de abril de 2.008, o 3ºEGAV- ENCONTRO GERAL DE AVIAÇÃO CIVIL em Baurú(SP), onde reuniram-se representantes da aviação civil e dos Aéros Clubes do Estado de São Paulo. Na ocasião ocorreu uma das etapas do Campeonato de Acrobacias da ACRO Brasil, entre eventos e shows de aeromodelismo,pára-quedismo e acrobacias .
Entre as palestras a de maior destaque foi do Astronauta Brasileiro Cel.MARCOS PONTES. Em 30 de abril de 2.009 está programada a realização do 4ºEGAV.
Já começaram em Bauru(SP) os preparativos para a Segunda Edição do megaevento aeronáutico, EGAV/ VOA BAURU, acontecimento que atraiu as atenções de todo o país em 2.008 e neste ano será realizado no final do mês de abril e início de maio, em 2009.
Depois de estrear com grande sucesso, em abril de 2.008, os organizadores prometem aperfeiçoar ainda mais o empreendimento na segunda versão, ampliando a sua infra-estrutura e diversificando a sua programação que deve englobar também as festividades de 70 anos de aniversário do Aeroclube de Bauru, sede oficial do evento aeronáutico.
A idéia é consolidar o evento como uma das mais importantes iniciativas do segmento aéreo da América Latina, tornando o acontecimento um marco turístico anual na cidade de Bauru que, desde a década de 60, é considerada “a capital nacional do Vôo a Vela”.
Realizações independentes em anos anteriores, o EGAV (Encontro Geral de Aviação) – iniciativa com participação oficial da ANAC, focada na reciclagem dos conhecimentos em segurança aérea através de palestras, discussões e apresentações técnicas – e o VOA BAURU – evento do Grupo Cidade de Comunicação e do Aeroclube de Bauru – voltado para a promoção da cultura, lazer e entretenimento – ganharam dimensão nacional em sua primeira realização conjunta no ano de 2008. Na ocasião ocorreu um RALLY de Precisão e sagraram-se vencedores OS AVENTUREIROS DO AR - 1ºESQUADRÃO PÉ DE CANA de Araraquara(S): Cmte. Benedetti-PILOTO e Cmte.Delfino-NAVEGADOR, com a aeronave experimental Sky Ranger de fabricação Francesa, prefixo PU-BMF. Receberam os cumprimentos o o diploma de consagração das mãos do Astronauta Marcos Pontes na cerimonia de entrega de troféus, representando a ANAC, GER-4/SP.

2ª AEROFESTA de Matão(SP),SDLY 2008.

Cmte. Waldomiro Moreira,Mário Vendramine(Fotografo),Cmte. Omar Trazzi,Betty e Cmte.Delfino(Aventureiros do Ar).


Em agosto de 2.008 aconteceu em Matão (SP), no Aerodrómo Armando Natalli (SDLY) a 2ªAEROFESTA, com a inauguração oficial da 1ªFEIRA AERONÁUTICA DE AVIAÇÃO LEVE DE MATÃO. Na ocasião, além da exposição e venda de aeronaves, shows aéreos de acrobacia com o Cmte. Tike Bazaia, pára-quedismo pelo SKYDIVE IBITINGA (http://www.skydiveibitinga.com.br/ , ocorreram Palestras de Segurança de Vôo e Trafégo Aéreo na área da AFA - Academia da Força Aérea, bem como MEDICINA AEROESPACIAL, proferida pelo amigo Cmte e Dr. Avenor Montandon de Araxá(MG). Em
agosto de 2.009 acontecerá a 2ª edição da feira.

Avião Experimental dos amigos Roseira e Faisca de Itápolis(SP).

Meus amigos Roseira e Faisca, idealizaram, projetaram e construiram esse avião esperimental, e ágora fica a pergunta: Será que vai voar ?

Meu GRUMAN-AMERICAN Traveler AA-5.


Meu Gruman AA-5 Traveler,1973


Em 1.976, como IPE – Instrutor de Pilotagem Elementar, assumi a instrução no ACJ – Aéro Clube de Jaboticabal (SP), onde encontrei entre tantas revistas de aviação, um exemplar da PLANE & PILOT, edição de Nov.1973, onde em destaque apresentava um ensaio de vôo com o monomotor GRUMAN-AMERICAN TRAVELER ano 1.973, modelo AA-5 como motor Lycoming de 150 HP. Apaixonei-me na época pelas características técnicas da aeronave e prometi para mim mesmo que um dia iria comprar um.
Os anos se passaram, minha carreira como piloto tomou outros rumos e derrepente, após ter adquirido e comercializado diversos outros tipos de aeronaves, na sua maioria da família Cessna, acabei encontrando em julho de 2.008 o avião dos meus sonhos. Um Gruman Traveler AA-5, ano 1.973, novinho em folha, super conservado e voando. Fiquei encantado com a aeronave e acabei adquirindo-a. Hoje é meu avião preferido. Meu companheiro de viagens, o avião da família.

Fomos voando para o Coração do Pantanal.

Aproximação para pouso na Pousada Caburé(SSLB).
Pista de Pouso da
Caburé no por do sol, passando para operação VFR
noturno.



A Pousada Caburé (www.pousadacabure.com.br) do meu amigo Paulenir está localizada na região central do Pantanal da Nhecolândia e é privilegiada pela natureza, oferecendo aos seus visitantes paisagens com belas baías cercadas por cerrados e savanas, onde habitam centenas de animais e aves da fauna pantaneira. Para os que amam a natureza e procura tranqüilidade, a Pousada Caburé é a opção certa. Anualmente acontece ali no mês de julho, a REVOADA PANTANEIRA, onde se reúnem pilotos e aviões do pantanal e dos mais longínquos locais, num encontro entre amigos e amantes da aviação aerodesportiva. A Revoada Pantaneira é um encontro aeronáutico entre pilotos civis e militares que operam na região do Pantanal Sul-Mato-Grossense e a 1ª Revoada aconteceu em 2.006. Tendo recebido a visita de pilotos de todos os lugares do Brasil tornou-se tradição no calendário de eventos aviatórios. Entre as aeronaves participantes e visitantes estão: Aviões, ultraleves, helicópteros etc... O evento também é para aqueles que amam a natureza e são adeptos ao Ecoturismo e Turismo Aéreo.
A Pousada Caburé dispõe de uma pista de pouso homologada (SSLB) com infra-estrutura para operações VFR diurnas e noturnas.
SSLB- Fazenda São Paulino,coordenadas:
S 19° 01’ 33” – W 055º 55’ 31”. 07(560MTx20)25,Alt. 450 Ft. Cidades mais próximas com AVGAS: Aquidauana, Corumbá, Coxim e São Gabriel do Oeste. O meu 1º ESQUADRÃO PÉ DE CANA de Araraquara(SP), nasceu nessa pousada, em 2.006, durante a 1ª REVOPAN, num encontro com amigos do ESQUADRÃO PELICANO do SAR da FAB de Campo Grande-MS, o qual dá apoio e suporte técnico durante os eventos anuais.
Acontecerá em 24 a 26 de julho de 2009 a 4ª REVOADA PANTANEIRA.