sábado, 23 de janeiro de 2010

Diário de Viagens:Visitando o CLUBE AÉREO DE SANTIAGO, no aeródromo Tobalaba,Santiago-Chile 08.01.89








































































































Tanto nas férias de julho, como nas férias de fim de ano, aproveitávamos para viajar com amigos e muitas vezes sozinhos, quando o nosso roteiro de viagem não era interessante para eles. Nosso grupo de amigos foi se formando em amizades que fizemos ao longo de viagens, os quais residiam aqui no Brasil, tanto em São Paulo-SP como Araraquara-SP e Matão-SP, mas que só acabamos conhecendo por coincidência do acaso, durante nossas viagens de aventuras. Muitos já se foram pelo tempo, mas deixaram grandes saudades em nós, pela agradável companhia e pelos maravilhosos momentos em que passamos juntos se aventurando pela America do Sul, Europa e Estados Unidos, em tempos de vacas gordas.
Estivemos entre tantos lugares, visitando o Chile baseados na capital Santiago, onde estivemos hospedados na época no magnifico Hotel Galerias. Em 08 de janeiro de 1.989, deixamos os amigos que tinham outros planos de visitas e partimos para conhecer o tão famoso CLUBE AÉREO DE SANTIAGO, localizado no Aeródromo Eulogio Sánchez Errazuriz, conhecido também como AERODROMO TOBALABA. Fato curioso é que esse aeródromo, quando ali estivemos, vim a saber, que foi construído a partir de Los Cerrillos como no campo de aviação em 1.954, data do meu nascimento, fundado por Eulogio Sánchez Errázuriz, o qual deixou um legado importante para a aviação chilena, como aeródromo privado. Entretanto o Clube Aéreo de Santiago havia nascido em 05 de maio de 1928, como CLUB AEREO DE CHILE. Apenas as vias de acesso, pistas de táxi, pista de pouso, área de reabastecimento de combustíveis e a estação de embarque são as únicas partes da sua infra-estrutura disponível para o uso público das aeronaves em trânsito, que estão fora do clube e do aeródromo. Há, porém, uma linha de estacionamento exclusivo para os aviões privados e de outros clubes parceiros e companhia aérea que está visitando. Dois terços das terras pertencem ao Clube de Aviação de Santiago e um terço ao Clube Aéreo dos Carabineros do Chile. Ali tudo é muito organizado, mas a simplicidade dos chilenos é invejável, pois foram muito receptivos quando ali estivemos. O Clube Aéreo de Santiago é uma corporação privada sem fins lucrativos, cuja missão é promover a aviação civil no país, fornecendo os pilotos de reserva através de sua formação e cursos de reciclagem. Após termos nos identificados, não souberam o que fazer para tornar aquele momento da nossa presença no Clube, agradável em todos os sentidos. Havia um instrutor de vôo, Cmte.René Rabinovich Leibovich, membro do quadro de instrutores voluntários, o qual não mediu esforços para nos acompanhar e mostrar em detalhes todo o aeródromo, a frota de aeronaves do clube e toda a infra-estrutura do local, de onde saímos encantados com a esmerada organização e coleguismo existente, naquele ambiente de homens amantes da aviação.
Ao deixarmos o aeródromo no por do sol, aproveitamos para ir ao Shopping APUMANQUE tomar todas que tinhamos direito.
Em recente pesquisa descobri que hoje o Clube Aéreo tem a seguinte frota de aeronaves disponível para vôos de seus associados:
Na área básica e media: 10 Piper Tomahawk, 04 Cessna-152, 01 Piper PA-18,01 Varga Kachina,05 Cessna-172,02 Piper Cherokee-180,04 Piper Archer 181,02 Piper Arrow,02 Mooney M2OJ,02 Beechcraft Mentor T-34,02 Cessna 182RG.
Na área superior: 01 Piper Saratoga,01 Piper Bimotor Sêneca II,01 Pitts S-2ª para acrobacia, 01 Pitt S-2S para acrobacia.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ensaio: A amizade e a inveja.


