sábado, 15 de janeiro de 2011

Mais seis meses no ar.........


















































Ontem (14/JAN/2011, estive no HASP/JES (Hospital da Aeronáutica/Junta Especial de Saúde, revalidando o meu CCF de 1ª Classe, cuja validade para quem tem mais de 40 anos é de seis meses. Por isso, costumo dizer, após receber o cartão CCF revalidado, que tenho mais seis meses de voo. Se tudo der certo, nada de imprevisto acontecer e a sorte ajudar, serão mais seis meses empregado e voando. Ali no HASP a vida do piloto começa e termina, se não houver outros acidentes de percurso.
Habitualmente por ocasião da minha revalidação do certificado de Capacidade Física, após o recebimento do cartão CCF da Junta Médica, costumo ir com amigos comemorar esse feito na Churrascaria Anhembi, próxima ao Hospital da Aeronáutica/ no Anhembi/Campo de Marte.
Dessa vez , como costumeiramente acontece, não consegui localizar meu amigão e irmão de profissão, Cmte. MOA (Moacyr Franco, o Junior carinhosamente chamado por nós), pois certamente ele estava voando na TAM um dos Boeing-767 de cujo equipamento é Master e deveria estar bem longe, apesar das infrutíferas tentativas de contato pelo celular. Assim sendo, quem esteve comigo dessa vez, comemorando mais essa minha vitória aos 56 anos, mais de 16.000 hs/voo e 38 de aviação foi o Cmte João Marcelo da Escola Looping de Atibaia-SP, que almoçou comigo na Churrascaria Anhembi e brindou mais essa conquista
.
Tenho uma grande admiração pelo Cmte. MOA, pois passamos bons momentos juntos. Voamos na mesma empresa no passado e dele só guardo boas recordações. Nós não éramos fracos, e por assim ser nos divertimos muito enquanto voávamos e nos PIT STOPs. Até hoje, apesar do tempo que voa rápido e da distancia, somos grandes amigos. Só mesmo quem conheceu o Júnior pode atestar minhas palavras. Mas onde quer que ele esteja, singrando os ares sobre algum oceano da vida, navegando seu B-767, transportando pessoas, que Deus o acompanhe sempre. Acredito que naquele momento estava no States, tomando uma Beer na Florida-USA nos momentos de descanso. Se não for um BUD que seja uma Miller, as nossas preferidas nos States da vida. E assim a vida prossegue caminhando, da mesma forma como caminha a humanidade. ..

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

NILSON&NIVALDO, a Dupla que virou Cantores de uma Nota Só...












































































































































