terça-feira, 10 de maio de 2011

AVIASHOW-2011, Regente Feijó-SP,SDYJ...






















































































































































































































Mais uma vez, vai acontecer esse ano em Regente Feijó-SP a tradicional FEIRA DE AVIAÇÃO DESPORTIVA (AVIASHOW-2011). O maior Encontro de Pilotos e Amigos da Aviação do Brasil acontecerá de 13 a 15 de maio/2011 no AEROPARK José Martins Silva, SDYJ do nosso amigo Cmte. Renato. No Sábado 14/MAIO haverá o esperado BOI NO ROLETE-2011, que será servido graciosamente a todos os amigos da aviação num verdadeiro almoço de confraternização entre pilotos, proprietários de aeronaves, revendedores de material aeronáutico, aviões e peças. Ocasião em que os amigos aproveitam para se reverem, voando centenas de milhas desde as suas origens até Regente Feijó-SP pelo prazer de estar com o Cmte. Renato, seus familiares e colaboradores desse Mega Evento, exemplo vivo de organização. Para ir dando água na boca e aguçando o apetite serão registradas algumas fotos do Boizão que foi degustado nos AVIASHOWs em 2009 e 2010.
Os amigos que forem voando, deverão cumprir a Carta de Aproximação para o Aeródromo respeitando as normas técnicas de segurança, visto o grande numero de aviões inscritos esse ano, superior a 200 aeronaves, chegando para o Evento.
SOBRE O EVENTO
: O evento "AVIASHOW – Feira de Aviação Desportiva" representa o crescimento natural de um Encontro de Amigos da Aviação, que se iniciou em outubro de 2001 com a inauguração do Aeródromo Jose Martins da Silva em Regente Feijó- SP, onde foi fundado o Aeropark Clube de Vôo Desportivo. O simples churrasco de confraternização evolui para o hoje tradicional “Boi no Rolete” de Regente Feijó-SP, tão esperado pelos pilotos a cada ano. A afluência cada vez maior de interessados, na Aviashow 2010 atingiu a marca de 207 aeronaves visitantes no período da Feira, fato que sem duvida consolida o evento como um dos maiores encontros de aeronaves do Brasil. Sem perder o seu foco, que sempre foi o “Encontro de Amigos”, também vêm atraindo a cada ano mais expositores fabricantes ou representantes de aeronaves novas, fornecedores de serviços correlacionados à aviação, bem como interessados de outras áreas, que também tem seu foco no perfil de clientes classe A, nos quais se enquadram a grande maioria dos pilotos e proprietários de aeronaves visitantes. (www.aviashow.com.br)
O AERÓDROMO:
REGENTE FEIJO / José Martins da Silva, SP SDYJ
Latitude: 22 13' 32''S
Longitude: 051 20' 53''W
Altitude(m): 507
Altitude(ft): 1663
Nascer/Pôr do Sol: 09:47Z/20:55Z
TIPO DE OPERAÇÃO: VFR DIURNA
CATEGORIA: NORMAL
UTILIZAÇÃO: PRIVADO
ADMINISTRADOR: PRIVADO
DISTÂNCIA/DIREÇÃO: -
FUSO HORÁRIO: UTC-3
LUZES DE AERÓDROMO: -
SERVIÇOS: Sem informação
PISTAS / HELIPONTOS
08- - (800 X 20 TER 5600Kg/0.50 MPa ) -- 26
OBSERVAÇÕES SOBRE AS INFORMAÇÕES ACIMA
-------------------------
DIFUSORAS
RADIODIFUSÃO ZYK-638 1580

segunda-feira, 9 de maio de 2011

CMTE. MERGULHÃO, Sobrevivente do Araguaia.






















































































































































































































Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, MERGULHÃO é uma ave da ordem dos Podicipediformes, possuindo cerca de 20 especies de mergulhões que habitam, sobretudo zonas de água doce como estuários, lagos e rios. Nesse estudo não foi catalogado o tipo de "Mergulhão Humanus", Cmte De’ Saggula. Uma espécie rara,sobrevivente das águas do rio Araguaia. Sua plumagem é queimada pelo sol meio avermelhada. De pescoço longo, parte de um dos seus membros superiores, chamado mão, foi perdido numa ação desastrosa de trabalho, mas o Cmte. Mergulhão nem assim deixou de ser um eximinio pára-quedista e um pilotaço das águas emergentes do Araguaia.
Só não deu certo o seu Mergulho caçando algum peixe no Araguaia. Errou o arredondamento e deu de bico nas águas cristalinas, lá pelas bandas de Conceição do Araguaia. Era uma ave solitária que migrou por lá, formou casal, teve uma filha maravilhosa e acabou voltando para a CIDADE DAS ROSAS, seu ninho natal.
Tentou construir um ninho novo na água como seus irmãos Pato-mergulhão alados pela natureza, enquanto tomava conta da Fazenda do seu pai na região do Araguaia, mas não deu certo. Fez história que deixou escrita por lá e hoje nos bate papos de botecos lembramos daqueles bons tempos que não voltam mais, da caça e da pesca farta, dos voos rasantes sobre o rio e as praias naturais no verão. Acompanhou o crescimento do turismo no Araguaia, participando dessa integração fazendo seus elegantes voos panorâmicos com passageiros na sua aeronave anfibia HIDROFLYER, tirando o sossego de muitos ribeirinhos com o ronco do seu motor Rotax, espantando os animais arredios e deixando-os assustadiço. Deixou centenas de amigos por lá, conquistados nas suas aventuras aeroanfibias pelo Araguaia e pela Ilha do Bananal. Viveu episódios fantásticos e alguns até divertidos. Era o transporte mais rapido da região naquela época, pousando no rio ou nas lagoas mansas. Chegou até a transportar um defunto no seu Hidroflyer, enquanto sua esposa tomava conta dos negócios da familia, uma Pizzaria.
O "Cmte. Mergulhão" assim batizado e conhecido nas águas limpas e claras protegidas por matas ciliares preservadas e com abundância de peixes se estrumbicou, mas sobreviveu. Recebeu esse TITULO por ter mergulhado com sua aeronave água a dentro e ainda conseguir sair ileso dessa desastrosa manobra aeroanfibia. Regressou para Jaboticabal-SP trazendo seu HIDROFLYER de caminhão, reconstruiu a aeronave e ficou voando na CITY OF ROSES por algum tempo, tendo vendido o anfíbio para um cidadão de Formiga-MG. Hoje cuida da reabertura do aeródromo Municipal de Jaboticabal-SP/SDJC, fazendo as adequações exigidas pela ANAC para desinterdição.