sábado, 11 de julho de 2009

Anos Dourados do AÉRO CLUBE DE JABOTICABAL.

Jornalista ASSIS CHATEAUBRIAND
Esquadrilha da Fumaça com seus aviões NA T-6 nos anos 60 no Aeroporto de Jaboticabal.


Grandes Festas Aviatórias no Aeroporto promovidas pelo Aéro Clube de Jaboticabal.













Douglas DC-3 da VASP operando no aeroporto.











IVº Campeonato Brasileiro de Pára-quedismo aconteceu em 1.964 no aeroporto de Jaboticabal-SP.



















Vista Aérea Anos 60, Aéro Clube de Jaboticabal (ACJ).
























Os Anos Dourados da Aviação Civil de 40, foram o inicio de história de muitos Aero Clubes espalhados pelo nosso pais, irmanados numa nobre campanha cuja bandeira foi erguida pelo jornalista dos Diários Associados na época, Assis Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo. Nascido a 5 de outubro de 1891, em Umbuzeiro, Paraíba foi gago até os dez anos de idade. Inexplicavelmente curado, mudou-se para o Recife. A vergonha do corpo não o permitia sequer um banho de mar. Magrela, mal passava o metro e 60 de altura. A estréia no jornalismo aconteceu aos 15 anos, na Gazeta do Norte. Não demorou a suscitar polêmicas com figurões da cidade em textos ferinos. Os artigos começaram a ecoar no Rio de Janeiro e seu nome ficou ainda mais conhecido quando venceu um concurso para lecionar Direito. Em 1941 promoveu a Campanha Nacional de Aviação, com o lema "Dêem asas ao Brasil". Embora fosse um dos representantes da emergente burguesia nacional, não deixou de assumir posições favoráveis ao capital estrangeiro, tendo falecido em 04/04/1968 em São Paulo (SP). O Aéro Club de Jaboticabal-SP (ACJ) foi fundado em 1.941, durante a Campanha promovida pelo jornalista, por iniciativa de um empreendedor e futurista, Jayme de Andrade Algodoal, que dirigia o antigo Colégio Agrícola, conhecido com Patronato, depois transformado em Faculdade de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária pela UNESP. A instalação do aeródromo publico (SDJC) e o ACJ pertence a UNESP. O Aero Clube teve no passado momentos de glorias e conquistas e ao longo desse período formou centenas de pilotos, os quais na sua maioria continuam voando nos mais variados segmentos da aviação. Foi palco de grandes Festas Aviatórias que eram tradição na cidade durante o mês de julho, data de aniversário da cidade, ocasião em que conseguia reunir milhares de pessoas para assistir os shows aéreos. Serviu de ligação aérea tendo sido operado por aviões comerciais no passado. Vivi minha infância e juventude frequentando as dependencias desse Aéro Clube, quando realizei o meu 1ºvôo panorâmico de avião a bordo de um CAP-4 com motor Continental de 65 HP, o PP-HJM com o Piloto Manoel Gonzales, o conhecido Mané Kilowats, por que tinha na cidade um comercio de enrolamentos de motores elétricos. Posteriormente voei panorâmico também no outro CAP-4, o PP-HPO e nas frequentes idas ao aeroporto nos finais de semana, conheci o Cmte. Almeida, um ex-piloto comercial da extinta,antiga REAL AEROVIAS BRASIL o qual