sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Caçador de Pequi....































































































Em se falando de culinária, cada um tem um gosto, uma tradição, ou sei lá o que. Dos velhos bons tempos decorridos nos anos 80 quando estive voando no Goiás e no Pará, entre vôos de garimpo e as revisões nos aviões em Goiânia-GO, boas recordações trago comigo.
Vivo sonhando com aquelas galinhadas com pequi ou suam de porco com pequi. Nunca mais deixei de gostar dessa culinária e sempre que posso vivo caçando essa fruta do cerrado tão tradicional e até preservada. Posso até me considerar um “Caçador de Pequi” tal a minha habilidade em reconhecer de longe uma arvore dessas.
Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás incluindo DF- Distrito Federal são os estados que apresentam as maiores áreas de cerrado. Sempre tive uma grande admiração pela arvore do PEQUI e não menos pelo seu fruto de agradável perfume e sabor inconfundível. Assim aprendi a adorar a culinária goiana e mineira. Pequi (Caryocar brasiliense; Caryocaraceae) é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto, embora muito utilizado na cozinha nordestina, em Goiás,Mato Grosso e norte de Minas Gerais, é considerado tipicamente goiano
.Dele também é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango ou suam de porco. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva.Símbolo da cultura do estado brasileiro de Goiás, o pequi pode também ser encontrado em toda a região Centro-Oeste (considerada a capital da fruta) e nos estados de Rondônia (ao leste), Minas Gerais (norte e oeste), Pará (sudoeste), Tocantins, Maranhão (extremo sul), Piauí (extremo sul), Bahia (oeste), Ceará (sul), e nos cerrados de São Paulo e Paraná. Em Goiás podem ser encontradas todas as variedades, cuja frutificação ocorre entre os meses de setembro e fevereiro. Está na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo.
No estado do Tocantins há uma cidade com o nome de “Pequizeiro” em homenagem à árvore, onde se celebra a "Festa do Pequi" todos os anos. Recentemente estive em Nova Xavantina-MT, onde encontrei as maiores árvores e frutos do Pequi que jamais havia visto em minha vida. De origem das plantações e tradição indígena,as árvores e os frutos de lá são maiores que os de alguns cerrados de MG e SP. Conheci um apaixonado produtor de árvores de Pequi Gigante,o Sr.Rones, que nos mostrou sua plantação, sua colheita e nos ofereceu até um delicioso jantar repleto desse saboroso e perfumado fruto. Imaginem se eu não trouxe um avião quase cheio deles e aqui estamos saboreando deliciosos pratos dessa culinária.

Durante o voo de retorno para SP não aguentei e degustei alguns frutos em pleno ar para registrar mais essa aventura. E que aventura....

Obrigadão RONES pela acolhida, pelo churrascão e pelos deliciosos Pequis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário