sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Nos Anos 60 da História da "CIDADE DAS ROSAS"...














































Nos anos 60, assíduo freqüentador do Campo de Aviação do Aero Clube de Jaboticabal-SP/ACJ de uma forma ou de outra, consegui realizar com os pilotos daquela época alguns vôos locais, passeios panorâmicos pela região. Ajudei a lavar muitos aviões nos fins de semana, varrer o hangar, molhar as arvores em troca de alguns vôos inesquecíveis. O meu primeiro vôo aconteceu com o saudoso Cmte. Ovilson Carnio nos fins dos anos 60, pilotando o monomotor Piper Cherokee-140, o extinto PT-DDW, o qual acabou em um grave acidente nessa época, vitimando a morte do Cmte. Beto Merenda na lagoa da Usina São Martinho em Pradópolis-SP. Voei também com o Manoel Gonzáles, o conhecido Mané Kilowat, cujo apelido vinha do seu trabalho na manutenção de motores, transformadores e demais equipamentos elétricos naquela ocasião. Tive a sorte e o privilegio de voar também com os saudosos instrutores de Monte Alto-SP, Cmte. Ivo Álvaro Thiezerine que guardava seu Cessna-140 PP-DYT e o Red Stinson PP-DUC no hangar do ACJ, bem como o Cmte. Izidoro Nunes que praticamente todos os finais de semana estava por lá. O meu ídolo na época era o Instrutor do ACJ: Ernesto Elvino Biancardi o qual depois de muitos anos, em 1979 foi um dos meus Instrutores no Curso de Aviação Agrícola no extinto CAVAG do CENEA- Centro de Engenharia Aeronáutica na Fazenda Ipanema em Ipero-SP. Tempos bons, inesquecíveis, gloriosos fragmentos da vida real.
Tudo era muito romântico e nostálgico estar com o pessoal daquela aviação dos Anos Dourados das nossas vidas. Nossos heróis aventureiros que faziam a aviação com amor, dedicação e muito carinho. Pena que as câmeras fotográficas daquela época não tinham o poder de hoje, pois eram ínfimas suas qualidades de resolução e captação, ainda que mesmo em Branco&Preto ou com as primeiras Kodaks Estamacolor coloridas. Mesmo assim não deixei de registrar boa parte desses acontecimentos épicos. Fiz muitas fotos aéreas da nossa querida Jaboticabal, a inesquecível "CIDADE DAS ROSAS", onde boa parte de sua história presenciei no convívio da minha família e dos meus amigos daquela época. Assisti ao ultimo filme apresentado no saudoso CINE POLYTEAMA, “O CORVO”, cujo filme termina em um grande incêndio num Castelo e na madrugada do dia posterior mal imaginávamos que o CINE POLYTEAMA fosse envolvido em um trágico incêndio que colocou fim no seu destino, tendo sido totalmente destruído pelo fogo incontrolável.
Voando no CAP-4 PP-HJM com o Cmte. Mané Kilowat consegui fazer na teimosia algumas fotos aéreas na city com meus ínfimos recursos, com minha câmara fotográfica não apropriada para cenas aéreas. Vivenciei a construção do Ginásio de Esportes batizado “O Botinão” em homenagem ao Prefeito Alberto Bottino, bem como a construção da Praça 9 de Julho no Centro Comercial e da Concha Acústica. Lembro-me da Sorveteria Iris, do Bar do Agostinho 24 horas no ar com o melhor Bauru de Carne da região, do Bar do Japonês com Lanches de mortadela na chapa, da Panificadora Lusa Brasileira, do Valenti, Panificadora Berchieri, Nhocancer, Foto Alexandre, Foto Fuji, Foto Studio Pepito Rami, Tonani, Zocca, Joagar, Casa Pavanelli, Casa Quaranta, Casa Walter, Banco Econômico da Bahia, Commind, Chaveiro Galvadão, Casa Capputo, Pigalli, De Bonis com sua saborosa groselha e vinagre Oriental, Macarrão Veradino, Casa Nito, Casa Murakami, Paulo Enoki Secos e Molhados, Casa Lerro, Biondina com suas típicas batidinhas, do Bar do Perillo, do Café Piemonte, do Cine Municipal e Rivoli, da Petisqueira, do Jaboticabal Atlético, do Conjunto OS BOLSSISTAS, dos Jornais O DEMOCRATA onde comecei escrevendo minhas primeiras reportagens e crônicas, do Jornal O COMBATE, da Agremiação Gomes Puchini, Estação Ferroviária, Rádio PRG-4, do Prédio dos Padres, do Coreto da Praça, Fonte Luminosa, do Restaurante Progredior, do extinto Clube Jaboticabal e de muitas coisas marcantes nesse período de transformação. "CIDADE DAS ROSAS", quem viu quem te vê. Pena que tudo isso muito bonito e glamoroso não tenha o reconhecimento dos atuais dirigentes dessa mega cidade que foi um dia no cenário dos grandes e gloriosos acontecimentos, que só os antigos moradores podem testemunhar com saudades daqueles bons tempos de liberdade.
É muito triste ver esse Campo de Aviação, esse mesmo local onde foi um aeroporto que acabou se transformando em um aeródromo e que por certos tramites e incompetências de alguns aliados a desentendimentos particulares acabaram deixando interditar esse espaço cultural, cartão de visitas da cidade, palco de grandes acontecimentos que marcaram história de uma cidade pioneira. Dali partiu muitos aviões carregando esperanças, trazendo vida, conquistando os corações, incentivando os jovens aviadores, homens de hoje que ainda amam aquela terra. Saber que desde 2009 aquele espaço/SDJC está interditado pela ANAC aos aviões e outros objetos voadores, por ter encontrado inúmeras irregularidades. Isso é muito constrangedor e muito triste ao mesmo tempo, pois os próprios políticos não tiveram os mesmos pulsos que os jovens do passado tiveram para manter aquele local cheio de Asas e de Sonhos. Basta dizer que o glorioso ACJ- Aero Clube de Jaboticabal-SP sucumbiu,fechando suas portas ao sonho de muitos jovens jaboticabalenses.
Tudo é muito simples, mas os antiaéreos acham e não querem que isso aconteça. É uma pena, uma lastima deixarmos a situação ir para o brejo dessa forma. Alguns tostões do dinheiro publico poderiam ser utilizados para sanar essa grande lacuna na história de um Campo de Aviação que não pode morrer dessa forma, por falta de homens de iniciativa creio eu, que só lamentam, mas não tem a coragem de lutar por uma causa tão nobre como essa. Quem sabe ainda o conceituado Prefeito Municipal coloque o seu coração diante da razão e pela sua bondade devolva esse lugar espetacular ao povo dessa linda cidade que não merece ser penalizado pelos erros dos antepassados. Que Deus abençoe e ilumine o atual dirigente da minha Terra Natal, a querida e inesquecivel CIDADE DAS ROSAS" e nos devolva o direito adquirido de ir e vir pelo céu...esse céu que é de todos.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Today is My Day...





























































A vida é uma coisa engraçada. Depois de passar tantos desafios e continuar vivo é uma dádiva de Deus. Muitos se foram por muito menos. Tenho a consciência dos riscos pelos quais passamos inerente da nossa profissão sem mudar o destino das coisas. Tive muitos colegas que mudaram seus destinos por uma razão ou outra, mas a vida continuou e cada qual seguiu seu caminho. E a minha continua firme e forte, apesar de alguns tropeços, algumas pedras no caminho. Nem sempre está tudo Visual/VFR. Existem muitas condições adversas/IMC em que somos medidos com provações, mas tudo passa e as coisas vão fluindo com tanta rapidez nesse terreno bastante irregular em que caminhamos cheio de esperanças. Confesso que tive dificuldades e não foram poucas, mas fui agraciado com muitas vitórias que nem mesmo consigo acreditar, principalmente quando só tinha uma fraca luz no fundo do poço. Com muito trabalho e dedicação consegui chegar ao dia de hoje(31/JAN/2012), quando acabo de ganhar um troféu de 58 anos de vida e 40 de aviação e me vejo tão realizado pelos amigos e familiares que essa vida maravilhosa me deu. Agradeço do fundo do coração todos os amigos que se lembraram do meu dia, mensagens recebidas poelo Fórum da ABUL (www.abul.com.br) , por e-mails diretos, por telefonemas e mensagens pelo celular. É isso que faz a gente seguir em frente. Não vou citar nomes para não pecar no esquecimento de algum, pois foram tantos. Quero que saibam que todos vocês moram no meu coração. Meu muito obrigado por fazer parte da vida de vocês. Desejo a todos boa sorte e bons vôos sempre. Alguns não conseguiram falar diretamente comigo, pois estava voando a serviço, tendo pernoitado em Uberlândia-MG/SBUL, também longe da família. Coisas da vida de aviador.
Foi muito grande a minha surpresa nesse final de semana que se passou quando amigos resolveram comemorar meu aniversário, já que a data correta, 31/JANEIRO, seria na terça-feira e estaria voando para Uberlândia-MG a serviço.
Arte dos amigos do coração, Paulinha Enoki & Mauro Moreira que reuniu amigos secretamente e marcou um churrasco que a meu ver seria o 22º Churrasco Experimental Hangar Delfi’s em Matão-SP/SDLY. No fim com direito a bolo e tudo mais, ganhei esse carinhoso presentão dos amigos.