tendo sido transferido para ser agente da Coletoria Estadual de Jaboticabal, tinha como hobby fazer alguns vôos no ACJ. Muito dedicado aproveitava também os fins de semana livre para ir arborizando a via de acesso de entrada do aeroporto. Plantou inumeras árvores ao longo das duas margens dessa via, sendo que algumas grandes árvores sobreviveram até hoje. O interessante é que precisava de ajuda para molhar as jovens mudas e engenhosamente todos os fins de semana levava para voar no Piper J-3 PP-RZA do ACJ, que alugava para seus vôos locais, garotos que como eu o auxiliava nessa dificil tarefa, pois tinhamos que levar em longas idas e vindas água transportada em velhas latas, que no passado vinham com gasolina de aviação importada. Durante esse periodo dourado da minha juventude pude conviver com muitos outros pilotos que frequentavam o ACJ e com eles aprendi muita coisa relacionada com a aviação. Tive o prazer de fazer grandes e inesqueciveis vôos com esse s pioneiros que se transformaram em meus idolos e com eles convive meio a histórias que iam alimentando o meu sonho de criança, voar. Conheci os Cmte. Izidoro Nunes e Ivo Alvaro Thiezerini que moradores da visinha cidade de onte Alto-SP, vinham ao Aéro Clube quase todos finais de semana para curtir seus vôos. O Cmte. Ivo teve um Stinson Voyage e um Cessninha-140.Depois de ajudá-lo muitas vezes na lavagem e limpeza dessas aeronaves, levava-me para voar sobrevoando Monte Alto e regressando a Jaboticabal. Naquela época conheci também entre outros pilotos locais, o Cmte. João Delalibera que teve inúmeros aviões. Lembro-me do seu Cessna-140, Cessna-170, Beech Bonanza, Skylane,etc... O Aéro Clube tinha um Piper Cherokee-140 o PT-DDW com o qual o ousado piloto Beto Merenda acabou se acidentando e perdendo a vida em um rasante na visinha represa da Usina São Martinho em Pradopolis-SP. Tive a chance de ter realizado vôos nessa aeronave com o Cmte. Ovilson Carnio, o qual tinha em sociedade com seu irmão Cmte. João Monark um outro Piper Cherokee-140, o PT-CIS.O ACJ tinha um consagrado e respeitado Intrutor de Vôo, o Cmte. Ernesto Elvino Biancard, o qual posteriormente com a criação no CENEA- Centro Nacional de Engenharia Agricola na Fazenda Ipanema em Iperó-SP do CURSO DE PILOTOS AGRICOLAS, veio a ser um dos primeiros instrutores, terminando ali a sua carreira de aviador, onde veio a falecer de morte natural em seu alojamento lá instalado. Grandes momentos e grandes aventuras aconteceram ali naquele palco.Entretanto o próprio ACJ após 68 anos da sua criação e o aeródromo publico SDJC acabaram sendo abandonado pela iniciativa publica, Prefeitura Municipal de Jaboticabal-SP, que administrava o aeroporto. A falta de interesse pelo órgão publico e a gravidade da situação, fez com que a própria Prefeitura recentemente (2.009) passasse a administração total para o ACJ. #As fotos anexadas foram tiradas pelo autor do blog na época.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Estivemos no 3º AEROJEEP-FESTIVAL AÉREO de Ibitinga-SP.


