quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Está nascendo mais um RV-7...na CIDADE DAS ROSAS.


Atenção amigos Aventureiros do Ar está nascendo mais uma aeronave experimental. Trata-se de um RV-7 que está quase saindo da forma. Seus construtores, nossos amigos Cmtes:MAURO MOREIRA e seu filho CAIO ENOKI MOREIRA que a mais de uma ano estão trabalhando no esmerado projeto, item por item, detalhe por detalhe no maior capricho e sem pressa, para que tudo fique perfeitamente impecável.
Preparem-se, pois em breve a aeronave irá fazer seu voo inaugural e a dupla promete a maior festança na CIDADE DAS ROSAS. Aqui estão as fotos da aeronave em sua fase final com motor zerinho, tudo zero bala, inclusive os instrumentos, hélice e tudo mais. Dedicação é o que não falta.
Como o Mauro tem mais tempo disponível ele trabalha na construção do RV-7 quase todos os dias. Assim é possível vê-lo no seu hangar em Jaboticabal-SP, sonhando com o dia do voo inaugural que está bem próximo. É o Mauro quem diz que a Cidade das Rosas é o lugar perfeito para se morar com qualidade de vida, viver e voar....
Boa sorte aos amigos MAURO&CAIO, estamos torcendo pelo sucesso de vocês. Ficamos encantados durante a ultima visita que fizemos, visitando seu projeto no dia 22/SET-2012. Estamos torcendo por vocês e com certeza estaremos aí comemorando o DIA “D”



Perdemos o ENCONTRO de AMIGOS em Monte Alto-SP/SDMO,2012...


Contratempos fizeram com que não pudéssemos participar do Encontro de Monte Alto-2012. Realmente dezenas de aviões estiveram por lá na maior confraternização, onde teve de tudo, até remédio para dor de dente. Estamos tão perto, mas certos compromissos do cotidiano impediram nossa ida. Sentimos que perdemos uma grande festança deixando de rever os amigos. Os anfitriões, Celso Calegari e sua família, João e Laerte Ulian, José Giancotti, Vitor Hugo, o Mudinho e todos os demais integrantes da Associação Aerodesportiva Montealtense não deixaram por menos. Receberam todos de braços abertos.  Faço aqui uso das palavras do meu conterrâneo Dr. Capalbo, que além  McABUL é um apaixonado pela aviação aerodesportiva e está voando sempre que pode por puro prazer, aproveitando seus momentos de folga e esteve lá.
Veremos abaixo a postagem que ele deixou no Forum da ABUL (www.abul.com.br):

Resposta

186.204.182.63
1/10/2012 22:18:45
Monte Alto é um lugar especial. As pessoas da Associação Aerodesportiva de Monte Alto são as melhores possíveis- de uma simplicidade humildade e coleguismo impressionantes. O João Ulian , Laerte Ulian , Celso Calegari ,o Vitor Hugo neto do Calegari , José Giancotti , o mudinho , dentre todos outros me dão uma baita lição de vida cada vez que vou até lá . Mostram-me que para ser feliz basta a gente ir a busca dos nossos sonhos , ter uma vida simples e dar valor para as coisas que realmente importam. No sábado o Calegari estava recebendo os pilotos e mostrando o Triatlon muito bem construído por ele e a prova disso é que ele voa pra todo lado com ele (já conheci construtor de avião que não voa o que constrói - pode???) . No domingo ele estava com uma enxada arrancando mandioca debaixo de 30o C . Quem conhece um pouco da vida e das voltas que ela dá com certeza está entendendo a profundidade disso. Meus filhos voltam melhores de Jaboticabal e Monte Alto pelo convívio que tem com pessoas especiais. Ao pessoal de Monte Alto minha reverência. Continuem assim como são - não precisa mudar nada. Muito obrigado pela acolhida e por me tratar tão bem. Abs a todos. Capalbo 


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Relembrando os bons tempos do ACJ..............Anos,60 e 70 de uma vida...Bons Tempos , Velhos Tempos !