Pediram para que eu escrever sobre esse tema tão polêmico e eu tentei:Amigos você acaba fazendo por todos os lados. Mas se você é uma pessoa simples e inteligente, desinteressada, humilde, acaba conquistando nesse universo de amizades naturais, verdadeiros amigos(as), os quais tornam parte integrante da sua vida, partilhando as suas atitudes em relação às necessidades daqueles que estão diante de nós, agindo sem egoísmo, deixando de pensar exclusivamente nos nossos interesses, pois não importa se você é alguém de destaque. Importa se você sabe algo fazer… O mundo inteiro está cheio de pessoas que precisa da gente, dos nossos atos de sabedoria e de intensa amizade desinteressada e assim agindo sempre que pudermos ele(a) passa a ser seu melhor amigo(a), maior confidente. Partilhar uma amizade verdadeira, como verdadeiros cristãos, apenas preocupado em repartir, com os mais necessitados a nossa alegria, acabamos vivendo para os amigos(as) estando ao seu(s) lado(s) em qualquer hora, em qualquer circuntância, sem interesse algum no que esse amigo(a) tem. A amizade é uma das coisas mais belas conquistadas na vida do ser humano, mas quando existe uma verdadeira amizade a luz dos olhos de outras pessoas, surge o perigo da inveja alheia, que como elemento intruso acaba penetrando nesse meio, fazendo com que aquela verdadeira amizade, as vezes de longos anos, acabe desmoronando na desconfiança da mentira criada pelo impostor(a) que conseguiu lançar seu veneno calunioso. Para ser verdadeiro(a) amigo(a) a amizade entre essas pessoas tem que ser forte e alicerçada na confiança e não na traição. A inveja é um forte indício da fraca evolução moral das pessoas.
Exemplo disso é a CORUJA, ave símbolo da sabedoria criada pela influência da mitologia grega, tanto que Atena, deusa da guerra e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Os gregos consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna de olhos grandes, acabou representando essa busca pelo saber. Sendo inteligente e desinteressada em construir seu castelo, pois reconhece que nada disso conseguirá preservar para sempre, acaba convivendo na sua maioria amigavelmente no chão. Constituindo seu lar no mesmo buraco com o Tatú em harmoniosa amizade. Mas a invejosa e traiçoeira Cobra acaba aparecendo, para destruir aquela amizade.
É assim também em nossas vidas. Alguém, como verdadeira víbora acaba tendo inveja da tão grande amizade e coleguismo que construimos e acaba soprando nos ouvidos de um(a) desses(as) amigos(as) alguma calunia. Dai se não fomos fortes e não acreditarmos no que disseram a respeito de um(a) ou de outro(a) a amizade acaba e a casa vai água abaixo, esfriando o relacionamento entre amigos anteriormente existente. A falsidade e a mentira caminham juntas. As vezes, bem escondida no fundo do ser, a inveja, a incompetência é o núcleo gerador da destruição de grandes amigos(as) que não foram totalmente fortes para superar a situação caluniosa e na maioria das vezes sem prova alguma. O invejoso está mais preocupado com a vida alheia do que com a sua. Ao invés de tentar progredir, em crescer tanto materialmente, quanto espiritualmente, ele prefere ficar sofrendo quando vê o sucesso dos outros e sem se conformar, acaba levando a calunia para a destruição de uma grande amizade. Entre verdadeiros amigos, nenhuma das mentes pode estar doentia e torpe, aceitando dados e informações caluniosas que denigrem a imagem de um ou do outro. A falsidade e a mentira é algo terrível, que não pode ser concebida quando foi conquistada a confiança, que deve ser a realidade eterna, deixando de lado os dardos de veneno, capazes de promover a desunião entre amigos sinceros e verdadeiro. Para isso temos que ser fortes e quando isso acontecer na nossa amizade, devemos ser verdadeiros amigos como sempre formos e ter a coragem de conversar abertamente sobre algo que nos foi dito caluniosamente, antes de tomarmos o caminho errado, esfriando o bonito relacionamento de amizade que tínhamos, deixando de agir como antes agíamos, para distanciar no tempo e no espaço ferido das nossas vidas, sem explicação. A amizade sincera, não se destroi apenas em uma calunia, num disse disse de invejoso(s) inimigos(as).