Troféu do 3ºJEEP-2009 (PINICO SKYDIVE)

Cmtes: Zerbinathi,Bianchi,Delfino e Roberto Dellibera.















PQD VELHAS ÁGUIAS: Delfino e Waldir Peterlinkar.




Sábia,Mardita,Betty e Gaucho.












Gaucho entre amigos,recebendo presentes.





Gaucho e Betty.
Familia Juninho Skydive Ibitinga.
Aconteceu nos dias, 04/SAB e 05/DOM de julho de 2.009, o 3ºAEROJEEP-FESTIVAL DE AVIAÇÃO-2009 na cidade de Ibitinga-SP, anualmente promovido pelo Skydive Ibitinga (www.skydiveibitinga.com.br) dos nossos amigos pára-quedistas Juninho, Netto, Renato, Montanari e famílias, onde compareceram pára-quedistas de Goiania-GO,São Paulo-SP,Manaus-AM,Brasilia-DF,Ribeirão Preto-SP,Araraquara-SP,Rio de Janeiro-RJ,Salvador-BA, Baurú-SP,Mirassol-SP, São José do Rio Preto-SP,etc... Na sexta-feira, 03 de julho a noite aconteceu o tradicional aniversário do amigo pára-quedista GAUCHO, que todos os anos é comemorado na véspera do evento, promovido pela família Skydive Ibitinga na residência da Dona Clô, mãe do Juninho. Esse ano com muitas cervejas, esfihas nos mais variados sabores, bolos e muita alegria.
A personagem desse ano que atraiu a atenção de todos os presentes, tanto no aniversário do GAUCHO, como no decorrer do evento foi a presença do famoso e renomado pára-quedista Sábia.
Luiz Henrique Santos, conhecido de todos nós pelo carinhoso apelido de Sabiá, coleciona títulos internacionais de pára-quedismo. Registra um total de mais de 8.000 saltos e, além de defender o Brasil inúmeras vezes em campeonatos internacionais, já teve a honra de ser convidado pela equipe americana de pára-quedismo para representar os EUA em competições mundiais. Ocupa atualmente a terceira posição do ranking mundial de Skysurf. Mas o que ele realmente gosta é de uma outra modalidade deste fascinante esporte, o radicalíssimo "BASE JUMP". Ao contrário do que muita gente pensa, o BASE JUMP não é um salto praticado por irresponsáveis suicidas; é sim, uma modalidade do pára-quedismo que exige muita técnica, atenção e equipamentos especiais. Hoje é um dos mais experientes BASE jamper do mundo, conhecido por várias matérias do Fantástico, da Rede Globo, e de outros programas que já o acompanharam em algumas de suas aventuras.Incrivelmente realizou para o publico presente no aeroporto três saltos de BASE JUMP da incrível altura de 150 Mts (500FT), desde um TRIKE pilotado pelo não menos importante pára-quedista, o PEZÃO, astro de muitas aventuras com seu TRIKE e no pára-quedismo. O acontecimento deixou centenas de pessoas presentes com o coração acelerado e causou espanto para os que desconheciam as técnicas do BASE JUMP.
Na mesma ocasião aconteceu a confraternização de amigos da Aviação Aerodesportiva, que vieram com suas Aeronaves, Experimentais e Ultra-leves. Novamente a Equipe de Balonismo esteve presente e proporcionou dezenas de saltos de Balão, muito apreciado pelos pára-quedistas. Para alegria do publico havia duas aeronaves do Aero Clube de Birigui - SP para Vôos Panorâmicos.
O SKYDIVE IBITINGA ofereceu aos amigos, aviadores e pára-quedistas e seus familiares no Sábado à noite (04,Julho) um espetacular jantar free/boca livre com muita cerveja e churrasco a vontade, ao som de um conjunto musical para abrilhantar, servido num dos melhores salões de festas da cidade, com infra-estrutura para ninguém reclamar ou por defeito. Para nós que estivemos participando do 3ºAEROJEEP-2009, os três dias foram poucos e passaram tão rápidos, tal o espírito descontraído com muita alegria, diversão e contentamento. Ao despedirmos dos amigos, a ultima saudação foi “até o próximo Aerojeep”.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Visitamos o avião VISCOUNT em Araçariguama-SP


Quando o VISCOUNT ainda estava em Piracicaba-SP.

Inuguração do avião em Araçariguama-SP, 16.DEZ.2003 às 12:00hs com o Prefeito da época e autoridades.

































































































































