segunda-feira, 16 de abril de 2012

Perdemos um grande amigo. Cmte. Fernando de Arruda Botelho







Esta foi a ultima foto tirada do nosso parceiro Fernando quando se preparava para sua ultima decolagem.Foto tirada por Ana Fontes, Diretora de Relações Internacionais da APPA nos EEUU, e enviada para que todos possam ter esta lembrança deste grande entusiasta da aviação Brasileira.George Sucupira- Presidente da APPA- Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves.












A vida prega cada peça na gente. Apesar de ser sexta-feira, 13.04.2012, o dia amanheceu lindo prometendo ser um belo dia para a aviação. Por volta das 07:00 horas a caminho de Campinas-SP. Passando no través do aeródromo Dr. José Augusto de Oliveira Botelho próximo a represa do Broa, comentei com um dos meus passageiros que estava sentado no lugar do co-piloto ao meu lado,sobre o tradicional evento BROA FLY IN e seu idealizador, o amigo Cmte. Fernando Botelho. Comentamos sobre a sua luta em mostrar aos americanos, tendo como principal projeto demonstrar uma réplica perfeita do Demoiselle, a melhor aeronave projetada e construída por Santos Dumont, na tentativa de provar que o brasileiro é realmente o Pai da Aviação. Entretanto, mal sabíamos que nosso regresso no fim da tarde teria a trágica noticia do acidente ali mesmo por volta das 12:45 horas, onde o Cmte. Fernando de Arruda Botelho, aos 63 anos, acionista da Camargo Corrêa e um dos empresários mais conhecidos do país, havia perdido a vida ao lado do seu companheiro Cmte. Sergio Luiz Robattino da Morro Vermelho Táxi Aéreo do grupo.
Tragicamente perdemos um grande amigo e a Aviação perdeu um grande entusiasta e incentivador. Casado com Rosana Camargo Corrêa, uma das três filhas de Sebastião Camargo, fundador do Grupo Camargo Corrêa, deixa três filhos e três netos e uma infinidade de amigos que o conhecia, convivia com ele nos seus sonhos, nas suas aventuras e que o terá sempre no roll das boas recordações.
Espero que o Cmte.Fernando Botelho que tantos aviadores homenageou ao longo do tempo, nos seus eventos anuais, o BROA FLY IN, conhecido internacionalmente, seja lembrado e homenageado, nem que seja o ultimo BROA FLY IN. Acredito que esse seria o sonho dele, ver os amigos reunidos no seu lar, no seu aeródromo, mesmo tendo partido para a eternidade, prestando uma ultima homenagem, ficando nas nossas memórias seus feitos, sua grandiosidade e generosidade para todos. Homem de bom coração, verdadeiro lutador por causas nobres ligadas a aviação e a ecologia, com projetos fantásticos e apaixonado por aviação, fundou o reconhecido Instituto Arruda Botelho, em Itirapina (SP), que em parceria com Sesi, Senai e USP . Construiu réplicas do Demoiselle, segundo avião criado por Santos Dumont depois do 14 BIS. "A missão do projeto é resgatar a história da aviação e divulgar o nome deste herói brasileiro e sua contribuição para o desenvolvimento da história da aviação mundial", informa o site do instituto. Encantado pela aviação desde os oito anos, quando viu uma reportagem sobre o Correio Aéreo Nacional (CAN), e com brevet desde os 17 (ainda nem tinha idade para tirar carta de motorista), Fernando Botelho comprou a sua primeira aeronave aos 30 anos. Nos últimos tempos, no instituto a que deu o seu nome e para o qual comprava aviões históricos, fazia réplicas perfeitas do Demoiselle, o segundo aparelho criado pelo pioneiro Santos Dumont. Foi o idealizador e principal organizador da Broa Fly-In, uma das maiores feiras de aviação da América Latina, que ocorria anualmente em seu aeródromo, sempre em junho, mês de seu aniversário. Para esse ano era esperada a 12ª edição da feira, quando se esperava receber mais de seis mil pessoas durante os três dias de evento. Apenas em negócios, a feira movimenta anualmente mais de US$ 100 milhões.
Nas proximidades do seu aeródromo, considerado por ele o quintal da sua casa, que conta com uma pista de 1,5 mil metros com balizamento para vôos noturnos e uma área total de 4 mil metros quadrados, que Arruda Botelho faleceu. Ele estava a bordo de um avião antigo, um modelo T-28, utilizado pela Marinha americana para treinamento de pilotos e depois avião de combate durante a 2ª Guerra Mundial, recém comprado de um colecionador americano, tendo trocado as cores da NAVY (Marinha USA)originais da aeronave pelo verde e amarelo da FAB.

O Cmte. Fernando de Arruda Botelho, jamais será esquecido. Ficou para a bonita história da aviação, tendo escrito uma longa pagina nesse cenário de amigos.

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