Nós tivemos o famoso e imortal SAMBA DE UMA NOTA SÓ, mas o CANTOR DE UMA NOTA SÓ, só quem conheceu mesmo. A dupla NILSON&NIVALDO ia indo tão bem que ninguém acreditou no que deu. Acabaram se separando, não sei o motivo nem a razão pela qual isso aconteceu. Só sei que, cada qual acabou amargando o prejuízo dessa separação que tinha tudo para dar certo. Estiveram no auge, porém alguns despreparos fizeram com que cada um seguisse seu caminho. Não é fácil.Uma andorinha só para fazer verão não é fácil. Acho que estavam esgotados. Seus planos foram por água abaixo, apesar de tanta dedicação e carinho pelo o que faziam. Um partiu com a família para Goiânia-GO/NIVALDO e o outro para Itanhaém-SP/NILSON. Dois extremos, distantes entre si, onde fica só a saudade e a solidão. Lembranças daqueles bons tempos em Barretos-SP, das apresentações, dos shows, dos(as) fãns....
O lançamento do primeiro CD da dupla foi um sucesso em Barretos-SP, Terra do Cowboy brasileiro. Cenário das montarias e dos shows sertanejos. O palco de partida estava lotado e o sucesso estava chegando, mas a separação complicou as coisas e cada qual seguiu como um CANTOR DE UMA NOTA SÓ. Caminhos cruzados da vida, que se separaram como as paralelas um dia. Creio que as minhas descobertas obtiveram revelações surpreendentes sobre a vida e a obra do NILSON e do NIVALDO, afinal eram grandes personalidades da musica sertaneja raiz. Faziam parte da Cultura Brasileira e tinham respostas importantes na musica que representavam tão bem. Interpretações ligadas as suas vidas e suas obras, projeto que acabou profundamente ficando inacabado e todos nós acabamos de uma maneira ou de outra perdendo essa Dupla de Ouro que conquistou nossos corações. Estivemos com eles em alguns shows e hoje é impossível de estarmos, pois estão solitários. Chamamos carinhosamente o NIVALDO que esteve conosco na CASA DE CARAS na Noite Mexicana recentemente de CANTOR DE UMA NOTA SÓ. Sentimos a falta do NILSON que mudou para o Litoral com a família, curtindo o mar e está cantando sozinho por lá, animando algum barzinho, dando seu show. Caminhos cruzados que se separaram, pois acho que as coisas não são eternas.
Creio que o lançamento da dupla foi uma grande vitoria. Descobri nas minhas pesquisas, revelações surpreendentes sobre a vida e a obra do NILSON e do NIVALDO, que tinham respostas importantes para a musica sertaneja, pois eram personalidades da Cultura Brasileira Musical. Suas interpretações visavam um entendimento mais pleno e profundo, dando maior ênfase aos antigos compositores, que fizeram sucesso no passado e que ágora estavam praticamente esquecidos. Tinham uma coletânea de sucessos, obtido ao longo dos anos e também tinham novidades e tenho certeza que terão outras tantas no estrelato solo. Criações solitárias que com a bagagem e o gabarito de cada um certamente farão isoladamente sucesso, pois são produções despretensiosas. E assim é a vida. Seguir enfrente e olhando para frente sempre. Em algum lugar sentindo o cheiro do mar estará o NILSON levando alegria aos corações amantes do sertanejo, como o NIVALDO em Goiás,
por que a
Musica não pode Calar e ficar simplesmente no silencio. Perder essas vozes de ouro será o fim de um começo que foi tão lindo e fundamental quando eram parceiros. Esse vozeirão não pode ficar atropelado pelo meio do caminho, longe do romantismo e da delicadeza do seu estilo arrojado e marcante. O timbre forte de cada um poderá resgatar novos horizontes, basta quererem. Essa familiaridade com a musica sertaneja provém de um forte trabalho escolhido por eles que se tornariam alguns dos maiores sucessos da dupla. É ouvir para crer, pois são importantes, cada um no seu lugar como CANTORES DE UMA NOTA SÓ. Desejamos o maior sucesso Solo para cada um que tivemos o prazer de conhecer e viver bons momentos. Delfino&Betty.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Arriba ! Arriba ! Ligeirinho, o PANCHO chegou...



















































































































































































































































































Una noche en México. Vista de Pancho Villa en la "CASA DE CARAS "de los muchachos Machadinho y Dina, con tequila, cerveza y vino, mucho con el sonido de Miguel Aceves Mejía, gran músico de México…( falecido em 2006 com 93 anos). ARRIBA LIGEIRINHO. El sonido de la noche era brillante y PANCHO animó la fiesta con su sombrero y DINA con su aire de acordeón. Ganó la noche… com muita comida mexicana, ao sabor de TACO’s , BURRITO’s, CHILII e pimenta…
Até o LIGEIRINHO, o rato mais rápido do México foi lembrado
. Um dos personagens mais conhecido e carismáticos da serie Looney Tunes e o maior inimigo do gato Frajola, perdendo somente para o passarinho Piu-Piu. Criado nos anos 50 pela dupla Robert Mckimson e Fritz Freleng, o famoso personagem de chapéu amarelo e clássico lenço vermelho no pescoço, envolveu-se em polêmicas desde suas primeiras aparições. É um rato pequeno e corajoso, muito esperto e muito veloz, que faz de tudo por um pedaço de queijo. Nessa noite (09.01.2011) com muito som, muita comida e muita bebida a "CASA DE CARAS" do casal Machadinho&Dina, recebeu os amigos e brindou o PANCHO, nosso amigo de origens mexicanas com seu sombrero. PANCHO, um Ex-FABiano que chegou a ter um típico Bar e Restaurante ao estilo mexicano, com comidas e bebidas tradicionais, por nós freqüentado na época, hoje aposentado só curte a tradição mexicana com os amigos. Alegra qualquer ambiente lembrando o México que tanto ama com muito amor no coração cheio de saudades. ARRIBA ! ARRIBA! PANCHO que o LIGEIRINHO vem atrás.