sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Professor Luiz Carlos Doria Teixeira de Camargo, “ O AVIADOR e seu tempo”

Passaram-se os anos e ficam as lembranças. Aconteceu no dia 22.AGO.1972  às 15:00 hs em Araraquara-SP um trágico acidente com um avião Cessna-140, o PP-DXA pilotado pelo conhecido Professor de artes plásticas Luiz Carlos Dória Teixeira Camargo. Voando rasante com seu Cessna em passagens baixas pelo ginásio da Vila Xavier Francisco Pedro Monteiro da Silva, onde entre outros ministrava aulas como professor de Artes Industriais, acabou colidindo com um poste de iluminação publica, vindo ao chão. A  aeronave com o impacto foi envolta em um grande incêndio. Populares conseguiram tirar o Professor Camargo da aeronave, já bastante queimado. Não suportou as queimaduras e no dia seguinte veio falecer na Santa Casa da cidade. Foi um trágico acidente que abalou toda a MORADA DO SOL.
Seu nome encontra-se homenageado em uma das salas de aula do Ginásio conhecido como "PEDRÃO" e em uma das ruas da cidade.
A Betty era aluna dele naquele ginásio da Vila e recorda com clareza do acontecimento, tendo corrido até o local junto com populares, pois residia próxima dali. Naquela época eu ainda não estava em Araraquara-SP, mas fiquei sabendo da noticia lá em Jaboticabal-SP.
Quando vim para Araraquara-SP definitivamente, em 1974, exercer as funções de Piloto na extinta Construtora Igaraçú Ltda, voando um Cessna-182P SKYLANE do ano 1974, o PT-KAZ, meu primeiro emprego na aviação executiva, conheci o irmão do Professor Camargo, o também piloto advogado Dr. Antonio Carlos de Camargo. Contou-me do ocorrido, mostrou-me fotos e inclusive num fim de semana estivemos lá no local onde aconteceu o acidente.
Recentemente nos encontramos e eu pedi a ele as fotos do irmão e do avião para que pudesse com sua autorização publicar no meu blog, o que ele fez prontamente, após consultar a família. Assim sendo, na tentativa de resgatar um pouco dessa história, aqui estão as preciosas recordações do VÔO SOLO do Professor Camargo e do próprio irmão Antonio Carlos de Camargo.
O Professor Camargo como era conhecido na aviação, brevetou-se pela Escola de Aviação do Aéro Clube de São Carlos-SP e depois passou a voar no saudoso Aéro Clube de Araraquara-SP durante a Campanha Nacional da Aviação. 
Adquiriu o Cessna-140 PP-DXA em parceria com o irmão Antonio Carlos de Camargo e voavam juntos. O Dr. Antonio Carlos havia se brevetou em 1958 pela Escola de Aviação do Aéro Clube de Penápolis-SP e continua voando até hoje. O incrível é que o Instrutor de Vôo do Antonio Carlos, o PEDRO VIRNUEL GARCIA PINHEIRO,”Pinheirinho” como era conhecido, anos depois veio para Araraquara-SP e foi um dos primeiros instrutores do antigo Aéro Clube de Araraquara-SP.
Durante esse período o Dr. Camargo já teve dezenas de outros aviões e recentemente adquiriu um EMB. CORISCO PT-NOK, o qual está passando revisão geral, IAM- Inspeção Anual de Manutenção e VTE- Vistoria Técnica Especial. Em breve estará no nosso convívio, voando a sua mais nova aeronave. Está dando continuidade ao que o irmão e professor mais gostava, que era voar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário