quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mithiê Enoki, a primeira mulher aviadora de Jaboticabal-SP.

Nos anos 80, além de exercer as atividades de Piloto Agrícola na Usina São Martinho em Pradópolis-SP, durante a entre safra ministrava instrução teórica e pratica na Escola de Aviação do extinto ACJ- Aero Clube de Jaboticabal-SP. Foi nessa época, em que todos os Aero Clubes estavam bombando de alunos, que conheci o Miguel Argentino, apaixonado por aviação, o qual como garimpeiro começou a comprar vários aviões. Seu sonho, constituir um TÁXI AÉREO com sua esposa Mithiê Enoki. Ela de família Jaboticabalense, se inscreveu no ACJ para obter a licença de PP-Piloto Privado naquela época.  Tive então o prazer de ministrar toda sua instrução de voo. Foi uma exemplar aluna, muito dedicada e caprichosa. Começando voando no Piper J-3C PP-RZA, onde ela se destacou, conseguindo obter o seu tão almejado Brevet.
O ACJ teve a honra de ter em seu quadro a primeira e única mulher jaboticabalense brevetada na entidade.
Daí para frente não parou mais. À medida que o Miguel ia adquirindo as aeronaves, eu ágora amigo da família, ia ministrando instrução para ela. Adquiri uma confiança muito grande no seu desempenho e ela mostrou depois, com o decorrer do tempo sua capacidade fora do comum. Voou praticamente todos os aviões da família, desde Pipers PA-18,Paulistinha, EMB Corisco aspirado e turbo, Citabria, diversos Skylanes e até um Piper bimotor AZTECA.  Realizou grandes navegações a partir de Jaboticabal-SP/SDJC para Goiania-GO, onde residiam e depois para o Pará. Ela viajava com as crianças pequenas. Chegou a fazer navegações de mais de 06:00 horas de voo  naquela época em que não existia o GPS, com um dos EMB. CORISCO TURBO, asa afilada com 07:00 horas de autonomia. Uma verdadeira e nata aviadora, sem medo, tranquila e muito confiante com personalidade serena. 
Lembro-me ainda que naquela época o Checador que a examinou na prova final de voo para obtenção da licença PP, em tempos do saudoso DAC-Departamento de Aviação Civil, foi o Cmte. Edmir Antonio Gonçalves com voo de avaliação técnica em Itápolis na antiga pista de terra. Ela o surpreendeu durante o voo com as manobras perfeitamente realizadas e eu me orgulhei disso. O Cmte. Edmir abandonou a Aviação Comercial onde galgou lugar de destaque desde a TAM,VASP e GOOL e em sociedade com o Cmte. Josué (ex- também da Aviação Comercial) fundaram a maior Escola de Formação de Pilotos atuante hoje no Brasil, a EJ ESCOLA DE AVIAÇÃO de Itápolis-SP/SDIO, com base operacional em Jundiaí-SP/SBJD.
Além de voar a maioria dos aviões do Miguel que chegaram a passar de 15 exemplares, trabalhei profissionalmente para ele, no seu TÁXI AÉREO nas regiões do Garimpo. Inicialmente na base de Santa Teresinha de Goiás-GO, onde possuía mineração de esmeraldas. Depois em Tucumã-PA nos garimpos de ouro e finalmente no Castelo dos Sonhos-PA.
Foram anos de aventuras, momentos de muita felicidade,  que é impossível descrever aqui, tal a vastidão dos acontecimentos.
O garoto Gabriel, filho do casal Miguel & Mithiê  também foi meu aluno nas instruções de voo, iniciadas em um dos Piper PA-18 da família quando estive morando em Goiânia GO, o qual demonstrou nos seus 16 aninhos qualidade exemplares. Solou o avião com a maior facilidade e depois chegou a voar os demais aviões da família. Historias que são verdadeiras historias., escritas com "H" maiúsculos.
Hoje a aviadora Mithiê que acumulou centenas e centenas de horas de voo não voa mais. Cuida dos filhos  Gabriel, Erica e Luiz Miguel que já estão encaminhados profissionalmente, mas adora mesmo ficar com os netinhos. Acontecimentos da nossa vida onde nada é por acaso. Não tenho nenhuma receita para entender a vida. Nesse labirinto a gente acaba encontrando pessoas maravilhosas que marcam nossos momentos. Essa família nos marcou muito e eu como a Betty seremos eternamente gratos pelo o que fizeram por nós, num passado em que estávamos caminhando com muito sacrifício para construir nossa primeira casa, fruto de muita luta e muita labuta.
Tenho a certeza absoluta que tudo faz algum sentido na vida da gente. Cada qual constrói sua  filosofia de vida e para nós a melhor filosofia foi a amizade que conseguimos conquistar ao longo desses anos maravilhosos em que vivemos, mesmo achando graça de alguma coisa, bem com nós mesmos.
O tempo passou rapidamente, cada qual seguiu sua trajetória, seu destino e a distancia separou-me da família Miguel Villaverdi. Fui voar em outros rincões.  Nesse vai e vem da vida sem fronteiras, depois de muitos anos conheci por meio da Aviação Aerodesportiva o casal MAURO Moreira &Paula Enoki e nos tornamos verdadeiros amigos. Coisas do destino, a Paula é uma das irmãs da Mithiê e nós não a conhecíamos.
A ultima vez que nos vimos foi durante as despedidas por ocasião do falecimento do Miguel. Resolvemos marcar um Encontro para rever a Mithiê que hoje reside em um condomínio próximo a São Paulo-SP, quando ela viesse para a “CIDADE DAS ROSAS”. Ela veio para Jaboticabal-SP passar o fim de semana de 26/27 de outubro/2012 com o netinho, filho do Gabriel na casa do MAURO&PAULA, sua irmã. Convidados para o almoço e jantar de SAB/27 OUT, nós com muitas saudades fomos revê-la.
Foi muito emocionante, depois de tanto tempo encontrá-la. Passamos momentos alegres e descontraídos em família ali no Restaurante do Aeroporto no aeródromo SDJC do ex-ACJ, onde relembramos grandes momentos da nossa vida, afinal foi ali que tudo começou, velhos e bons tempos da instrução pratica de voo. A Betty também ficou muito feliz em rever a antiga Aviadora Jaboticabalense, nossa memorável amiga. Jaboticabal-SP tem muitas historias épicas que não podem ficar esquecidas.
As grandes inovações devem-se também em muito as mulheres, que são mais criativas. As realizações femininas na aviação hoje não são mais um fato curioso. Milhares delas estão voando. A Mithiê provou num tempo difícil que querer é poder. Para nós ela será Eternamente uma Grande Aviadora e uma verdadeira amiga. Escreveu sua parte na história por onde muitos homens não ousaram ir.
Parabéns Mithiê, vida longa e muita história para contar para os netinhos...
Abraços, Delfino e Betty.

Um comentário:

  1. Muito bem Cmte.Delfino! O meu Pai tambem foi brevetado pelo Aero Clube de Jaboticabal em 1943.Um Grande abraço. Durval Scutari Junior.

    ResponderExcluir