sábado, 1 de outubro de 2011

ACONTECEU.... Cessna T-37C na minha vida...






























































































Eu tinha apenas nove meses de vida, em outubro de 1954, quando voava pela primeira vez o Cessna T-37 "Tweet BIRD" nos Estados Unidos. Pode se disser que praticamente temos a mesma idade. Esse cinqüentão foi o primeiro jato militar que conheci na minha vida, pois fomos visitá-los pessoalmente em Pirassununga-SP, em 1969. No mesmo ano, em julho, por ocasião do aniversário da "CIDADE DAS ROSAS", quando acontecia anualmente as grandiosas Festas Aviatórias promovidas pelo Aero Clube de Jaboticabal-SP, esses jatos estiveram sobrevoando o aeródromo local ,realizando inesquecível demonstração aérea para o público em geral. O Cessna T-37 Tweet fabricado pela CESSNA AIRCRAFT CO em Wichita,KS –USA, recebeu a designação inicial por modelo Cessna 318. É um pequeno, econômico bimotor a jato de aeronaves do tipo treinador de ataque, que voou durante décadas como treinador principal para a Força Aérea dos EUA (USAF), tendo sido introduzido oficialmente em serviço em 1957. Foi empregado nas Forças Aéreas de vários outros países, inclusive no Brasil. O A-37 Dragonfly variante do Tweet serviu no papel de ataque leve durante a Guerra do Vietnã e continua a servir nas forças aéreas de vários países sul-americanos. Os primeiros paises a adotarem o T-37C como treinador, além dos Estados Unidos, foram: Brasil (FAB), Força Aérea de Portugal, Força Aérea do Pakistão. Assim foram produzidos no periodo de 1955 a 1975.
Tomei conhecimento com essa versatil aeronave de treinamento militar no inicio de 1969, quando o T-37C já havia sido incorporado a instrução na FAB – Força Aérea Brasileira em Pirassununga-SP. O T-37 serviu como veículo principal os EUA da Força Aérea no treinamento do piloto militar por mais de 52 anos após seu primeiro vôo. Depois de completar a instrução básica no Tweet, os alunos mudaram para outras aeronaves avançadas da Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais e Aviação do Exercito. Foram construídos 1269 unidades desse modelo, com 419 ainda servindo na Força Aérea dos Estados Unidos até 2006. Entre 2001 e 31 de Julho de 2009, a USAF eliminou progressivamente o T-37 como aeronave de treinamento militar.O Brasil adquiriu 65 aparelhos T-37C. Estivemos visitando o Destacamento Precursor da Escola de Aeronáutica-DPEAer em Pirassununga no inicio de 1969, antes da criação definitiva do nome para AFA – Academia da Força Aérea que ocorreu em 10 de julho de 1969. Ocasião em que foi feita a entrega dos espadins aos novos cadetes e a recém formada Esquadrilha CORINGA de T-37C se apresentou publicamente pela primeira vêz com seus jatos birreatores T-37C em ala. Estas aeronaves foram utilizadas para instrução de voo avançada entre 1968 e 1878, quando começaram a ser substituídos pelo UNIVERSAL NEIVA T-25, devido à falta de peças de reposição e fadiga do material. O primeiro voo de instrução com cadetes nessa nova aeronave se deu em 09 de setembro de 1968, substituindo os antigos NA T-6 TEXAN.
O fim da era T-37C na FAB começou em 1978, quando por uma serie de motivos tecnicos de custos operacionais, como falta de peças para reposição e a própria fadiga de material, acabaram sendo substituidos pelos novos NEIVA UNIVERSAL T-25 até a chegada dos EMBRAER TUCANO T-27. Todos os T-37C , oriundos também de outras unidades da FAB haviam sido concentrados na AFA em 1973 e no final de 1980 passaram a ser concentrados no PAMA- Parque de Manutenção de Aeronautica da FAB no Campo de Marte em São Paulo-SP, por determinação ministerial para concorrencia internacional de venda. Assim foi dado baixa no acervo de 42 aeronaves Cessna T-37C remanescentes da antiga frota de 65 aeronaves adquiridas dos Estados Unidos no periodo de 1967 a 1970. Algumas delas haviam sofrido acidentes e outras doadas ao Paraguai. Entre varios paises interessados em adquirir os T-37C que estavam a venda, quem ganhou a concorrencia foi a Coreia do Sul que apresentou melhor oferta e levou as aeronaves em março de 1982.
Um exemplar do T-37C, o FAB 0922 encontra-se preservado no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro-RJ, onde pode ser visitado.
BIBLIOGRAFIA consultada: A História do Cessna T-37C na FAB por Aparecido Camazano Alamino no site do Rudinei Cunha. Nação Maracujá
www.natnep.com.br/turmamaracuja/nossosavioes.html

T-37C
Peso bruto máximo
2,981 kg
Propulsão
Motores
2 x Turboreactor Continental/Teledyne J69-T-25
Força (por motor)
4,56 kN
Performance
Velocidademáxima
684 km/h (Mach: 0,4)
Alcance bélico
km
Alcance
1,500 km
Teto máximo
11,950 m
Relação de subida
1,027 m/min

Missão
Instrução básica de pilotagem
Tripulação
2 (1 instrutor e 1 aluno)
Dimensões
Comprimento
8,92 m
Envergadura
10,35 m
Altura
2,80 m
Área (asas)
17,08 m²

Mais uma aeronave está nascendo...






























































































Pai e filho resolveram construir um avião. Tiveram bom gosto, resolveram construir um RV-9 e assim começou a história. O filho, Cmte. Caio que voa na TAM quase não tem tempo e fica mais em São Paulo-SP, mas o pai Mauro, Piloto Privado por esporte, incentivado pelo filho a voar vive tranquilamente em Jaboticabal-SP, onde quase todos os dias têm um tempinho para ir ao seu hangar trabalhar na construção do seu projeto. Os trabalhos foram iniciados há alguns meses e a tão esperada aeronave já se encontra com cerca de 70% construída, mas enquanto isso eles voam com o PELICAN PU-FFF da familia nas horas de folga.
O KIT do RV-9 foi adquirido da fabrica nos Estados Unidos em partes e o ambiente de trabalho, o hangar foi bem planejado pensando nas facilidades, proporcionando um seqüenciamento lógico. Passei um dia (18.09.2011) com eles no hangar vendo o trabalho de construção, acabando a visita com um suculento churrasco de boas vindas e muita cerva gelada, com direito a pernoite na residência dos construtores. Confesso que fiquei cansado só de ver esse árduo trabalho de construção. São muitos detalhes onde uma minuciosa atenção tem que ser dedicada ao extremo para acompanhar cada passo determinado pela planta do fabricante. Detalhes que fazem a diferença não só na segurança como no visual do projeto concluído. Não pode haver erro, senão as peças não se encaixam e a maioria delas precisam ser lapidadas e construídas no próprio local com muita paciência. Com muito bom gosto a dupla MAURO & CAIO estão chegando à reta final para o grande vôo das suas vidas. Não imaginava que o meu amigo Mauro tinha esse dom diferenciado, essa capacidade, dedicação, paciência, entre outras boas qualidades. Outro fator que diferencia é que a família é muito unida. Por tudo isso são reconhecidos pela sua excelência, credibilidade e determinação naquilo que se propuseram a fazer e assim Jaboticabal vai ganhando mais uma asa. Muito em breve, quando o aeródromo de Jaboticabal-SP/SDJC estiver desinterditado pela ANAC, teremos o prazer de vê-los voando com essa nova aeronave.
O RV-9 e demais modelos dessa categoria podem ser comprados voando. Muitas empresas no Brasil montam essas aeronaves fabricadas pela VANS AIRCRAFT dos EUA ( http://www.vansaircraft.com/), cobrando pelo serviço. Entre elas temos a FLYER (http://www.flyer.com.br/) e IBRAEX (http://www.ibraex.com.br/). Desejamos boa sorte aos amigos...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O VOO POLAR 90. Cessna 185 nos Polos...






































































































O Vôo Polar 90 tem uma história muito bonita para quem gosta de aventuras. O piloto Art Mortvedt é um desses aventureiros do gelo. Conta com uma experiência de vôos em regiões de gelo com mais de 5.000 horas nessas operações, tendo realizado mais de 20 expedições à Antártida e em 6 estações de logística científica no bloco de gelo do Pólo Norte.
Com seu Cessna-185 1980 N, apelidado de “The Polar Pumplin” está prestes a realizar mais uma façanha. Vale a pena conhecer seu trabalho visitando seu site: http://www.polarflight90.com/
Estive em OSHKOSH esse ano na Feira de Aviação visitando seu recanto, encantado com sua aeronave alaranjada, o N90SN que era destaque entre as demais ali expostas. Como Cessneiro praticamente a vida toda não podia deixar de admirar esse fantástico Cessna-185, o qual será o Astro principal no Vôo 90 para o Pólo Norte Geográfico estimado para acontecer em 01 de abril de 2.012. Os Cessnas modelo 180 e 185 é considerado o " Vagão do Céu" (Wagon Sky), pois transporta seis pessoas e boa quantidade de carga. Eles são monomotores de asa alta "cauda dragger". Aviões que são considerados alguns dos melhores já construído. No Alasca, eles são comumente equipadas com flutuadores, rodas ou esquis. Tem um desempenho excepcional com cargasl. Pilotos de todo o mundo - especialmente em áreas remotas apreciam bastante essas aeronaves. No Brasil são empregados até hoje na abertura de fazendas, no lançamento de cargas, pára-quedismo e em missões na selva. Já foi um dos reis do garimpo. Junto com o Clube Americano Cessna 180/185 , existe a irmã Australian Clube Cessna de 180/185 que reune pilotos e proprietários dessas aeronaves.
A idéia do Capt. Mortvedt é demonstrar a aplicabilidade de um monomotor equipado com esquis para operações no gelo, aliado a economia dos motores convencionais a pistão, assim honrando as contribuições históricas de um monomotor à serviço da ciência Polar, documentando os efeitos do aquecimento Global e Mudanças Climáticas, bem como resgatando conhecimentols para a saúde.
Se você é apaixonado por aventuras, não deixe de conhecer e acompanhar toda história do “CESSNA 185 to the Poles” no site: http://www.polarflight90.com/.