sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O mais novo TRIATHLON, PU-MSR vai ao ar em Monte Alto (SP)











Grande amigo, grande comandante, grande construtor de aeronaves. Acaba de sair da forma o mais novo CEA-306 CB-10 TRIATHLON de sua construção em nova versão melhorada. Celso Calegari acaba de lançar no ar mais uma aeronave, o PU-MSR, com motor Rotax de 04 tempos 100 HP, hélice tripá. Entre as melhorias no projeto inicial, que vem desenvolvendo em cada construção, esse teve a fuselagem alongada, afilamento do canopy e instalação de portas individuais para cada ocupante. Com essas e outras inovações aerodinâmicos, conseguiu aumentar uma gama na velocidade da aeronave.
O avião ficou lindo, com o novo estilo de pintura e detalhes de faixas, dando nova dimensão a aeronave que ele sabe tão bem construir com esmero e carinho, numa dedicação artesanal de fino trato.
Recentemente já havia visto o avião voando antes da pintura final e dos detalhes artísticos no acabamento e hoje (08.01.2010) fiquei muito feliz, ao receber essa noticia maravilhosa da finalização da aeronave, colocando-a definitivamente no ar. Pude sentir sua alegria, seu contentamento em mais essa realização pessoal. Obrigado pela fotografia em primeira mão.
Parabéns estimado amigo de longos anos, Cmte. Celso Calegari, grande construtor, grande companheiro de muitas jornadas. Desejamos-lhe sucesso em cada projeto, boa sorte e bons vôos sempre e que mantenha vivo e aquecido sempre esse ninho de TRIATHLON em Monte Alto-SP (SDMO).
Este mais recente modelo, o CEA 306 - CB. 10 TRIATHLON PU-MSR, é um ultraleve avançado, modelo acrobático de menor custo operacional existente. Sua velocidade de cruzeiro é de 125 mph, permite vôos de longa distância. É fabricado sobre encomenda e personalizado de acordo com o gosto do interessado. É um avião monomotor triciclo, asa baixa, pesa 350 KG, e tem capacidade para duas pessoas lado a lado. Cruza 200 Km/h equipado com mum motor ROTAX 912, gastando 15 litros de combustível por hora. De fácil operação e baixo peso, devido aos materiais usados em sua fabricação, pousa e decola em qualquer tipo e tamanho de pista, além de ser uma grande diversão. Fabricado em serie pela SKY FLYERS AVIAÇÃO AERODESPORTIVA do Cmte. Celso Calegari no interior do Estado de São Paulo, localizada no Aeródromo Municipal de Monte Alto (SDMO: S 21º 15’ 39” - W 048º 31’ 45” ). Telefone: (016) 9708-0498 Cel. e (016) 3242-1104.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Visitando NY, a BIG APPLE e lá em NY o porta-aviões INTREPID, JAN 1990.






Na Florida-USA, antes de ir para N.YORK





































































































































Janeiro de 1.990.Estávamos a cerca de 15 dias fazendo um tour de carro com amigos pela Florida-USA, desde o Golfo do México, até a divisa com a Geórgia, quando de volta a Orlando-FL resolvemos voar direto para Nova York, para conhecer a BIG APPLE. Havíamos passado o Reveillon juntos em NAPLES na Florida, cidade de origem italiana.
Alguém em Orlando-FL nos disse que o ideal era nos instalarmos no centro da grande metrópole Nova York, o Centro do Mundo, onde tudo se tornaria mais fácil para visitar a cidade e seus pontos turísticos. Disse-nos, que a melhor maneira de conhecer Nova York seria caminhando, de metrô, de táxi, mesmo no inverno. Em um vôo quase que solitário em um avião de carreira praticamente vazio, partimos a caminho da Estatua da Liberdade as margens do Rio Hudsson.
Seguindo o celebre conselho americano, nos instalamos em um hotel classe média no centro da cidade, de onde pudemos partir praticamente a pé, caminhando, para a maioria dos passeios. Os mais longes compramos vagas em agências especializadas em Tours pela cidade, ou de táxis, usando o metrô..
Além de conhecer a Estatua da Liberdade, símbolo histórico de N.Y, estava em nossos planos, fazer compras nas lojas chiques da 5ª avenida e conhecer as famosas Torres Gêmeas, o Central Parque, Manhattan com o Edifício Empire States construído em 1.931 com 102 andares, onde durante a 2ª WAR um bombardeiro B-25 desorientado chocou-se num dos seus andares. Até então o mais alto do mundo naquela época e onde a gente pode subir até o seu observatório para apreciar as belezas da cidade, A Catedral St. Patrick, entre a 50th e a 51st streets localizada na 5ª Avenida. É a maior catedral dos Estados Unidos, onde se casou o ex-presidente Kenedy com Jacqueline, o hotel mais antigos e charmoso e requintado, O The Waldorf Astoria na 301 Park Avenue central, bem como fazer um lindo passeio de barco pelo famoso Rio Hudson.
Nos meus planos particular estava a vontade de visitar o MUSEU SEA-AIR-SPACE onde se encontra o Porta Aviões INTREPID, mas a grande maioria dos amigos de passeios se recusaram ir, pois não tinham interesses em ver aviões.Visitamos tudo, mas não deixei de matar a minha vontade de conhecer o histórico Porta Aviões da 2ª Guerra Mundial, O INTREPID e lá estivemos no SEA-AIR-SPACE. Não é mole subir 345 degraus até a cabeça da Estatua da Liberdade depois de atravessar de balsa desde Battery Park até a Liberty Island, onde fica a estatua. Precisa ter muito fôlego. A Betty e nossa amiga Mônica Gouvêa não encararam a façanha da subida no interior da estatua, mas eu não desisti e subi. Elas e o amigo Walter Baldan foram comigo até o MUSEU INTREPID. Em troca tive que sacrificar a Betty e acompanharmos a amiga Mônica no outro dia, em um passeio pelo METROPOLITAN MUSEU DE ARTE. Visitamos também o curioso Bairro China Town, onde fiquei louco de vontade de comer um Pato de Pequim e não me deixaram, apesar de ser um prato tipico dos restaurantes chineses dali e estarem pendurados por todos os lados. Partimos para o LITTLE ITALY de nossas origens, localizado em uma única rua com esse nome, onde tivemos um almoço com vinhos. Estivemos também na Broadway e no Brooklyn, onde não fomos bem recebido.
Visitar o INTREPID foi o máximo e oque mais queria realmente.