Meus anos 60 e boa parte dos anos 70 passei dias lindos e maravilhosos mergulhado no fantástico mundo da aviação proporcionado pelo extinto ACJ – Aéro Clube de Jaboticabal (SP) no Campo de Aviação, por nós meninos chamado assim naquela época. Ali com meus 14, 15 e 16 anos arrisquei os primeiros voos com aeromodelo, construído com madeira leve de caixas de maçã. Conheci os garotos da minha época, os quais ficaram meus amigos pelo resto da vida. Como eles, parti um dia perseguindo meu ideal, voltei algumas vezes e parti de novo no mundo da aviação e assim é a vida, as lembranças, as doces recordações vão ficando.
Quando se tem vocação e você faz realmente o que gosta tudo se encaixa, tudo dá certo. Antigamente para se formar um PP-Piloto Privado gastavam-se muitas vezes dois anos. As coisas eram difíceis e a instrução era ministrada por velhos aviadores com muita experiência de vida e de voo em pequenos aviões sem muito recurso. Dizia-se que o piloto acabava ficando bom de pé e mão. Havia muitos aviões pequenos chegando para voar, nessa febre, uma verdadeira corrida, as fazendas estavam sendo abertas por esse Brasil todo e o avião era a ferramenta fundamental nesse contexto. Você deixava a sua Escola,feita no Aéro Clube e algum avião já estava te esperando, para fazer horas de voo, ganhar experiência e ir em frente. Naquela época do regime militar e do extinto DAC- Departamento de Aviação Civil ligado ao Ministério da Aeronáutica, as coisas não eram fáceis, mas aconteciam normalmente.
São momentos que não voltam mais, apenas ficaram nas lembranças e nas fotografias que fiz naqueles áureos dias de sonhos. O pouco dinheiro que tinha gastei com as maquinas fotográficas, filmes e revelações. Troquei certos passeios por algumas horas agradáveis junto aos aviadores e os aviões, escutando histórias que jamais esqueci e me serviram de aprendizado, compartilhado das aventuras daqueles pilotos aventureiros em pleno regime militar. A aviação estava engatinhando é nós voávamos pau e bola, arco e flecha como diziam os antigos. Nosso GPS era a nossa companheira BUSSOLA na regra de três:  Tempo, velocidade, distancia e vento.
Agradeço a Deus por ter nascido na promissora “CIDADE DAS ROSAS”, onde tudo foi possível graças às facilidades que ela proporcionava naquela época áurea da aviação que ali existia sem mistérios. Os homens daquela época também voavam por amor e sabiam transmitir seus conhecimentos aos mais jovens e ousados, sem fazer pano preto.
Aprendi a voar, passaram-se 40 anos(1972-2012), só fiz isso: Voar, voar, voar e sou feliz assim. Aqui registrado está um pouco da minha história fotográfica.
O avião era e é parte da minha vida até hoje. Isso vem da vocação desde pequenino. Nasceu comigo e lutei por isso, não por interesse, mas sim por amor, dedicação, carinho e realização pessoal, lutando contra todos os obstáculos e contra os imprevistos. Aqui está parte das fotos que resgatei na certeza de que um dia teriam muito valor para mim e para os meus amigos. 
Sonhei deitado na grama, apreciando os aviões que descortinavam garbosamente pelo azul do céu da minha querida Jaboticabal-SP, sentindo o cheiro da gasolina de 80 octanas que vinham em latas e depois as de 100 octanas em tambores, coada no velho chapéu de camurça para separar a água e as impurezas, protegendo nossos motores, garantindo nossas vidas.
Quanta coisa linda aconteceu naquele Campo de Aviação. Bons tempos, Velhos tempos...que não voltam mais..
Viver os Sonhos mais lindos faz parte da vida de todos. ACJ, quem te viu e quem te vê hoje...mas as esperanças de um dia melhor aí estão por chegar..A cidade merecer resgatar tudo isso e o povo muito mais.