sábado, 12 de janeiro de 2013

AERO CLUBE DE ARARAQUARA-(ACA) dos anos 50 e 60 e depois, 1995 - Novos tempos...

O Aero Clube de Araraquara-SP (ACA) dos anos 50 e 60 ficou no saudosismo. Havia naquela época homens dedicados, verdadeiros aviadores em plena Campanha Nacional da Aviação dando asas à outros tantos. Nunca se voou intensamente, quando os recursos eram tão ínfimos,tendo sucumbido durante uma intervenção do DAC. Reaberto nos anos 90, após anistia dada a todos os Aéro Clubes pelo próprio DAC – Departamento de Aviação Civil ( Hoje ANAC- Agência Nacional de Aviação), graças a luta de alguns abnegados araraquarenses e outros aviadores, que sentiram a necessidade do ressurgimento dessa gloriosa entidade. Temos o orgulho de ter participado do movimento pró-reabertura e por termos sidos os principais elementos para reativação do ACA e orgulhosamente participado da 1ª Diretoria dessa entidade (1995-1996).
Os princípios adotados no passado nada têm a ver com o atual ACA que está hoje em plena atividade no aeroporto estadual Bartolomeu de Gusmão/SBAQ em Araraquara-SP. O baú do tempo guardado num porão da ávida memória de alguns, mesmo envelhecido e empoeirado preservou boa parte dessa história. Poucos sabem a verdadeira história dessa saga, mas nós que fizemos parte de um singular elo dessa ligação sabemos, preservamos e cultivamos aquilo que os pioneiros fizeram e que de forma alguma pode ser esquecido. Isso tem um valor incontestável não só para nós, mas para o povo araraquarense, quando a maioria tenta esquecer o passado, sem valorizar aqueles que lutaram e fizeram para que os de hoje desfrutem os frutos da arvore inicial plantada por nós.
O saudoso ACI ALVES DE LIMA foi o 1º Presidente do ACA por ocasião da reabertura em 1.995 e estivemos ao seu lado compondo a diretoria, acreditando nele, que era remanescente interessado, vindo dos anos 50 e 60, quando esteve presente e participativo na entidade e conhecia bem toda história daquele brilhante passado. Teremos aqui e ágora o prazer de revê-lo em uma das fotos resgatadas daquela época e in memorian agradecemos o que fez pelo ACA. A maioria desses homens corajosos e de fibra já partiu para a Eternidade, mas deixaram um grande legado e estão vivos na nossa memória, eternamente morando nos nossos corações.
Os novos que chegaram sem dizer nada e que hoje aí estão precisam saber respeitar e conhecer melhor a historia, principalmente nessa época em que acontece a mudança de diretoria. Nada caiu do céu ou aconteceu na bacia das almas.  O trabalho foi árduo e só conseguido sucesso com a ajuda dos Deputados amantes da aviação: ROBERTO MASSAFERA e MARCELO BARBIERI (Hoje Prefeito Municipal da Morada do Sol/Araraquara-SP no seu 2º mandato), bem como com a incontestável ajuda dos vereadores: José Porsani, Joel Aranha e outros tantos. À luz do dia sumiram com a placa oficial da inauguração da sede social e da reabertura, do espaço doado pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo/Administrador do aeroporto Bartolomeu de Gusmão/SBAQ, transformando aquilo como parte de um alojamento e apagando uma linha da história, cujo documento oficial, o livro de atas desapareceu para o sempre, mas nós estivemos lá e somos testemunhas vivas desse acontecimento.

A Ata conjunta da oficialização do ACA e de OM- OS MEDIEVAIS, Escola e Equipe Civil de Paraquedistas em 26.AGO.1995 está guardada no velho baú.

Infelizmente nesse país parece que a memória é fraca. História é história e deve ser preservada.

2 comentários: