sábado, 23 de julho de 2011

OSHKOSH-2011 EAA AIRVENTURE, estamos chegando...



Amigos "AVENTUREIROS DO AR" nos aguarde.... Estamos chegando para uma BUD e outras mais..... Estamos a caminho de Oshkosh.



Estamos, com a Lúcia e o Humbeto da AllTours, amigos das grandes aventuras, grandes viagens à caminho da aviação.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Meus velhos amigos do CPCG - Clube de Pára-quedismo de Campina Grande-PB.


















































































































































Tem certas coisas que a gente não consegue esquecer nem mesmo com o passar dos anos. Existem amigos que às vezes ajuda a gente e nunca sequer acabamos nos conhecendo pessoalmente. E assim foi comigo com os amigos do CPCG – Clube de Pára-quedismo de Campina Grande na Paraíba, que fiz nos anos 70 quando tentava ingressar no pára-quedismo esportivo. Mantivemos contato depois por alguns anos e o destino de cada um seguindo seu caminho acabou perdendo o contato.
Nosso elo de ligação foi o CORREIO que muita gente achava que não funcionava bem naquela época, mas que ficou provado que funcionava, num país de dimensões continentais como o Brasil. Demorava alguns dias, mas as correspondências chegavam, quando hoje o ágil correio muitas vezes desaparece com elas no meio do caminho. Tudo isso foi possível, pois eu adorava escrever e do outro lado o então pára-quedista Marco Antonio Simplício do CPCG, gostava também. Éramos fieis correspondentes que tinham o mesmo gosto e amor pelo esporte do pára-quedismo que ainda estava engatinhando naquela áurea época dos pára-quedas redondos, muitas vezes com resto do que havia sobrado dos militares. O CPCG era um clube forte lá na Paraíba e foram eles que me incentivaram a seguir em frente no ingresso nesse esporte tão maravilhoso. A primeira apostila que li mesmo antes de tornar-me pára-quedista, foram eles que me enviaram graciosamente pelo correio. Acho que eram cinco lições, as quais devorei em pouco tempo. Li, reli, decorei e me ajudou muito no meu aprendizado. Chegamos a trocar muitas fotos e algumas delas guardo com muito carinho no fundo do baú. Estão ainda cheias de vida apesar de ficar sabendo que alguns deles, como o Instrutor PQD. Raul partiram para o sempre, mas deixaram um grande legado para aquela tribo de amigos pára-quedistas. Onde estarão os demais hoje? É assim que irão sentir muitos ao verem essas fotos histórias de um passado tão recente, que não perdeu a majestade pela experiência comprovada que tiveram.
Quando era criança me encantava com os pára-quedas que caiam do céu e com os aviões que por cima da minha cabeça passavam. Eram os sonhos de um garoto do interior num lindo céu sem limites e tão cheio de curiosidades. O tempo passou, o tempo voou, os anos chegaram tão rápidos que parece ainda ontem, quando as dificuldades de outrora ainda abalavam nossos sonhos de garotos. Não ganhei uma medalha, mas foi uma vitoria por eu conhecer essa gente boa que me ajudou muito no inicio. Coisas da vida....

O DIA DO AMIGO...





































Muitas vezes você nem sabe como essa amizade aconteceu e como começou, mas você sabe a alegria que ela traz. A amizade é um dos dons mais preciosos que podemos ter, pois amigos verdadeiros são jóias raras que duram para a eternidade. Enumerar os amigos é muito difícil, pois são tantos no nosso meio, que essa tentativa poderia magoar alguns pelo esquecimento. O bom é que eles nos fazem sorrir, se orgulham do nosso sucesso, nos apóiam nas nossas derrotas, pois estão sempre ali em algum lugar prontos para nos ouvir e de corações abertos para nos receber. Quando estão longe ficamos tristes, pois é agradável estarmos com eles. Sinal que esses amigos significam muito para nós e assim vivemos alegres e felizes, desvendando os misteriosos caminhos desse céu azul que nos cobre. Amigo é aquela pessoa capaz de deixar marcas para sempre em nossas vidas. Amigos são para sempre. Sabendo que os laços de amizade surgem da cumplicidade, admiração mútua e afinidade, quando sentimos falta de um amigo é por que gostamos dele.
O Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria. No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o dia do amigo é comemorado popularmente 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data internacional, 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios, segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre. Dia 20 de julho é o dia internacional da amizade é dia do amigo. Dia 18 de abril é o dia do Amigo aqui no Brasil. Por convenção, determinou-se um dia para festejar a amizade, mas todo Dia é Dia dos Amigos, Dia da Amizade.Comemore a amizade, amigos são pedras preciosas que valorizam a nossa vida. Um feliz DIA DO AMIGO para todos os meus amigos..... Aos que voam BONS VOOS, aos demais TODA SORTE do mundo...

domingo, 17 de julho de 2011

11ºENU- Encontro Nacional de Ultraleves 2011.



































































































































































































































































































































A cidade de Pirenopolis-Go foi escolhida para a realização do 11º ENU – Encontro Nacional de Ultraleves, realizado entre os dias 23 a 26 de junho/2011, organizado pela ABUL- Associação Brasileira de Ultraleves (http://www.abul.com.br/) com a total colaboração e apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de turismo da cidade histórica e turística de Pirenopolis-GO. Tudo isso foi possível graças a colaboração dos integrantes da APUB- Associação de Pilotos de Ultraleves de Brasília-DF que venceu a iniciativa de organização desse evento nacional no Centro-Oeste quando no ENU-2010 foi votado esse destino. Pirenopolis, linda cidade goiana, localizada a 62 milhas a oeste de Brasília-DF foi escolhido naquela ocasião, por oferecer mais atrativos, além de apoio total, boa pista de pouso asfaltada e com certa infra-estrutura operacional, atrativos turísticos com belezas arquitetônicas naturais, bons hotéis, alta gastronomia, permitindo confortável e aprazível estada a todos os participantes desse grandioso evento. Essa localização privilegiada, foi observada pela maioria dos aviadores que lá chegaram voando, vindo dos mais longínquos rincões, os quais ficaram encantados com a Serra dos Pireneus, um dos cenários geográficos mais lindos do Brasil.
Naquela ocasião estivemos impossibilitados de comparecer a esse tradicional evento, mas o nosso querido amigo Cmte. Waldomiro Moreira fotografo de plantão, lá esteve com sua aeronave “CHERRY RED” e registrou boa parte dos acontecimentos, cujas fotos ilustram esse acontecimento. Compareceram mais de 200 aeronaves e acima de 400 pessoas.
O aeródromo de Pirenopolis-GO/SNMH foi inaugurado em agosto de 2005, possuindo instalações modernas, conta com uma pista de pouso de 1.300 metros de extensão e 30 metros de largura, heliporto para 3 helicópteros, amplo pátio de estacionamento, biruta, pista/asfalto e balizada com iluminação noturna, farol rotativo e gerador emergencial.
A viagem do Cmte. Waldomiro Moreira foi realizada com sua aeronave modelo Stol -750, carinhosamente apelidada de “Cherry Red”, enfrentando o desafio de um vôo solo de 490 MN em mais de 5 horas de vôo desde Atibaia-SP, com 3 pouso ao longo da rota para reabastecimento. Durante esse ENU foi apresentada duas propostas para realização do próximo 12ºENU-2012. As cidades que se candidataram para receber o evento foram: BONITO-MS e LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA. A vencedora foi LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA, onde será realizado no ano que vem o 12ºENU.