sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Na Brasa vai tudo bem. Churrasco, Bendito Churrasco também...




























































Na aviação aerodesportiva, Churrasco e Cerveja são duas coisas que andam de mãos dadas. Sempre existe um bom motivo, para se fazer um churrasco e se reunir com os amigos amantes da aviação. Quando o fim de semana do brasileiro se aproxima, as churrasqueiras, sejam elas quais forem. Das mais sofisticadas as mais improvisadas, um churrasquinho ou um churrascão acaba saindo, regado com muita cerva para hidratar. Sábado e domingo já é uma tradição nacional dos amantes da aviação, se bem que em segundo lugar o prato na preferência nacional é a feijoada, principalmente nos dias mais frios, onde entra a caipirinha e por que não também a cerveja santa de cada dia. É hora de reunir os amigos ao redor das brasas.
A receita é simples e muito funcional. Segundo pesquisas, cada convidado consome uma media de 400 gramas de carne. Dessa forma, por exemplo, para um agradável churrasco para 10 pessoas são necessários quatro quilos de carne, podendo ser de uma única espécie ou de variados tipos de carnes preferidas. A formula é simples mesmo. Se for acompanhado por uma boa salada verde e arroz branco, é possível reduzir essa quantia para 300 a 350 gramas de carne para cada convidado. Nos churrasco os homem tendem a comer mais carne e beber mais que as mulheres, que geralmente preferem mais salada.
O empresário gaúcho Mauro Camargo, criador do programa Embaixador do Churrasco. Ele sugere oferecer as seguintes entradas: linguiça (60 gramas por pessoa), asa de frango (100 gramas por pessoa) e costela de porco (100 gramas por pessoa). As carnes principais são picanha (150 gramas por pessoa), fraldinha e maminha (100 gramas por pessoa). No total : 510 gramas por pessoa. Cerveja é uma coisa fora de controle e depende do tempo de duração da reunião e o clima. Sabemos que, a carne na churrasqueira é a refeição mais rápida de se preparar. Basta uma faca bem afiada, um bom carvão, um bom fogo, sal grosso e muita cerveja ou chopes gelado. Refrigerantes e água a parte.
Mesmo improvisado e de ultima hora um churrasco é um bom motivo para se falar de aviões, mulheres e outras coisas. Assim, nesse clima descontraído estivemos em Jaboticabal-SP , a “CIDADE DAS ROSAS” no domingo, 08 de Agosto de 2.010. Ali no aeródromo SDJC / antigo Aero Clube, no hangar do Cmte. TOTÓ ( Luiz Antonio Cheriche), reunimos para comemorar algo. Nesse caso, o motivo foi comemorar o seu motor ROTAX – 100 HP do seu Triathon. Se tem festa e somos convidados, estamos dentro.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

