sábado, 5 de maio de 2012

Próximos Eventos...

Entre os próximos eventos do calendário de Encontros aviatórios divulgados pela ABUL- Associação Brasileira de Ultraleves(http://www.abul.com.br/  teremos:

Maio / 2012
5/5/2012 31° TURMA DO CURSO DE GPS COM CMTE JEOVAN
Aeroclube de SP SP
12/5/2012 RANGO E PAPO DE HANGAR DO KILO TANGO
Florianópolis SC
12/5/2012 FUMAÇA 60 ANOS - PORTÕES ABERTOS
Pirassununga SP
20/5/2012 10° ENCONTRO DE AEROMODELISMO DE MATÃO
Matão SP
24/5/2012 EAB 2012 - EXPO AERO BRASIL
São Jose dos Campos SP
Junho / 2012
7/6/2012 12º ENCONTRO NACIONAL DE ULTRALEVES
Luiz Eduardo Magalhães BA
15/6/2012 11ª GUAXUPÉ AEROFEST
Guaxupé MG
16/6/2012 IV ENCONTRO EM JAGUARA DE ULTRALEVES
Sacramento MG






terça-feira, 1 de maio de 2012

Com a palavra, o PEDRÃO aqui da Terra...

Com a palavra, o PEDRÃO aqui da terra...
Pelo Fórum da Abul(www.abul.com.br)em 30.04.2012,por: Pedro Zanchetta, ESCpC #33

Ainda não está devidamente esclarecido porque São Pedro lá do céu não cumpriu nosso acordo operacional. Pela primeira vez, a Aeroleme teve que ser cancelada devido ao mau tempo. Mas não vai ficar em branco. A diretoria da ALA pretende realizar a Aeroleme 2012 mais adiante, no meio do ano. Vamos aguardar...
A chuva incessante no domingo impediu a vinda das aeronaves mas não deteve o pessoal que veio de automóvel. Um número considerável de amigos compareceu e assim rolou um animado churrasco com muitos chopes e bate-papo.

A todos que vieram voando no sábado/28-ABR, de carro no domingo/29-ABR, ou que não puderam vir,mas se inscreveram, nosso muito obrigado pelo prestígio ao nosso humilde evento. A gente se vê por aí!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Quem somos nós ?


Como os trilheiros que caminham com suas mochilas, os motociclistas com suas motos, os jipeiros com seus jipes, os ciclistas com suas bicicletas nos fins de semana e feriados ao encontro dos Encontros com os amigos, para uma cerveja gelada e um bom papo, nós voamos com nossos aviões de lazer fazendo turismo, reunindo com os amigos e fazendo novas amizades. Cada um na sua e não muito diferente nos acontecimentos. Cada qual gosta do que faz e por isso somos felizes e plenamente realizados, Quando as condições meteorológicas que reinam em nosso meio se tornam problemáticas e nos colocam em risco mudamos nossos rumos. Assim sendo, cada qual fica no seu lugar de origem e curtem o tempo de descontração como podem. Em algum bar, pois já dizia os velhos aviadores: Tempo ruim, avião no hangar e pilotos no bar. Outros mais ousados e mais inteligentes, que estão vivos até hoje para contar história diriam: O tempo está ruim, quem está no chão fica quieto, pois tem muita gente lá em cima louca para descer.

Como mais uma vez não deu para voarmos com nossas maquinas que possuem limitações como nós ficamos por aqui. O Mauro, Paula, Hélio Gardim, fazendo churrasco no hangar do Mauro em Jaboticabal-SP/SDJC. O Celso Calegari, a Rosa, os familiares e amigos em Monte Alto-SP/SDMO curtindo a chuva, a frente fria, degustando uma suculenta feijoada,depois um bolinho de fubá, tomando o milagroso remedinho para dor de dente. O Waldomiro e a Fátima curtindo a casa de campo na Ilha Bela tomando bons vinhos e apreciando deliciosas massas. O Osmar Pan com o amigo Gardenal e a família em Sampa assistindo a corrida de formula Indy na TV tomando tremendas cervas geladas e escondidos da chuva. O Luiz Benedetti na África correndo de Leões a caminho de Bombain acertou em cancelar à meses a ida para Leme-SP. O Cmte. Pedro Zanchetta tomando uma cervejinha sem álcool e os amigos organizadores do 5º AEROLEME, rezando e pedindo ao São Pedrão do Céu por uma trégua no aguaceiro que estragou toda festa. E nós aqui na Morada do Sol/SBAQ curtindo uma caipirinha e muita cerva, degustando uma picanha ao forno a moda campeira A La William Teles.
Assim é a vida. Às vezes cruel às vezes amena. Enquanto isso nosso amigo Cmte. Campistrano rolando no barro que impera sua futura área de lazer pela intensa chuva que cai torrencialmente na região. Preocupadissimo com a chegada do seu Boeing-737 da ex-VASP que está a caminho totalmente desmontado e as obras de terraplanagem e asfalto atrasada. Além dos compromissos assumidos com o transporte rodoviário da aeronave desde São Paulo-SP,Congonhas, com os canais de TV local, nacional e internacional que já estão na cidade, bem como jornais locais e da capital está muito apreensivo. Ontem (29/ABR) estávamos nós lá com ele, onde desesperadamente acabou cobrindo com 1.600 ms/2 de lona a área de terraplanagem inacabada, onde será realizado a concretagem asfaltica para fixação na aeronave no solo na esperança de não atrasar mais as obras. E a água continuou caindo forte judiando de todos noite adentro e ainda não quer parar hoje (30/ABR), o que prejudica os trabalhos arquitetônicos.
Amigo que é amigo não diz vá lá, mas sim, vou contigo. Logo mais estaremos com o Capi dando um apoio psicológico e ajudando-o no que for preciso para que seu sonho, cheio de obstáculos acabe concretizando no que pretende construir. Confesso que estamos preocupados com a preocupação dele. O tempo voando, os negócios apertando e a meteorológia não ajudando.
Enfim a vida é assim mesmo, quando esperamos que tudo estivesse indo bem alguma pedra aparece no nosso caminho. Os fortes como ele não desistem dos seus sonhos e apesar dos imprevistos ocasionais vão em frente. Temos certeza que o Cmte. CAPI com o apoio da sua esposa MARLENE, também uma lutadora de mão cheia, vai conseguir, pois é um batalhador. Quem os conhece sabe do que estou dizendo.
Logo o sol vai brilhar na vida desse casal e esses momentos de angustia e sofrimento vão passar como tudo passa e colherão os frutos desse ousado e magnífico projeto de vida.
Parabéns Capi e Marlene...
















