domingo, 4 de novembro de 2012

NUNCA SE VOOU TANTO.... Ano 2007 da Aviação Aerodesportiva em Jaboticabal-SP.

Acredito que o ano de 2007, antes da interdição do aeródromo de Jaboticabal-SP/SDJC, ocorrida em 2009, foi o ano que mais se voou a aviação aerodesportiva ali. Foi uma febre muito grande pela procura de ultraleves e aeronaves experimentais. O aeródromo tinha movimentos intensos onde grandes confraternizações aconteciam. Além dos voos locais de lazer e instrução, uma grande incursão de aeronaves num vai e vem entre Monte Alto-SP/SDMO e Jaboticabal-SP/SDJC. Quase não tinha espaço no céu naquele corredor.
Saudades daqueles bons tempos que certamente não voltam mais. Lembranças dos amigos, do recinto do Campo de Aviação brilhando. O De’Sagula  vulgo “Comandante Mergulhão” havia retornado do Araguaia com seu HIDROFLYER anfibio, o Mauro Moreira com seu PELICAN, O Daniel Polachine com seu Biplano RENEGADE, o Celso Calegari com seus TRIATHONS, o Dr. Iba com seu SUPER TRIKE, o Totó com seu KR, eu como meu anfíbio CORSARIO MK-3 entre outros tantos frequentadores do ACJ.




















































Hoje está tudo praticamente parado. Os hangares fechados, o céu está triste, a pista impraticável, só funcionando o AEROBAR, Point Gastronômico . Por lá voam ainda alguns pássaros solitários que   arriscam alguns voos. Acho que até as aves que ali viviam foram embora pela tremenda tristeza. Ver o verdadeiro abandono que acontece, onde o mato está invadindo tudo, como que se aquele patrimônio publico, cenários de grandes festas e memoráveis acontecimentos fosse terra de ninguém. Aqui ficam as fotos que registraram os bons momentos daquela época áurea, 2007..















Monte Alto-SP/SDMO passou pela mesma crise. O pessoal amante da aviação de lá, liderados pelo amigo e companheiro Cmte. Celso Calegari,  construtor de aeronaves, com a ajuda da Prefeitura Municipal e dos membros da Associação Aerodesportiva Montealtense conseguiram realizar as reformas necessárias exigidas pela ANAC - Agência Nacional de Aviação, para adequação do aeródromo de acordo com a nova legislação e continuam abertos ao trafego publico, voando com toda liberdade. Quem quiser chegar lá será bem recebido. Até os que tem Dor de Dente...
Enquanto isso, aqueles que sempre acreditaram na futura liberação do aeródromo Municipal de Jaboticabal-SP/SDJC para pousos e decolagens, estão fazendo melhorias nos seus hangares, como é o caso do Mauro Moreira entre outros.
E assim caminha a humanidade. O Mauro Moreira continua a construção da sua aeronave experimental RV-7, enquanto o biplano RENEGADE do Cmte. Daniel continua sem voar, encostado num canto do hangar para tristeza geral e o aeródromo entregue ao mato.

Um comentário:

  1. É lamentavel como a aviação nesse pais não vai pra frente!!!
    Desde as grandes empresas ao pequenos aero clubes onde as prefeituras não dão apoio...
    Dinheiro aqui apenas para o futebol!!!

    jrprodelta@hotmail.com

    ResponderExcluir