4º EAA-2010, SDLY. Encontro de Amigos do Ar em Matão-SP





































































































































































































































































































































































































































A “TERRA DA SAUDADE” como é conhecida nossa querida Matão-SP, mais uma vez brilhou com o 4º EAA-2010 (ENCONTRO DE AMIGOS DO AR). Grande festa anual, promovida e organizada pelo nosso amigo Cmte. Bruno Bambozzi, um apaixonado pela aviação aerodesportiva e pelo Aeródromo Municipal “Armando Natalli”, o SDLY como é mais conhecido. De longos anos operando naquele campo de aviação localizado em área central da cidade, o Cmte. Bruno curte uma grande paixão por aquele lugar, mais que o fundo do quintal da sua casa. Ali vai todos os fins de tarde e também passa a maioria dos fins de semana com os amigos voadores e com a família, curtindo um dos seus grandes prazeres, um bom vinho e uma boa massa italiana.
Na sombra do seu hangar em SDLY, admirando os aviões que por ali aparecem para abrilhantar os céus matonenses, pois a aviação experimental voa nos fins de tarde, quase no por do sol e nos finais de semana, o Bruno sempre está ali colaborando e auxiliando os amigos voadores. Seu sonho era fazer Festa todos fins de semana, mas já que isso não é possível, anualmente com a ajuda da Prefeitura Municipal, organiza e reúne os Amigos do Ar, por ocasião das festividades do aniversario da cidade e esse ano não foi diferente. A cada ano muito melhor.
O prestigio que tem, faz com que grande maioria de pilotos e aviões se desloquem para Matão-SP à fim de curtir um bom papo e uma boa cerveja, ou mesmo um bom vinho, sua especialidade.
Esse ano o Cmte. Bruno inovou e conseguiu uma chácara próxima da cabeceira da pista a poucos metros do seu hangar, onde reuniu no sábado (28-AGO) os amigos e convidados, servindo um farto e suculento churrasco diversificado, regado com muita Ice Beer. Aproveitando a presença descontraída de todos, ainda no sábado a noite, houve uma reunião festiva em uma das chiques pizzarias da cidade, onde a grande maioria compareceu para festejar e brindar o evento. Entre shows de pára-quedismo, exposição de aeronaves, vôos panorâmicos, aconteceu no domingo (29-AGO) um verdadeiro show aéreo de acrobacias pela Esquadrilha TEXTOR AIR SHOW (www.aerotex.com.br/airshow) de Rio Verde-GO, do amigo Piloto Agrícola Tiago Textor e seu filho. Essa dupla com duas aeronaves, voando simultaneamente em perfeito sincronismo, causou tremendo espanto para o publico.
Essa garra que o Cmte. Bruno tem é muito mais que energia, é algo diferenciado. Qualidade de quem possui responsabilidade social, notoriedade publica, cheio de compromissos com os recursos humanos. Essa capacidade empresarial que tem com inúmeras qualidades e ética profissional. Não obstante as dificuldades encontradas fez do seu sonho de garoto, a aviação, traduzida em reconhecimento. Certa feita li em algum lugar que agora não me recordo onde, que: “Uma das formas mais eficazes de entendermos o que somos, de onde viemos e onde estamos, é conhecer e reconhecer a opinião dos outros, sabendo como somos vistos”. Partindo desse principio, podemos ter a certeza que realmente estamos bem representados na “TERRA DA SAUDADE”, nosso novo lar, por um homem publico cheio de desafios vencidos a cada dia, trabalhando para manter a harmonia aerodesportiva no aeródromo Armando Natalli, que cuida com tanto zelo, frente a EMAA – Escola Matonense de Aviação Aerodesportiva, pela qual vem lutando em condições diferenciadas, representando a REGIONAL da ABUL – Associação Brasileira de Ultraleves, setor centro.
Formador de opinião e líder acima de tudo, igualmente qualificado, o nosso amigo de longa data, o Cmte. Bruno é uma lenda viva da aviação matonense. Tive o prazer de conhecê-lo nos idos anos 70 da nossa juventude no ex- ACJ:Aero Clube de Jaboticabal-SP, onde todos os finais de semana estava lá com seus irmãos também voadores, ODNE e WARNER, cheirando AVGAS e se preparando para instalar na empreza BAMBOZZI da família, uma das mais admiradas do Brasil e que orgulhosamente acabou de completar 100 anos, o setor de aviação como meio de transporte lógico, rápido e eficaz. Naquela época eu estava engatinhando pelo ACJ também a procura do meu sonho. Sonho de ser Aviador Profissional.
O tempo que passa rápido voou e acabamos finalmente nos encontrando igualmente realizados e vamos acabar sendo visinhos.

Cmte. Bruno, mantenha firme o manche, deixando essa imagem positiva que desfruta, apesar dos problemas encontrados pelo caminho. Você é muito querido por todos e um pedido seu é uma ordem. Tudo isso é possível pela sua companhia cheia sempre de positivismo, o que nos estimula a continuar perseguindo nossos sonhos de garotos. Muitos aviões passaram por nossas vidas e graças a eles temos esse fantástico roll de amigos verdadeiros, com os quais podemos contar em qualquer situação. Já que você é festeiro, vamos fazer em Matão-SP um Encontro mensal de Amigos do Ar, como diz sempre o amigo Cmte. Edson Trolly, seu braço direito.
Acima de tudo é importante frisar, encerrando com o seguinte pensamento: Se hoje a aviação aerodesportiva em Matão existe com tanto respeito esse é um mérito todo seu, pelo gerenciamento, com a mesma categoria que administra seus negócios e sua empresa familiar, por ser ético transparente e altamente sustentável. Por isso e por muito mais, parabéns por mais essa conquista. O 4º Encontro-2010 foi sucesso total, além do esperado, estreitando os laços de amizade.
Abraços dos amigos que te admira muito, Delfino e Betty.