A HISTORIA DO INTREPID

USS INTREPID (CV-11) foi lançado ao mar em 26 de abril de 1.943, tendo participado ativamente da 2ª Guerra Mundial, da qual sobreviveu. Tendo sido atingido por dois aviões japonês suicida KAMIKAZE em 25 de novembro de 1944, conseguiu manter-se firme. Foi vendido como sucata em 01 de junho de 1958. Ele foi construído no estaleiro NEWPORT NEWS SHIPBUILDING na Virgínia - USA. Sua classe é a Classe Essex. Tem 08 caldeiras, acopladas a 4 turbinas a vapor “Westinghouse” de 150.000 cavalos de força. Seu comprimento é de: 872 pés (265,7 metros), com boca/largura de 147 pés (44,8 metros). Seu calado/altura tem 30,8 pés (10,4 metros). Com isso ele conseguia um deslocamento de 36.380 toneladas a uma velocidade de 33 nós, transportando no convés e nos porões/hangares de 90 a 100 aviões.
Quando operacional, no teatro de guerra, sua tripulação era composta de 3.448 homens. Como armamento para sua proteção tinha 4 torres duplas e 04 torres simples de canhões de 5 polegadas calibre 38, 04 torres quádruplas de canhões de 40 mm calibre 56 e 46 torres simples de canhões de 20 mm calibre 78.
O USS INTREPID é uma parte importante da história da América no mar, no ar e no espaço. O papel do INTREPID nesta história abrange duas grandes guerras, o programa espacial, e salvamento e os esforços de recuperação no dia seguinte dos atentados de 11 de setembro de 2001. Suas histórias são, em última instância histórias de inovação tecnológica na época e da realização humana em circunstâncias extraordinárias.
Quando visitei o INTREPID senti uma grande emoção e ao passear pelo labirinto do seu interior, pude sentir uma forte vibração. Foi como se estivesse voltando no tempo, vivendo aqueles momentos de angustia e luta que seus tripulantes sentiram durante as batalhas. Pensei no nosso porta-aviões brasileiro da nossa Marinha “O MINAS GERAIS” que não conhecia, mas logo descobri que o INTREPID estava vivo ali e era mais superior em tudo. Pude aprender quase tudo sobre as aeronaves que voaram da sua plataforma (pista) e a superioridade tecnológica da época que deu suporte a vida no mar de uma comunidade de mais de 3.000 americanos, que ali serviram sua pátria. O ambiente é tão forte, cheio de forças que você quase que sente a presença da tripulação, pois acaba ingressando na sua história e nos seus feitos. Como muitas vidas ali estiveram o mar e no ar é de uma espiritualidade muito grande o ambiente e você penetra na história do povo que trabalhou e viveu ali.
Fiquei sabendo posteriormente, que ele conseguiu se deslocar com muito sacrificio dali, depois de muitos anos ancorado, indo para uma recuperação e reforma e a sua nova grande reabertura ao publico visitante aconteceu em novembro de 2.008.