segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Está nascendo o mais lindo C-170 do Brasil...


























































































































































O Cmte. Paulão (Paulo Bizagio) é um dos grandes amigos que tenho em São José do Rio Preto-SP. Ele tem um dos mais lindos Cessna-310 bimotor, o PT-ONX, com o qual está sempre voando. É o tipo de pessoa carismática que todos gostam de estar ao lado. Muito atencioso prestativo e cordial nos seus negócios. É o típico individuo que teve a sorte de nascer em berço de ouro e que se não gostasse de voar nem precisava trabalhar muito. Poderia apenas viver das suas fazendas, mas preferiu ter seu TÁXI AÉREO para prestar serviços aos amigos e estar assim sempre no ar, longe da vidinha monótona dos que vivem sós em terra. Como todo ser normal ele tem um sonho, restaurar um velho monomotor Cessna-170 A que estava abandonado. Adquiriu a aeronave no Nordeste e trouxe desmontada para São José do Rio Preto-SP, na qual está dedicando boa parte do seu tempo, para transformar no melhor e mais lindo Cessna-170 do Brasil. Está tendo certa dificuldade com o pessoal da entidade que lhe vendeu o “Velhinho Alado” com relação documental, mas que certamente será resolvida. Enquanto isso os trabalhos de restauração estão a todo vapor sem medir os gastos conseqüentes dessa empreitada que está chegando à final, para alçar vôo e voltar ao ambiente para qual nasceu, o céu que é de todos. Com a facilidade típica das importações, hoje tudo ficou muito fácil.
Durante minha jornada tive alguns Cessna-170, desde o primeiro dos anos 50 com asa ainda de tela e montante das asas duplo ao C-170 A com asas metálicas, flaps pequenos, mas de grande desempenho e versatilidade em vôo. Voei alguns outros 170 e C-170 B de amigos com grandes flaps, verdadeiros pioneiros. Cada um de nós tem sua história.
A história do Cmte. Paulo Bizagio pelo interesse em recuperar uma aeronave desse modelo é a seguinte
: Tudo começou com o Cessna-170A PT-ATA que pertenceu ao seu finado avô Raymundo, proprietário da antiga TAAL – Táxi Aéreo Araçatuba Ltda e possuía entre outros vários C-170. Ao morrer no início dos anos 60 o PT-ATA passou para o pai do Paulão, que o utilizava para fazer a ligação entre as fazendas de Paranaíba-MS e sua cidade natal e de apoio, Araçatuba-SP. O Paulão ao nascer em 1964, seu pai foi buscá-lo junto com a mãe em Piracicaba-SP, (pois os avôs maternos eram de lá) com o PT-ATA. Deve ter sido esse amor à primeira vista.
Ao se tornar piloto, tentou comprar o PT-ATA, mas quando descobriu o seu paradeiro o atual proprietário havia lenhada a aeronave e vendido a pedaços. O “ATA” já foi "homenageado" de outras formas: Quando o Paulão comprou um Cessna Caravan-208 em 2000/2001, conseguiu receber ainda na Cessna Aircraft a matrícula de “ATA”, porém com a inicial PR. Acabou sendo chamado carinhosamente de “Prata” na fonia (hoje ele está com o Fausto de Vera Cruz-SP). A empresa de ligações sistemáticas montada pelo Paulão em sociedade com mais duas pessoas em Recife-PE, também recebeu o nome de ATA (Atlântico Transporte Aéreo), depois foi vendida e acabou envolvendo-se no escândalo dos correios para a linha postal noturna. A empresa acabou perdendo suas linhas e ficou com um dois ou três Boeings perdidos no chão.
Por ai você vai vendo a tristeza que ficou o Paulão por não ter a possibilidade de adquirir o PT-ATA legítimo.
Entretanto, conseguiu de outra forma um velho Cessna-170 A, que está acabando de restaurar para manter vivo seu sonho. É assim as pessoas vivem dos seus sonhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário