sábado, 24 de setembro de 2011

NERSO DA JABUKA e o CHOPE PALAZZO...




Jaboticabal-SP a 310 km da capital tem um dos melhores Chopes da região. Agora você já tem um bom motivo para conhecer a "CIDADE DAS ROSAS", minha Terra Natal. É ali que são fabricados os CHOPES PALAZZO. Néctar do néctar, quando cremoso e estupidamente gelado. Esteja certo e se prepare. Você não vai ficar num só copo.
O meu cunhado Nelsinho Damatto que reside lá em Jabuka é um grande apreciador desse Chope e quando alguém vai visitá-lo seu cartão de visita é levar o visitante para saborear um chopinho Palazzo gelado (www.cervejariapalazzo.com.br) . Não importa aonde. Pode ser até na área de gastronomia e conveniência do Supermercado Cojiba, no Restaurante do Dedão ou sei lá aonde. Não vejo a hora de ir para Jabuka. Estou com água na boca só de pensar no Chope Palazzo e ver meu cunhado Nerso da Jabuka.
HISTÓRIA DO CHOPE, segundo a Wikipédia, Enciclopédia Livre.
O chope na linguagem alemã, Schoppen, quer dizer "copo de meio - litro".Na linguagem francesa, Chope, que é como se denomina, no Brasil, a cerveja sem pasteurização, servida sob pressão, que em Portugal recebe o nome de Fino ou Imperial.
O chamado "colarinho" é uma camada de espuma que, apesar de evitado por alguns e adorado por outros, é um importante componente da bebida, devendo ter por volta de três dedos(ou três centimetros), de maneira a impossibilitar que o calor interfira em suatemperatura, servindo como isolante termico entre a temperatura ambiente e o frescor interno. A espuma é basicamente composta pelas partículas da bebida intercaladas com gás carbônico (CO2), que entre outras propriedades, ajuda a evitar que o chope esquente rapidamente. No nosso país geralmente é servido bem gelado, assim como a cerveja, também preferida por uma grande maioria. O chope chegou ao Brasil com a Familia Real Portuguesa, em 1808. À época, era uma bebida restrita à Corte. Com o surgimento de bares, cantinas e botequins, o consumo da bebida popularizou-se.
Históriadores contam que a primeira notícia sobre a comercialização de chope no país é um anúncio publicado no Jornal do Comércio no Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1836, da Cerveja Brazileira, melhor conhecida pelo apelido de Cerveja Barbante, uma vez que o seu rudimentar processo de fabricação gerava grande quantidade de gás carbônico na bebida. O barbante servia, dessa forma, para impedir que a rolha da garrafa saltasse.
Em 1888 o suíço Joseph Villiger fundou a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, lançando comercialmente a marca "Brahma", na cidade de Porto Alegre-RS. As antigas instalações da empresa hoje são parte do complexo onde está instalado o Shopping Total, na mesma cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário