sexta-feira, 14 de maio de 2010

JABOTICABAL DOS MEUS SONHOS...











Nasci e vivi em Jaboticabal-SP, cidade interiorana a 310 Km da capital até 1.972, quando parti para o mundo da aviação. Cidade de muitos títulos conquistados, CIDADE DAS ROSAS, ATHENAS PAULISTA, CIDADE DA MUSICA, de lindas mulheres e grandes homens de paletó e chapéu que brilharam no seu tempo. Vivi ali os áureos ANOS DOURADOS da minha adolescência e da minha juventude. Recordo-me dos fins de semana que com os amigos íamos para a Praça da Matriz, onde o coreto estava sempre animado após a missa na Catedral, com as meninas passeando de mãos ou braços dados, circulando ao redor da Fonte Luminosa ao som de musicas românticas e contagiantes cheias de amor. Acompanhando a dança das águas coloridas que saiam dos chafarizes encantando com seus bailados ao sabor do vento o pôr do sol invadindo a noite dos coqueiros e frondosas arvores pelos jardins semi-iluminados com tímidas lâmpadas. Escondendo dezenas de bancos de cimento, onde após nossas conquistas íamos sentar e conversar com as meninas puras. Pegar na mão era uma façanha, um beijo então era uma ousada aventura. Algumas mais livres desses encantos passeavam pelas sinuosas calçadas que pareciam mosaicos de pedras do grande jardim, na maior pureza e simplicidade. Algumas vinham dos sítios e fazendas, outras da cidade, onde todos nós éramos iguais naqueles anos 60 da nossa bonita juventude e da Jovem Guarda com musicas encantadoras a todos os corações.
Bons tempos àqueles que não voltam mais. Das matines de domingo nos cinemas Politheama e Municipal com películas de 16 milímetros em rolos com interrupção para uma boa pipoca, amendoim, paçoquinha, guaraná, balas paulistinha e chita. Tempos dos verdadeiros seriados que empolgava a todos e nos anos 70 com a inauguração do Cine Rivoli com filmes épicos inesquecíveis como Mary Poppins e outros.
Meus pais eram dos anos 50 e freqüentavam o Café Piemonte, o Bar do Perillo, a Sorveteria Íris, o Progredior dos Travaines, a Petisqueira, a Biondina, o Bar do Zé Japonês, a padaria Valenti e a Luso Brasileira, o Armentanno. Saudades do Bar do Agostinho que servia 24 horas o mais tradicional sanduíche de Bauru da cidade, do Atlético, do Clube Jaboticabal, da Mascagnni, do Lafranchi e tantos outros locais que hoje já não existem mais na cidade. Eles me falavam de um Cine Paratodos onde se conheceram e até chegaram a me mostrar onde ficava, mas a cidade acanhada como todas foram crescendo e se transformou para acompanhar o progresso das novas gerações em tempo moderno, onde a correria da vida, as batalhas do cotidiano, a luta do emprego e as novas conquistas deixaram o sabor simples da vida calma e tranqüila para enfrentar a agitação. O conjunto Os Bolsistas brilhavam com suas musicas da época e ainda continuam vivos no meu pensamento.Nas noites de sábado e domingo além das sessões de cinema, tudo terminava numa gostosa brincadeira dançante ao som de longplays, os bolachões de vinil girando nas terríveis sonatas em algum lar escolhido entre os amigos e amigas, com consentimento da família, onde embalados nos sons da juventude daquela época experimentei os primeiros goles e aprendi a apreciar Cuba-Libre (coca-cola com rum merino), Hyfi (vodka com fanta) e outras bebidas menos complicadas que as de hoje. Não se falava em cerveja ou vinho, isso era coisa de fim de ano, no Natal e no reveillon para os adultos. Tempo de ingênuas aventuras, das realizações, das boas amizades da meninice que a vida pela conquista individual de cada um acabou separando. A viva lembrança desses áureos momentos vividos na CIDADE DAS ROSAS será eterna para todos que viveram esses momentos, onde plantávamos sonhos, realizávamos desejos, mas reunir novamente a turma isso será impossível realmente. Assim ficam apenas as boas lembranças de um passado recente que não volta jamais.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Cmte. WALDOMIRO MOREIRA, "O HOMEM DAS RESINAS"





