Hoje, 09 de julho de 2.009, transitando pela Rodovia Castelo Branco com meu sobrinho Juliano que reside em São Paulo-SP e nossas famílias a caminho de São Roque-SP, onde passaríamos o Feriado no SKY MONTAIN PARK, durante a viagem conversava com ele dizendo que havia a muito tempo visto uma reportagem pela TV sobre a cidade de Araçariguama-SP localizada a 48 km de São Paulo as margens da Castelo. Na ocasião estava em destaque a inauguração de um velho avião comercial VISCOUNT transformado em cinema numa praça publica com alusão a acontecimentos históricos. Resolvemos com o aval de todos os familiares no regresso do PARK no final da tarde visitar o local. Viajando de carro pela Rodovia Castelo Branco avista-se o monumental avião sobre um dos morros acima da cidade, a qual teve sua origem em 1648 tendo sido fundada em 1698. Durante muitos anos, foi um próspero logradouro. Porém, virou apenas um ponto de passagem, quando foram abertas estradas ligando São Paulo a Sorocaba, Jundiaí e Itu. Nem o ouro descoberto lá foi suficiente para tirar o município do ostracismo. Em 1934, voltou à condição de distrito de São Roque e só readquiriu sua autonomia política em 1991. O destaque turístico é a "Mina de Ouro", uma das principais jazidas de ouro e prata de São Paulo na primeira metade do século 19, transformada hoje em Museu Histórico da cidade. Está localizada a 695 mts de altitude nas coordenadas geográficas: S 23º26'19" - W 47º03'41", possuindo uma area de 146,3 Km2. Edificada em 1648, a capela de Nossa Senhora da Penha foi o local onde Gonçalo Bicudo Chassin, deu início ao vilarejo que mais tarde se tornaria o povoado de Araçariguama. Construída em taipa de pilão, a igreja de Nossa Senhora da Penha que em 1698 foi elevada à condição de paróquia e hoje é a matriz do município, tendo sido uma das mais importantes do território então pertencente à Vila de Parnaíba.A igreja localiza-se na área central do município e nas proximidades do Morro do Voturuna, onde outrora se encontravam os principais veios auríferos de São Paulo, explorado por Affonso Sardinha já em 1590.Depois de várias reformas em suas bases, principalmente as registradas em 1772 e 1833 e a última entre 1997 e 1998, a igreja de Nossa Senhora da Penha foi vitimada por algumas transformações em sua estrutura arquitetônica, resguardando porém as características básicas do período de sua construção. No contexto da expansão territorial de São Paulo, guarda em sua existência um dos principais referenciais históricos de toda região. Alguns velhos aviões, para nossa felicidade, insistem em não morrer. A cidade teve a sorte de ter um Prefeito que descobriu um velho avião Viscount 701 e o adotou levando-o para Araçariguama/SP, transformado em uma espécie de cinema municipal. Parece que se trata daquele Viscount que estava exposto no zoológico de Piracicaba, e que esteve à venda no Mercado Livre uns tempos atrás. Pelo o que pude levantar, se trata do ex- PP-SRJ da Vasp, que voou pela BEA - British European Airways, em 1953, foi incorporado pela VASP em 1963 e desativado em 1969. Pesquisando na Internet registro de Sex Jun 12, 2009 19:01 ww.aeroentusiasta.com.br/fórum, onde segue a história desta aeronave:Vickers Viscont V.701Ac/n 015 - Fabricado em Weybrige- Inglaterra.Registrado para a Vickers Armstrongs Limited em 23.05.1952matriculado G-AMOD. Cert. de Aer. emitido em 24.06.1953.Registrado para a BEA - British European Airways em 24.03.1953 e entregue em 25.06.1953 com o nome "John Davis". Convertido para versão de "alta densidade" (60/63 assentos) entre 1960 e 1962 e colocada escada dianteira retrátil embutida.Vendido para a Vasp como PP-SRJ em 30.08.1962. Partiu de Heathrow em vôo de entrega como Vasp 702 em 26.02.1963. Vôo de entrega foi feito em conjunto com o PP-SRI (c/n 11). Retirado de serviço em 28.02.1969. Ficou estacionado em CGH – Aeroporto de Congonhas até ser doado para um Parque Infantil ou Zoológico em Piracicaba, S.P em 1974. Ficou nesta praça, deteriorando-se ao tempo até o seu destino final, escapou de ser desmontado e vendido como ferro velho e hoje está nesta cidade mencionada. Correu uma história de que a Rainha da Inglaterra e o Presidente Juscelino haviam voado nele, todavia não me consta este fato.O Presidente Juscelino até voou, e muito, de Viscount, mas nos da FAB comprados em sua gestão.Acredito que a Rainha da Inglaterra possa ter voado também de Viscount, mas não exatamente neste. TT quando retirado de serviço era de 25,039 Hrs.Starliner .Starliner – GIG/CMTE.

Entrando na cidade avista-se de longe o avião sobre o morro, e para lá nos dirigimos subindo por uma estrada sinuosa, quando chegamos à praça. Sentimos o abandono do local e do avião inerte a mercê dos vândalos que acabaram degradando o local e a própria aeronave para nossa tristeza. O cinema não existe mais, a praça está abandonada ao lado de uma velha igreja e o ambiente nos deixou triste diante das maquetes da Torre Eifel e da miniatura do 14-Bis, como o próprio fim da tarde partindo para o anoitecer. Deixamos o local já noite felizes por visitar o glamouroso avião e triste pelo abandono em que se encontra lá em cima mirando Araçariguama.