segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A ARVORE DO TEMPO...


Quem já teve o prazer de viajar de carro de Araraquara-SP até a visinha Matão-SP, distante cerca de 30 KM, percorrendo a estrada vicinal alternativa conhecida como Rota das Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada, pequeno município próximo a MORADA DA SOL certamente deparou com um fato interessante. Por mim apelidada de A ÁRVORE DO TEMPO, em vaga lembrança de um famoso livro que li a um considerado tempo. Esse livro tinha esse forte nome. Era um romance espiritual  em que vários planos da realidade se comunicam e interagem entre si. Se espíritos existem como conta o livro não sei, mas que a verdadeira arvore ali está para provar que existe.
Quando passamos por ela, um intenso elo nos leva de um lado para outro como estivéssemos penetrado em um túnel, o túnel do tempo. Sua energia emanada naquele local durante dezenas e dezenas de anos, pela sua existência e conservação acalentou milhares e milhares de pessoas que passaram sob seus frondosos galhos.

Não escolhi essa arvore simplesmente por que ela lá está, mas pelo fato dela existir no nosso caminho e curiosamente pelo seu aspecto despertar uma intensa atenção sobre a sua presença forte, como em todas as culturas onde guarda historia mitológicas, como verdadeira escultura orgânica, parte integrante de muitas paisagens.
O tempo se manifesta gradualmente por acontecimentos e a simbologia da arvore foi escolhida para exprimir à vida, a juventude, a imortalidade e a inteligência por ser a primeira das criaturas terrestres como ser vivo. Já foram sagradas em muitas culturas ancestrais. Não me recordo onde li, mas é mais ou menos assim: “A propósito das representações da arvore sagrada na Mesopotâmia, diz-se que não há culto da arvore em si, mas que sob aquela figuração se esconde sempre uma entidade espiritual. A arvore permite conjugar dois infinitos opostos, unindo duas profundidades simétricas e de sentidos contrários: as raízes mergulhadas na impenetrável matéria subterrânea e a copa imersa em luz”.
No nosso caso é a ligação direta do nosso caminho, quando cruzamos de Araraquara para Matão ou de Matão para Araraquara pela estrada vicinal. Nós que frequentamos o condomínio aeronáutico Armando Nataly-SDLY em Matão-SP onde guardamos nossas aeronaves, sempre que cruzamos a Arvore do Tempo, sabemos que estamos chegando para mais um dia no MUNDO DOS AVENTUREIROS DO AR ou retornando para nossas casas após um passeio pelo céu.


Um comentário:

  1. Árvore maravilhosa, que infelizmente foi alvo de um incêndio criminoso. Por quê?
    Quem poderá responder o que se passa na cabeça das pessoas?
    Os humanos criam as suas próprias fatalidades e, por favor, não culpem Deus, deuses e espíritos malignos. Somos uma espécie doentia de malignidades inimagináveis, um cancro num hospedeiro, Planeta Terra.

    ResponderExcluir