quinta-feira, 8 de março de 2012

Ultimo Adeus a estimada mestra em Física, Maria Zélia Fulachi...







Muitas pessoas passaram por nossas vidas e outras ainda vão passar. Ao longo da nossa jornada terrena, nossos professores, nossas professoras, nossos mestres e mestras, nossos amigos, nossos companheiros. Todos eles sem distinção foram importantes para nós, pois fizeram parte do nosso cotidiano. Estiveram de uma forma ou de outra ao nosso lado, nos ensinando, nos amparando, fazendo companhia. A vida é assim mesmo, um grande aprendizado, uma grande batalha de muitas vitoria e poucas derrotas.
Cada qual acaba seguindo seu caminho e a distancia, uma lei da natureza acaba separando as pessoas. Uns permanecem estáticos e outros seguem dinâmicos em movimento constante pela profissão escolhida. A própria física explica. Ocuparam por um espaço de tempo, um lugar no espaço, depois partiram, mas certas pessoas que fizeram parte das nossas vidas a gente nunca esquece, apesar do tempo e da distância. Se elas foram importantes para nós, nos ajudaram em alguma coisa sem pedir nada em troca, essa são pessoas de bem que jamais morrerão nos nossos pensamentos e na nossa gratidão eterna.
Eu que tive tanta dificuldade para entender os princípios da física sofri um tanto para compreender os mistérios dessa ciência tão complexa aos meus olhos de jovem pensador do futuro na minha juventude como estudante, numa época em que se não fossem nossos abnegados e dedicados professores jamais iríamos entender patavina alguma. Entre grandes mestres que tive ao longo da vida, sempre algum se destaca pela dedicação que tiveram por mim. Maria Zélia Fulachi Polachini foi uma grande e dedicada mestra cheia de vocação, cheia de sabedoria, simplicidade e amor pelo o que gostava de ensinar com carinho e paciência. A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo, mas para a professora Zélia era o último resultado da sua experiência em Física, a derradeira força que impulsionava seus elevados conhecimentos nas diversas teorias físicas, matéria que tanto amava e procurava transmitir aos seus alunos sem muita cobrança, fazendo com que as pequenas cabeças pensantes conseguissem pelo menos captar sua mensagem aparentemente tão complicada em misteriosos cálculos numerários e gráficos poderosos, que no fim se tornavam um tanto esclarecedores. Ajudou-me muito nos Delta T, quando sofri para entender algo que ela me ensinou e nunca mais consegui esquecer. E olha que não foi fácil colocar na minha cabeça que só pensava em aviões e queria prematuramente entender da aerodinâmica, confundindo com a teoria da relatividade nos seus conceitos básicos de movimento, trajetória e referencial. Eu que achava antes que a matemática era difícil e complicada, a física nem se fala, mas a Zélia tinha um jeito especial de explicar as equações que fazia com que os alunos tivessem interesse na sua aula, o que era maçante acabava tornando-se agradável e deixava de ser misterioso aos olhos do entendimento.
O tempo passou como tudo passa. Crescemos e partimos cada um seguindo sua vocação, seu ideal, mas as boas recordações ficaram e de alguma serventia foram para nós.
Fui amigo por pouco tempo do seu irmão, o Flavinho Fulachi que partiu prematuramente para a Eternidade junto com o inesquecível também amigo de infância, o Luiz Carlos Polia. E por acaso do destino, anos depois, acabei conhecendo o filho da Zélia, o Daniel Ricardo Fulachi Polachine ingressando na aviação e nos tornamos amigos. A vida tem dessas coisas. Acaba pregando algumas peças na gente.
Hoje não resido mais na “CIDADE DAS ROSAS”, mas recentemente amigos de Jaboticabal-SP, nossa Terra Natal contaram-me do falecimento da nossa querida professora Zélia Fulachi, mãe do Cmte. Daniel, que a muito não a via. Isso entristeceu muito acho que a todos os Jaboticabalenses. A cidade perdeu uma grande mestra. Ela também partiu um tanto jovem, aos 63 anos, no dia 07.02.2012, com a certeza de ter cumprido sua árdua missão aqui na terra, passando seus ensinamentos a milhares de alunos que a terá eternamente no coração. Afinal a vida é Tempo, Intervalo de Tempo, Espaço e Variação de Espaço e isso ela nos ensinou muito bem. Hoje estamos aqui e ágora, amanhã só Deus sabe. Fique com Deus Zélia. A nossa gratidão pelos seus ensinamentos que são eternos e ninguém nos tirará. Tenha certeza, você nos ajudou muito. Valeu a sua rápida passagem por nossas vidas, onde deixou grandes exemplos. Jamais será esquecida pelos seus alunos, seus amigos, seus entes queridos.

terça-feira, 6 de março de 2012

Carnaval-2012 na Pousada da Limeira (Serra da Canastra-MG)







































































































































































































































































































Quem não conhece, mas já viu falar não deixa de ir. Quem foi se apaixonou. Quem vai uma vez quer voltar sempre. E nós que vamos há muitos anos na Pousada da Limeira-MG (www.pousadadalimeira.com.br), sempre arrumamos um bom motivo para voltar. Ir de avião nem se fala. E não poderia ser diferente. Estivemos nós de novo curtindo o visual da Serra da Canastra com os amigos nesse Carnaval de 2012. Estivemos lá em quatro aviões e encontramos por lá com mais quatro aviões de amigos também amantes da Pousada da Limeira e da Serra da Canastra-MG. Foram dias inesquecíveis que valeram o Encontro. Aquilo é um pequeno pedaço do paraíso, um lugar abençoado por Deus, tão atraente e tão nostálgico. Os que ali estiveram pela primeira vez, ficaram encantados e já estão contando os dias para voltarem lá. Tudo por conta da hospitalidade mineira, da culinária da Dnª Zuita, do carinho dos seus funcionários, do coleguismo caprichado pelo receptivo Cmte. Whainne e sua irmã Sueli, proprietários da Pousada. Curtimos como sempre muitos passeios pela Serra, utilizando da Toyota e da caminhonete Strada da Pousada. Fomos presenteados por Deus pelo final de semana prolongado de Carnaval com muito Sol e pelos magníficos vôos pelo Parque Nacional da Serra da Canastra-MG, como a ida e a volta com tempo bom para nossas navegações. Cada qual veio de um lugar. Encontramos pessoas que não estavam nos nossos planos, mas que se tornaram nossos grandes amigos. Valeu realmente. Em breve estaremos voltando para passar um maravilhoso fim de semana com o amigo Whainne, sua família, seus funcionários(as) pois é muito bom sempre estar lá e fazer parte dessa família maravilhosa que no fundo do coração, pelo carinho acabou sendo nossa própria família.