Pouso na Fazenda Alto da Boa Vista, no agreste mineiro...

Para quem gosta de aventuras, pousar na Fazenda Alto da Boa Vista é uma verdadeira façanha. Ela fica prá lá de longe, nos cafundó de Minas Gerais, no grande Município de Medeiros-MG. É exatamente ali que se localiza a bonita fazenda da dupla "RUY e WILLIAM Teles", proprietários respectivamente da Oficina de Manutenção de Aeronaves Hangar-2 e Agroteles Aviação Agrícola de Batatais- SP, meus amigos particulares.
Quem se aventura pousar ali tem que ser bom de pé e de mão, como o jovem Cmte. William, piloto agrícola de profissão em plena atividade. A pista construída na encosta de um dos morros, um tanto acidentada pela declividade, cuja topografia é natural típica do terreno por aquelas bandas, onde a região assusta a primeira vista. Porém a pratica do pouso se torna dócil e seguro quando realizado morro acima e a decolagem é uma verdadeira operação caracteristica de porta aviões. Você não decola,você sai voando, quando a pista termina e o avião é lançado ao ar entre os vales. A visão da paisagem é fantástica vista dali, onde os morros desenham um quadro verde de magnitude maravilhosa e nostálgica entre o céu e a terra.
Adoro aventuras e ao longo dos meus 40 anos de aviação ativa (1972-2012), já vivenciei muitos momentos como esse. Sinto-me realizado plenamente quando ali estou voando, junto a natureza, Se o gado tropeçar ou escorregar morro abaixo, certamente acabará com ferimentos graves ou sem vida. Ali, logo depois do "Horizonte Perdido", a ALTO DA BOA VISTA é o palco da reconhecida Nascente Samburá. A nascente geográfica do Rio São Francisco que acaba cortando o sertão indo desembocar no mar. Local que se encontra preservado junto a natureza selvagem.
Dois homens, Ruy e William, que amam o que fazem e aquele lugar é a Vida das suas Vidas. O Zé Candinho com sua família, como é chamado é um verdadeiro e típico mineirinho pau para toda obra, que também ama o que faz, vivendo ali e administrando a fazenda na ausência temporária da dupla boa de fé. Tive o prazer de pousar ali inúmeras vezes, sempre na companhia do William e sempre que sou convidado a estar com eles, sinto-me feliz. Adoro o campo, a vida da fazenda e a pista que nos proporciona um meio de transporte rápido com o uso do avião, fazendo e trazendo o progresso para aquela região ainda virgem e cheia de mistérios, como é ainda para poucos que puramente vivem no pequeno povoado de aventureiros local chamado "Tragédia", em pleno sertão mineiro a poucos minutos da linda e convidativa BOA VISTA. É prazerosamente agradável passar algumas horas, alguns dias ao lado da família Teles quando estão na fazenda e não sabem o que fazer para nos agradar. Extremamente gratificante estar com eles, amigos a mais de trinta anos, os quais vivem também parte dos nossos sonhos, nossas aventuras, nossos bons e maus momentos, tendo como incentivo e encorajamento a aviação que continua firme  pulsando nos nossos corações.







Agradeço ao Ruy e ao William pelo prazer da recente viagem à Alto da Boa Vista na companhia deles. Deus abençoou com a natureza essa merecedora família que não mede sacrifícios e lutas para manter preservado aquele lugar, gerenciando o próprio sustento da fazenda, mantendo administrativamente o próprio sustento da propriedade, senão lucrativa, mas prazerosa e auto-sustentavel. Ver como eles tratam com tanto amor e carinho o Zé Candinho e família, que se tornam parte dos Teles é espetacular. Poucos fazendeiros tratam tão bem seus funcionários como eles e a recíproca é verdadeira. O Zé Candinho e a mulher amam aquele lugar onde vivem, vestindo a camisa da "Boa Vista" e defendendo aquilo com unhas e dentes. Comer um típico queijo que o Zé Candinho faz ali mesmo todos os dias com o leite que tira de algumas vacas, o verdadeiro queijo mineiro sabor canastra vale a viagem. Graças a Deus e a aviação temos muitos verdadeiros amigos. Não vou arriscar em enumerar todos, pois certamente cometeria o erro de citar algum e não são poucos, o que não ficaria bem. Todos sem exceção sabem quem nós amamos e consideramos de verdade.
A próxima e esperada viagem para a terra das aventuras da ALTO DA BOA VISTA, provavelmente será a bordo do Piper J-3, nossa histórica e lendária aeronave. Então até. Até o próximo pouso nas terras mineiras do sertão mineiro da Nascente geográfica do VELHO CHICO. Obrigado amigos por nos proporcionar momentos alegres e descontraídos no seio das suas famílias. Beijos no coração de todos. Dos amigos de sempre, Delfino & Betty, Aventureiros do Ar.