quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

OSHKOSH-2011...Visitando os L-19 "BIRD DOG"...





















































































O Cessna 305 Bird Dog é uma aeronave norte-americana monomotora de asa alta para ligação e observação, controle aéreo de tiro e controle aéreo avançado fabricado pela Cessna Aircraft Company. Recebeu as designações militares L-19 e O-1. Com capacidade para dois tripulantes, vôou pela primeira vez em 1949. Foi empregado na Guerra da Coréia (1950-1953) e na Guerra do Vietnã. Uma variante para treinamento foi desenvolvida em 1953. A Cessna produziu 3.431 aviões, que também foi construído sob licença pela Fuji, no Japão. Foi a primeira aeronave a ser usada pelo Exército norte-americano após a criação da Força Aérea Americana. Foram fabricadas 3.431 unidades que operaram em diversos países do mundo. O L-19 recebeu o nome de "Bird Dog", como resultado de um concurso realizado com os funcionários da Cessna para escolha do nome da aeronave. O vencedor foi Jack A. Swayze, um fotógrafo industrial. Foi selecionado por uma comissão do Exército dos EUA. O nome “BIRD DOG” foi escolhido porque o papel da nova aeronave do exército era encontrar o inimigo pelo ar e guiar a artilharia. Enquanto voava baixo e próximo ao campo de batalha, o piloto iria observar a concentração inimiga e ajustar o fogo da artilharia através da transmissão de posição exata pelos seus rádios, na forma de um cão de caça usado como perdigueiro pelos caçadores.
No Brasil os L-19 "Bird Dog" entraram em serviço em 12 de dezembro de 1955, quando a 1º ELO – Esquadrilha de Ligação e Observação da FAB foi reativada na Base Aérea de Santa Cruz, após o retorno das operações na Itália durante a 2ª WAR com Piper Cub J-3, em trabalho conjunto coma FEB- Força Expedicionária Brasileira do nosso Exercito, auxiliando nas operações de posicionamento de tiro para a artilharia divisionária. Foram empregados até 19 de julho de 1972 as aeronaves L-19A e L-19B “BIRD DOG”, quando fundiu-se com o 3º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque (3-ERA) equipado com os NA T-6 armados. Essa fusão deu origem ao Terceiro Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (3º EMRA), que utilizava jatos Embraer AT-26 Xavante, helicópteros Bell UH-1H e monomotores Neiva L-42 Regente ELO, para transporte leve e ligação. Com a desativação do 3º e do 4º EMRA no dia 09 de setembro de 1980, foram criados dois novos esquadrões: o 3º/8º GAv Esquadrão Puma na Base Aérea do Galeão e o 1º/13º GAv Esquadrão Paquera na Base Aérea de Santa Cruz. Há quem afirme que os L-19 “BIRD DOG” saíram realmente de serviço na FAB somente em 1980, dado as circunstâncias da desativação dos respectivos Esquadrões.

Características gerais:
Tripulação: 2
Comprimento: 25 ft 9 em (7,85 m)
Envergadura: 36 ft 0 in (10,97 m)
Altura: 7 pés 3 ½ in (2,22 m)
Área da asa: 174 ft ² (16.16 m²)
Peso vazio: 732 kg
Peso máximo de decolagem: 2.400 lb (1089 kg)
Motorização: 1 × Continental O-470-11, seis cilindros, 213 hp.
Velocidade máxima: 130 mph (209 km / h)
Alcance: 530 milhas (853 km)
Teto de serviço: 20.300 pés (6.200 m)
Taxa de subida: 1.040 pés / min (317 m / min)

Fontes Consultadas:

1- A. Camazano: A História dos Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque 2004

2- Rudinei Dias Cunha,1966-2011.

3- Wikipédia, A Enciclopédia Livre da Internet

Fotos By Delfino.

Um comentário:

  1. Comandante, lindo blog.Voltei no tempo ao ler sobre os Bird Dog. Voei alguns na ELO. Hoje aposentando voltei para os pampas do RGS, mas tenho saudades daqueles tempos voando L-19.

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