segunda-feira, 7 de maio de 2012

A ESQUADRILHA DA FUMAÇA que eu conheci...

Conheci a ESQUADRILHA DA FUMAÇA no fim dos anos 60 da minha infância e no inicio dos nos 70 da minha adolescência. Plena juventude, quando os aviões da Esquadrilha eram os lendários North American NA T-16 TEXAN. Anualmente, o extinto ACJ-Aéro Clube de Jaboticabal-SP,nos anos 60 e 70, realizava no Campo de Aviação a tradicional FESTA AVIATÓRIA por volta dos dia 16 de julho, data comemorativa ao aniversário da cidade. Era parte premiada do calendário dos Eventos Festivos comemorativos. A pequena, convidativa, acolhedora e carinhosa "CIDADE DAS ROSAS", "ATHENAS PAULISTA", "CIDADE DA MUSICA". Naquela áurea e épica época, quando ainda sonhava em ser aviador. Foi tão gratificante o primeiro e verdadeiro contato com a aviação, através dos dedicados pilotos integrantes da famosa "ESQUADRILHA DA FUMAÇA". Anualmente se apresentavam na cidade, interagindo com o publico e divulgando as portas de ingresso na carreira de piloto militar. Período difícil dos rígidos anos do regime militar, mas áureos anos da minha juventude sonhadora lutando pelo meu ideal.







                                                        
                                                           



Menino pobre do interior paulista com um sonho tão grande até para os pensadores daquela época. E assim, vivi lindos dias vivenciando esses belos acontecimentos aviatórios cheios de aspirações, com idas e vindas naquele Campo de Aviação, Teatro de grandiosos shows aéreos. Fiz uma estreita e verdadeira amizade com dois integrantes da ESQUADRILHA DA FUMAÇA, responsável naquele tempo pelo setor de Relações Publica da Esquadrilha, que tinha como Base Operacional o Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, quando o Estado era a Guanabara. Abnegados e dedicados pilotos, que correspondiam com os jovens daquela época, incentivando-os a seguir a carreira na aviação militar. Eram verdadeiros ases, nossos ídolos alados que serviam de aspiração para seguirmos em frente nos nossos sonhos de meninos. Imagino só quantas cartas escreveram e enviaram aos seus pequenos amigos, vivendo numa época em que o Correio era a ponte de ligação e as cartas ora manuscritas ou datilografadas, faziam o elo de ligação para o mundo dos amantes do voo. Hoje temos o computador, as fantásticas camaras fotográficas, a agilidade da Internet que é uma beleza, mas naquele passado cheio de dificuldades e muitas aventuras as coisas eram diferentes. Conheci naquela ocasião o líder da Esquadrilha, o então Major Aviador na época: Antonio Arthur BRAGA, paulista de 41 anos,7.661 horas de voo e 843 demonstrações e entre seus comandados, o Capitão Av: De CASTRO e Major Av:LUIZ GONZAGA DA COSTA LAND.
Meu eterno reconhecimento pela dedicação e carinho que tiveram por mim e por muitos outros meninos desse Brasilsão de Deus, aonde somente o avião chegava naquela brilhante época, trazendo junto com o estridente ronco dos seus motores radiais de 600 HP a esperança e o incentivo para aqueles que queriam aprender a voar. Meu primeiro contato com a ESQUADRILHA DA FUMAÇA foi diretamente com o Cap.Av. Cesar A. De CASTRO Silva que esteve voando na Esquadrilha, atuando também como Relações Publicas no Período: 1969 a 1971,
tendo falecido em 09/11/1971, durante colisão em voo. Ocasião em que o Major Av: Luiz Gonzaga da Costa LAND assumiu entre outras funções o cargo de Oficial do Centro de Relações Publicas do Ministério da Aeronáutica, fluminense com 34 anos, 3.407 horas de voo e 221 demonstrações.
Trocamos muitas correspondências ao longo desses maravilhosos anos das nossas vidas e como nada é por acaso, mais lá na frente, no ano de 1986 reencontrei com o já Coronel Av. LAND, Chefe da Divisão de Aerodeporto do antigo e extinto DAC-Departamento de Aviação Civil, já brevetado, como Piloto Comercial, Instrutor de Voo/IPE e voando como Piloto Agrícola/PAGR (1979-1989).
Apesar da grande iniciativa desses dois grandes amigos para seguir a carreira militar, segui na contramão da história, optando pela Aviação Civil, mesmo tendo estudado à finco e inscrito para os Exames de Seleção da EPCAR- Escola Preparatória de Cadetes do Ar em Barbacena-MG e na EEAER- Escola de Especialistas da Aeronáutica em Guaratinguetá-SP,tendo nunca prestando tais exames.


Ágora quando a ESQUADRILHA DA FUMAÇA que conheci na minha infância está prestes a comemorar seus 60º gloriosos Anos de Existência, com uma vasta programação festiva a ser realizada no atual ninho da Esquadrilha na AFA- Academia da Força Aérea em Pirassununga-SP nos dias 12 e 13 MAIO-2012, aproveito para homenagear os velhos amigos do remoto passado ilustrando essa matéria com antigas fotos feitas por mim, guardadas a sete chaves no meu Baú, bem como com as fotos divulgação da Esquadrilha distribuídas naquela época dos pioneiros NA T-6. Já que a historia permite, apesar do tempo que se passou, aproveito também para divulgar algumas das cartas/correspondências com o saudoso DE CASTRO e o LAND, que ficaram guardadas também com todo carinho por esse grande e inesquecível admirador. Pessoas, entre outras, que passaram por minha vida e deixaram um legado muito grande de incentivo e apoio que acabam sendo reconhecidas eternamente com a maior gratidão.