quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O salmão do Mauricio...

Quando chega o fim do ano, aparece o Mauricio com o seu tradicional Salmão, sua especialidade culinária feita em um ritual de três dias de preparação. É o único prato que ele faz bem e é apreciado por todos, mas para degustar esse salmãozinho é uma tristeza. Isso só acontece a cada 365 dias, no Natal ou no Réveillon quando ele e a esposa deixam Sampa e redescobrem as famílias e os amigos na Jabuka. Como não poderia ser diferente, o fim de ano chegou, o Mauricio apareceu, isso já era um sinal de Salmão a Vista....para felicidade nossa!
Tudo programado como o esperado, a passagem do ano deu-se na casa do casal Mauro&Paula com o filho Caio, os familiares e  amigos. Um requintado jantar comemorativo ao estilo LUSO-BRASILEIRO  onde cada um dos participantes levou um prato previamente prometido. Teve comida típica brasileira, italiana e japonesa para todos os gostos. O carro chefe foi o tão esperado Salmão Mauriciano que não deu nem pro cheiro. O pessoal devorou o peixão que não houve tempo para sacar uma foto. Não sobrou nem as azeitonas pretas chilenas, nem as cebolas caribenhas. 
Muito champanhe, muitos vinhos, uísque e as tradicionais cervejas fizeram os presentes vararem a noite até o despertar do Ano Novo com fogos de artifício, muitos abraços e muitas promessas. A cidade esteve em festa, o povo estava animado e nós não muito diferente. Felizes por estarmos entre os amigos, os familiares que às vezes pela correria da vida esquecemos o ano todo. Confesso que não sou apreciador de peixes e seus derivados, mas sou um dos devoradores do Salmão Light à La Mauricio, um misto de brasileiro e japonês.
Ágora é só esperar novamente a chegada desse fim do ano, rumo a 2014. Enquanto isso os salmões estão nadando livremente, longe da astucia culinária do Mauricio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário