segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pouso na Fazenda Alto da Boa Vista, no agreste mineiro...

Para quem gosta de aventuras, pousar na Fazenda Alto da Boa Vista é uma verdadeira façanha. Ela fica prá lá de longe, nos cafundó de Minas Gerais, no grande Município de Medeiros-MG. É exatamente ali que se localiza a bonita fazenda da dupla "RUY e WILLIAM Teles", proprietários respectivamente da Oficina de Manutenção de Aeronaves Hangar-2 e Agroteles Aviação Agrícola de Batatais- SP, meus amigos particulares.
Quem se aventura pousar ali tem que ser bom de pé e de mão, como o jovem Cmte. William, piloto agrícola de profissão em plena atividade. A pista construída na encosta de um dos morros, um tanto acidentada pela declividade, cuja topografia é natural típica do terreno por aquelas bandas, onde a região assusta a primeira vista. Porém a pratica do pouso se torna dócil e seguro quando realizado morro acima e a decolagem é uma verdadeira operação caracteristica de porta aviões. Você não decola,você sai voando, quando a pista termina e o avião é lançado ao ar entre os vales. A visão da paisagem é fantástica vista dali, onde os morros desenham um quadro verde de magnitude maravilhosa e nostálgica entre o céu e a terra.
Adoro aventuras e ao longo dos meus 40 anos de aviação ativa (1972-2012), já vivenciei muitos momentos como esse. Sinto-me realizado plenamente quando ali estou voando, junto a natureza, Se o gado tropeçar ou escorregar morro abaixo, certamente acabará com ferimentos graves ou sem vida. Ali, logo depois do "Horizonte Perdido", a ALTO DA BOA VISTA é o palco da reconhecida Nascente Samburá. A nascente geográfica do Rio São Francisco que acaba cortando o sertão indo desembocar no mar. Local que se encontra preservado junto a natureza selvagem.
Dois homens, Ruy e William, que amam o que fazem e aquele lugar é a Vida das suas Vidas. O Zé Candinho com sua família, como é chamado é um verdadeiro e típico mineirinho pau para toda obra, que também ama o que faz, vivendo ali e administrando a fazenda na ausência temporária da dupla boa de fé. Tive o prazer de pousar ali inúmeras vezes, sempre na companhia do William e sempre que sou convidado a estar com eles, sinto-me feliz. Adoro o campo, a vida da fazenda e a pista que nos proporciona um meio de transporte rápido com o uso do avião, fazendo e trazendo o progresso para aquela região ainda virgem e cheia de mistérios, como é ainda para poucos que puramente vivem no pequeno povoado de aventureiros local chamado "Tragédia", em pleno sertão mineiro a poucos minutos da linda e convidativa BOA VISTA. É prazerosamente agradável passar algumas horas, alguns dias ao lado da família Teles quando estão na fazenda e não sabem o que fazer para nos agradar. Extremamente gratificante estar com eles, amigos a mais de trinta anos, os quais vivem também parte dos nossos sonhos, nossas aventuras, nossos bons e maus momentos, tendo como incentivo e encorajamento a aviação que continua firme  pulsando nos nossos corações.







Agradeço ao Ruy e ao William pelo prazer da recente viagem à Alto da Boa Vista na companhia deles. Deus abençoou com a natureza essa merecedora família que não mede sacrifícios e lutas para manter preservado aquele lugar, gerenciando o próprio sustento da fazenda, mantendo administrativamente o próprio sustento da propriedade, senão lucrativa, mas prazerosa e auto-sustentavel. Ver como eles tratam com tanto amor e carinho o Zé Candinho e família, que se tornam parte dos Teles é espetacular. Poucos fazendeiros tratam tão bem seus funcionários como eles e a recíproca é verdadeira. O Zé Candinho e a mulher amam aquele lugar onde vivem, vestindo a camisa da "Boa Vista" e defendendo aquilo com unhas e dentes. Comer um típico queijo que o Zé Candinho faz ali mesmo todos os dias com o leite que tira de algumas vacas, o verdadeiro queijo mineiro sabor canastra vale a viagem. Graças a Deus e a aviação temos muitos verdadeiros amigos. Não vou arriscar em enumerar todos, pois certamente cometeria o erro de citar algum e não são poucos, o que não ficaria bem. Todos sem exceção sabem quem nós amamos e consideramos de verdade.
A próxima e esperada viagem para a terra das aventuras da ALTO DA BOA VISTA, provavelmente será a bordo do Piper J-3, nossa histórica e lendária aeronave. Então até. Até o próximo pouso nas terras mineiras do sertão mineiro da Nascente geográfica do VELHO CHICO. Obrigado amigos por nos proporcionar momentos alegres e descontraídos no seio das suas famílias. Beijos no coração de todos. Dos amigos de sempre, Delfino & Betty, Aventureiros do Ar.







































Um comentário:

  1. Caro Cmte.

    Gostei muito do post e desde já parabenizo-o pela iniciativa. Como o sr., sou um aviador ávido a verdadeiras experiências.

    Este final de semana terei o prazer de levar um Maule de Amarais a Brasilia com minha noiva e pensei seriamente na possibilidade de conhecer essa pista, para um possível almoço nas redondezas.

    Ela fica próxima a fazenda "Horizonte Perdido"? Por um gigantesco obséquio poderia entrar em contato com o amigo do Sr. (proprietário da fazenda) para uma conversa a esse respeito?

    Fica meu endereço de email e um forte abraço.

    Saudações aéreas, Leonardo.

    email: leocarneiro1@gmail.com

    ResponderExcluir