Tenho uma grande estima por todos os meus amigos, pois quem tem um Amigo tem um Tesouro. Afinal fui abençoado por Deus, posso dizer que tenho um baú de ouro de amizades. Cada amigo tem uma peculiaridade especial e todos, sem menor margem de duvida tem seu valor. Entre essa dezena, centena e milhar deles, hoje vou comentar sobre um. Um homem de fibra, o "HOMEM DAS RESINAS", o meu amigão Cmte. Waldomiro Moreira, bastante conhecido e querido na nossa grande família ABUL (www.abul.com.br). Um verdadeiro companheiro de pequenas e longas navegações, um amigo, um parceiro de sonhos, um Gentleman, que me ensinou um pouco sobre resinas Termofixas e Termoplásticas, etc.
A maior sumidade em Resinas Epóxi, com que aprendi algumas coisinhas básicas sobre o assunto, pois ele integra um seleto grupo de profissionais altamente gabaritados e conceituados, que oferece treinamento não só no Brasil, como no exterior. Waldomiro um poliglota de grande convivência internacional não é só um técnico e sim um especialista na área que domina com grande desenvoltura, ampliando a cada dia mais o seu conhecimento. Leva aos interessados toda sua bagagem sem fazer mistérios, dando um constante acompanhamento aos clientes e supervisão, direcionado a resolver todo e qualquer assunto relativo ao mundo das resinas. Mundo esse que ele domina muito bem graças aos seus estudos. Seu lema é oferecer produtos diferenciados e constante acompanhamento tecnológico avançado. O Cmte. Waldomiro Moreira é detentor a licença de CPR – Certificado de Piloto de Recreio e tendo adquirido um kit da aeronave CH-750 STOLL da AIRFOX do nosso amigo BETO, que representa essa aeronave no Brasil, resolveu ampliar seus horizontes ingressando na Escola de Pilotagem do Aéro Clube de Jundiaí-SP, onde está concluindo o curso pratico de vôo para obtenção da Licença PPA – Piloto Privado de Avião. Orgulhosamente em breve estará voando com a sua nova aeronave PU-MSW, por ele batizada carinhosamente de “CHERRY RED”. Espero fazer com ele longos vôos para o Pantanal, nesse maravilhoso avião stoll de característica pouso e decolagens curtas, o qual está sendo montado em Franca-SP na AEROALCOOL em parceria com a AIRFOX (http://www.airfox.com.br/) para se juntar a outras garças voadoras.
No STOL CH 750, o projetista Chris Heintz inseriu as vantagens de uma aeronave real com características de ultraleve para operações de pouso e decolagens em curtos espaços. A aeronave possui slats fixos no bordo de ataque para geração de alta sustentação, flaperons (combinação de flaps + ailerons) em toda a extensão das asas, controle total de leme para operação em baixas velocidades e a durável construção em metal. O STOL CH 750 é a evolução de um projeto consagrado. Baseado no seu antecessor o STOL CH 701, com recorde de mais de 20 anos sem acidentes, incorpora todas as características de uma aeronave para pousos e decolagens curtas, uma cabine mais espaçosa e com grande capacidade de carga.
É a aeronave ideal para vôos de trabalho, recreio e lazer.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

MACHADINHO o ornitólogo cervejárico.














MACHADINHO, “HOMINHO SEM QUALIDADE NENHUMA” como gosta de ser chamado, entre outras sem qualidades alguma, é um grande preservador da fauna cervejariana brasileira. Um verdadeiro ornitólogo cervejárico, que se dedica aos fins de semana, quando não está viajando, das suas Aves Latas raras, distribuídas nos jardins da sua casa, onde gaiolas de portas abertas ganham espaço entre coqueiros ornamentais, distinguindo uma das outras em condições de peculiaridades, classificando-as por espécie, gênero e famílias. Os beija-flores se divertem tomando suco de cevada em bebedouros preparados para esse fim.
Quando sai para viajar, não deixa de levar consigo uma caixa devidamente preparada com as suas raras SKOLs,variedade AG–Agudos, mais resistentes ao intenso frio de 4ºC que não podem ficar no jardim, por questão de segurança e preservação da espécie que está caminhando para a extinção. Procura distribuir gratuitamente aos amigos algumas Aves Latas provenientes do seu criadouro, para que a espécie tenha continuidade no nosso meio. Estudioso do assunto e catedratico profundamente doutorado em cervejaria nacional e internacional, não admite que outros pássaros cervejários permaneçam juntos aos seus, para evitar contaminação de influencias determinantes de pureza e qualidade.
No calor intenso não deixa de fazer um churrascão para os amigos, aproveitando para mostrar seu viveiro, mas no frio parte para uma suculenta feijoada, regada a um conhaquinho ou uma caipirinha mineira, sempre apresentando aos presentes as suas Aves Latas raras AG, espécie para a qual conseguiu da AMBEV autorização de abate.Sempre que possível, quando viajo, procuro capturar algumas Aves Latas diferente, de outras regiões para seu criadouro, mas ele um hominho conservador e naturalista insiste em manter sua linhagem SKOOLdiana AG. Da teoria à pratica, aplicando métodos naturalistas, adotou como ponto de partida questões relativas à nomenclatura de patente binária AG registrada das espécies classificadas, estudando profundamente os exemplares conservados em seu jardim viveiro, guardado a sete chaves e onde só entra amigos convidados seu, seja para um churrasco ou uma feijoada.

domingo, 9 de maio de 2010

FELIZ DIA DAS MÃES.


As mães que já partiram deixam saudades. Saudades dos seus beijos, dos seus abraços, do seu carinho incondicional, do seu amor. Foi quem nos ensinou o caminho certo, que nos guiou com cautela nas nossas aventuras, desde os nossos primeiros passos, das nossas primeiras palavras. Mulher a quem devemos a vida, a qual merece o nosso carinho, respeito e afeto. Mulher lutadora e companheira, que chora que sorri que abraça e afaga perdoando nossos erros. Mãe, simplesmente mãe, nosso porto seguro. Nesse seu dia, a todas as mães do mundo, estejam onde estiver a nossa gratidão. Feliz DIA DAS MÃES também para as mães aviadoras, mães dos meus amigos, mães de todos...