sábado, 9 de outubro de 2010

NINGUEM FAZ SUCESSO SOZINHO...
































Em qualquer segmento da vida verificamos que ninguém faz sucesso sozinho. E na aviação não poderia ser diferente. Sempre dependemos de alguém e alguém depende de nós. É mutuo esse relacionamento. Se estivermos em destaque em algum lugar desse planeta terra é porque tivemos a ajuda de alguém, que de uma ou de outra forma, colaboraram com isso.
É notória que um dos maiores entrave da vida na questão do nosso crescimento é a falta de comunicação e de amizades, que inibe a competitividade. Quando se tem conhecimento e se tem amigos, as coisas se tornam mais fáceis de serem manejadas. Sempre um amigo procura dar chance ao outro amigo e pela aproximação da amizade em muitas questões praticas da vida as portas se abrem e se solidifica, com planejamentos e investimentos. É preciso valorizar cada elo dessa cadeia, mantendo um equilíbrio. Oferecer oportunidades numa destinação mais apropriada melhora a qualidade de vida. É muito importante entendermos que existe potencial em todos nós e quando alguém nos auxilia em alguma coisa, nosso potencial cresce e se fizemos sucesso precisamos saber reconhecer que nunca estivemos sozinhos.
Nos anos 80, mais precisamente em Novembro de 1.986 nós conseguimos construir a toque de caixa uma pista de pouso improvisada anexa a cidade de Guariba-SP, onde graciosamente o publico pode por duas semanas tomar conhecimento com a aviação. Adultos e crianças que nunca haviam visto uma aeronave, puderam conviver conosco aqueles maravilhosos momentos em dois finais de semana, quando realizamos centenas de vôos panorâmicos com o publico em geral, sobrevoando a Guariba das vidas deles e assim puderam conhecer a sua cidade do alto.
O planejamento se deu pelo nosso amigo Nivaldo, na época reconhecido técnico agrícola da Usina São Martinho de Pradópolis-SP, responsável pelo setor de aplicações aéreas, elo de ligação com a nossa Aviação Agrícola Caiçara, que prestava durante longos anos serviços para a Usina, da qual eu fazia parte integrante. O Nivaldo reside ainda em Guariba - SP. Com seu conhecimento conseguiu com um dos grandes produtores de cana e fornecedor da Usina, amigo seu, a liberação de uma área adjacente a cidade, divisa com as casas, onde ele construiu uma pista de pouso de 650 metros de comprimento para nosso uso temporário. Convidei o amigo Cmte Izidoro Nunes da vizinha Monte Alto-SP que tinha um monomotor Cessna-172, o PT-BTF e os amigos do ACJ- Aero Clube de Jaboticabal-SP, cuja entidade tinha um Piper Cherokee-180 D, o PT-IBI. Eles integraram naquela ocasião o meu grupo de vôo e operaram com maestria naquela improvisada pista de pouso, onde durante dois fins de semana o publico pode participar desse evento inédito na cidade, travando conhecimento com a nossa aviação leve aerodesportiva, além de poderem curtir um vôo panorâmico sobre a cidade. Eu participei com meu querido monomotor Cessna-170 A, o PT-BJO.Muitos jovens que naquela ocasião voaram conosco acabaram indo freqüentar o ACJ e se tornaram pilotos. Alguns dos quais voam executivo, aviação agrícola e comercial até hoje. Ali muitos sonhos se realizaram. Afinal ninguém faz sucesso sozinho, e todos nos tivemos sucesso nesse pequeno empreendimento das nossas vidas. Ficou na saudade as boas lembranças daquele áureo tempo em que Guariba-SP teve por duas semanas uma pista de pouso ao lado da cidade, acesso aos céus. Localiza-se nas coordenadas geograficas: S 21º21'36" - W 048º13'42", estando a uma altitude de 618 metros. Sua população estimada em 2009 era de 34.508 habitantes (http://www.guariba.sp.gov.br/)