sábado, 6 de fevereiro de 2010

Travessia LAGOS ANDINOS,Argentina-Chile,JAN.1988

























































































































































Nos anos 70 e 80 não existia a ABUL e esses amigos aviadores maravilhosos cheio de aventuras de hoje, mas tínhamos um grupo de amigos, com os quais viajávamos em todas as férias de Julho e nos finais de ano, passando inúmeros Réveillon juntos. Buenos Ayres, na Argentina, foi durante algum tempo roteiro de muitas viagens, já que um dos amigos possuía uma casa lá e sempre forçava o grupo a acompanhá-lo. Alguns desses amigos partiram para sempre, mas permanecem vivos "in memorian", pelos bons momentos que curtimos juntos. Partindo de Buenos Ayres, estivemos por duas vezes (1988 e 1989) em BARILOCHE (San Carlos de Bariloche) na Argentina, onde passamos um dos nossos Réveillons, o de 1989. Por ocasião da estada ali em 1.988, descobrimos uma viagem fantástica, um verdadeiro cruzeiro internacional pelos famosos Lagos Andinos. Viagem essa cheia de aventuras que se iniciava em Bariloche nas primeiras horas do dia e no entardecer, quase noite, chegava-se a Puerto Montt do outro lado, já no Chile. Após alguns dias de passeio e explorações por Puerto Montt, banhado pelo Oceano Pacifico, embarcamos em luxuoso ônibus para uma viagem rodoviária até a capital do Chile, cidade de Santiago, passando por lindos lugares de paisagens maravilhosas em uma terra cheia de plantações de pêssegos (durazno). Após uma boa estadia de alguns dias visitando Santiago, voamos de lá de volta direto para o Brasil.
A viagem inicia-se, partindo do porto em Bariloche, no Lago Nahuel Huapi que se destaca fazendo parte da cidade onde a gente estranha por escurecer muito tarde. A navegação vai até o Porto Pahuelo e dali até o Porto Blest, onde ocorre o desembarque e de ônibus atravessa-se lindos bosques até chegar no próximo lago, onde todos embarcam de novo para fazer a travessia no novo lago. Do Porto Blest passando pelo Porto Alegre até o Porto Frias, onde ocorre novo desembarque para a travessia por terra de bosques e matas naturais até o próximo lago. Do Porto Frias de ônibus lotado de turistas que acabaram de desembarcar, chega-se em pleno bosque e montanhas em Peulla. Ali existe um grande hotel de veraneio, inclusive com pista de pouso e onde ocorre o almoço de todos. Após o merecido descanso e suculenta refeição a base de vinhos, carne de cervos e trutas, acontece novamente embarque no Porto de Peulla, para a travessia do Lago de Todos Os Santos até o Porto Petrohué, de onde avista-se o lindo e famoso Vulcão extinto OSORNO com 2.652 metros de altura. O trajeto de Petrohué é feito em embarcações, passando-se pelos saltos de petrohu chegando a Enseada. O final do percurso de Enseada até Puerto Varas é feito ladeando o Lago Llanquihue, completando de ônibus a viagem até Puerto Montt, no Chile.Recomendamos aos que desejarem fazer uma linda viagem, cheia de aventuras não deixem de fazer esse cruzeiro, hoje muito divulgado internacionalmente, virou roteiro em viagens dessa natureza. Agências de viagens vendem pacotes com saídas inclusive do Brasil,denominado LAGOS ANDINOS.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Today is my Day,JAN31,2010.











A vida é algo interessante. Ela passa muito rápido. Existe duas maneiras de se viver a vida. Você passa por ela ou ela passa por você. Hoje tenho a felicidade de Deus ter me proporcionado completar 56 janeiros na minha vida cheio de alegrias e grandes realizações pessoais. O garoto que nasceu gostando de aviação, amando os aviões e apreciando as boas coisas da vida, derrepente depara com um dia especial na sua vida. Esse dia é o dia da comemoração do seu aniversário, a dádiva da vida e isso aconteceu hoje 31 de Janeiro de 2.010.
O interessante nisso tudo são as amizades que conquistamos nos mais diversos e longínquos lugares, verdadeiro tesouro para quem as tem. Mesmo querendo passar incognamente por essa data tão especial, os amigos descobrem e não deixam de mandar suas mensagens, ligar para os cumprimentos e comigo não foi diferente. Além dos familiares que estão ao nosso lado, os amigos distantes aparecem de uma forma ou de outra, para lembrar a data festiva. Esse ano em especial, passei o meu aniversário em dupla comemoração: ao lado da minha sobrinha Paula que faz aniversário no mesmo dia, na sua residência e na casa da minha irmã Margareth em Jaboticabal-SP. Coisa muito difícil, mas conseguimos reunir as famílias e os amigos, em tremendos churrascos.
Pelo Fórum do site da ABUL, nossa Associação Brasileira de Ultraleves (www.abul.com.br) recebi inúmeras mensagens dos amigos aviadores. A grande maioria me ligou pessoalmente e outros mandaram e-mails particulares com os cumprimentos.
Agradeço a lembrança dos meus grandes amigos, pelos meus 56 janeiros. Obrigado a todos pelas mensagens, pelos telefonemas e pelos e-mails. Quem tem amigos, tem um Tesouro e eu me sinto rico por isso. Compartilho com todos essa alegria e felicidade. Vocês moram no meu coração. Abraços, com saudades de todos e até um próximo encontro. Delfino