terça-feira, 9 de março de 2010

ARUANÃ, um barco em Planura – MG.































































































































































Dez amigos que curtem como hobby a pesca reuniram-se e compraram um grande barco com todo o conforto possível. Uma verdadeira residência flutuante, com as mordomias de cozinha, sala, banheiros, TV, duas alas de quartos com ar condicionado, sendo um feminino e outro masculino, deck solar, píer para pesca em amplos espaços para receber dezenas de pessoas com churrasqueira. Escolheram o Porto Cana Brava no município de Planura - MG próximo a Barragem da Usina de Porto Colômbia. Usina hidrelétrica de baixa queda são raras no Brasil e Porto Colômbia é a única instalação desse tipo no grande Sistema FURNAS. A sua construção foi iniciada em março de 1.970 e sua operação comercial foi iniciada em junho de 1973, está localizada entre os municípios de Planura - MG e GUAÍRA-SP, formando um imenso lago de 143 Km2 no Rio Grande que além do fornecimento de energia elétrica a presença da usina na região conquistou planos de preservação ambiental, social e cultural. O turismo de pesca que cresceu abundantemente naquela região graças ao reservatório, que se tornou útil para a utilização de irrigação de lavouras de grãos e o desenvolvimento recente da cana de açúcar, proporcionando benefícios aos municípios com a compensação financeira paga por Porto Colômbia que é operada pela concessionária FURNAS Centrais Elétricas S/A.
O local é muito bonito e o acesso até o barco que fica ancorado próximo ao Porto Cana Brava é feito de canoa. Cana Brava é um dos pontos de apoio aos pescadores da região e visitantes, com toda estrutura para alojamento em terra ou em casas flutuantes, manutenção de barcos, fornecimento de facilidades logísticas como iscas, refeições, serviço de bar e restaurante. A Usina de Porto Colômbia é uma do conglomerado das treze usinas hidrelétricas do rio Grande, antes do encontro com o rio Paranaíba no bico do Triangulo Mineiro.
Os amigos KAEL e JOSÉ ROBERTO (apelidado de Rolinha) possuem uma cota desse barco e fazem parte do Rotary em Barretos-SP, juntamente com os amigos rotarianos NILSON & Claudia, os quais nos convidaram para passar com eles e outros amigos, um fim de semana diferente, no Barco Aruanã.
Na sexta-feira (26FEV2010) dormimos na casa do Nilson&Claudia em Barretos e no sábado logo pela manhã fomos de carro para Planura - MG, para curtir o Sábado e Domingo (27,28FEV2010) com eles no Aruanã. A ultima cidade do Estado de São Paulo, antes de atravessar o Rio Grande para Planura - MG é a cidade de Colômbia-SP às margens do rio, onde está localizada entre inúmeras pousadas,a 10KM em acesso por terra, a famosa Estância Sombra da Mata com atualmente 22 apartamentos (
www.sombradamata.com.br), tel. (034) 3459-0809, inaugurada em 1998 com área social e de lazer, recebendo pescadores profissionais ou não, possuindo na sua estrutura hoteleira dez barcos com motores para aluguel, para passeios ou pescaria, onde entre outros peixes são fisgados dourados, pintados, corvinas, tucunarés.
Foram maravilhosos os dois dias que passamos no barco com os amigos na maior mordomia possível. Muito churrasco, muita comida, muitas cervas geladas, muita prosa, bons papos. É lindo o anoitecer e o amanhecer a bordo, mesmo com a fina chuva que nos brindou a madrugada do domingo. Estamos programando para breve uma nova estada no Aruanã, quando pretendemos convidar o Cmte. William com seu avião anfíbio Lake Renegade-260. Enfim, amamos e adoramos a estada com os amigos no barco Aruanã. No dia 03. MAR.2010 estava voando próximo dali e resolvi sobrevoar o barco para fazer algumas fotos aéreas e plotar as coordenadas geográficas no GPS (S 20º 08' 14" - W 048º 35' 91') para posteriormente ficar mais fácil localizar a embarcação e para facilitar o Cmte. William Teles, caso aceitar vir no seu LAKE RENEGADE.