quarta-feira, 28 de abril de 2010

Splash-In at Fantasy of Flight on Lake Agnes, Lakeland-FL / USA





























































































































Quinta-feira 15/ABRIL, Lakeland-FL, o dia amanheceu com os primeiros raios de sol prometendo um lindo dia. Estava no nosso programa visitar o tão esperado Encontro de aeronaves anfíbias SPLASH-in SEAPLANE FLY-By e SPLASH-In Seaplane Competition, que aconteceria no FANTASY of FLIGHT no bonito Lake Agnes, próximo a feira Sun’n Fun-2010. Saímos do Hotel Howard Johson na International Drive,6603 em Orlando-FL onde estávamos hospedados e partimos de carro com destino a Lakeland, onde passamos um dia maravilho entre os pilotos e as aeronaves anfíbias antigas e modernas.
Os americanos e Canadenses curtem bastante a aviação anfíbia e fazem dela seu meio de transporte com a maior tranqüilidade e segurança, operando os mais variados e incríveis modelos de aviões, desde antigos exemplares a modernos turboelices. Haviam muitos pilotos acampados ao lado de seus aviões na área de camping (
www.sun-n-fun.org) e a movimentação de vôos no lago era intensa e coordenada. O publico não foi impedido de circular entre as aeronaves que livremente abrilhantavam o evento. Foi uma experiência fora do comum para nós que estamos acostumados a ver um ou dois anfíbios aqui no Brasil, onde a vocação por essas aeronaves de dupla utilidade é muito pequena, ainda mesmo nas áreas da Amazônia. O Cmte. William Teles, meu grande amigo, proprietário de um LAKE RENEGADE 250 aqui no Brasil, filiado a SEAPLANE PILOTS ASSOCIATION-USA e um dos poucos operadores e amante do vôo aeroanfibio, foi meu companheiro nessa aventura pelo Lago Agnes.
Foi um dia inesquecível a convivência com essa nova modalidade de vôo tão técnico e com uma estrutura organizacional invejável. Botes de suporte e grandes barcos resgate com mergulhadores profissionais estiveram ali posicionados o dia todo, para qualquer emergência na água. Toda coordenação de vôo via fonia estava a cargo de uma equipe muito bem treinada, que proporcionava a operação ininterrupta de pousos e decolagens simultâneas na água, bem como o vôo de formação sobre o grande lago. Para nós o dia foi muito pequeno e passou muito rápido, com o lindo por do sol que encerrou as atividades irradiando seus últimos raios de luz, brilhando as silhuetas das inúmeras aeronaves estacionadas no lago e na aérea de camping do Lake Agnes, enquanto felizes e realizados íamos embora.