segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A Saga dos Aviadores (Histórico do Aero Clube de Rib. Preto) de FERREIRA CARDOSO, Sérgio

A Saga dos Aviadores (Histórico do Aero Clube de Rib. Preto)
de FERREIRA CARDOSO, Sérgio
Ano: 2000
Nº de Páginas: 244 pp.
 
Editora: Legis Summa
As terras férteis de Ribeirão Preto, que produziram o ouro verde e riquezas, custearam a experiências de Alberto Santos Dumont, compartilhando, pois, a invenção do avião. Também naquela que foi denominada a Capital do Café surgiu a 1ª. Família Aviadora do Mundo, em 1.939, a família Marincek. Desta família, Hélio Marincek foi um menino prodígio, uma vez que, em 1939, com 14 anos, fez a rota Araguari-MG ao Rio de Janeiro, em vôo solo, com escalas em Ribeirão Preto e São Paulo.De outra parte, fizeram história Nelson di Giovanni, Arlindo Del Lama, Leite Lopes, Cláudio Probst Jung, Carício J. Silva e Leandro Di Giovanni. Este livro relata, portanto, com precisão, a história da aviação de Ribeirão Preto, citando os pioneiros, homens e máquinas, a fundação e a consolidação do Aeroclube, as diversas aeronaves que por aqui passaram. Por estar na região, um capítulo é dedicado à Academia da Força Aérea de Pirassununga – o Ninho das Águias e sede da Esquadrilha da Fumaça.
Autor: Sérgio Ferreira Cardoso nasceu em Pratápolis-MG, em 27 de janeiro de 1.969. Morou em Guaxupé-MG e reside em Ribeirão Preto, desde junho de 1.991. Desde cedo, manifestou a paixão pela aviação, tendo fundado, em Guaxupé, o Clube Juvenil de Aeronáutica e Astronomia. Ali também foi um dos fundadores do “Paraquedismo Guaxuclube”. Teve uma coluna fixa sobre aviação nos jornais “Correio do Sudoeste”, “Folha do Povo” e o “Jornal da Região”. Publicou artigos em diversas revistas sobre aviação. Além do presente livro, publicou “Manual de Vôo do Aeronca 0-58B”, “Vôos Pioneiros” .
 
O livro 
A Saga dos Aviadores (Histórico do Aero Clube de Rib. Preto), de autoria do SÉRGIO FERREIRA CARDOSO é um verdadeiro testemunho da história do Aero Clube e de seus aviadores. Vale a pena ser lido pelos amantes da aviação. É um documento histórico que retrata personagens que não mais estão no nosso meio, mas deixaram verdadeiros capítulos que retratam bons tempos.
Dessa época, doces lembranças do nosso saudoso amigo, Cmte. Otamar e o Fairchild do ACRP que ainda em plena condição de vôo foi trocado por um bimotor Seneca da FAB para ser preservado, estando hoje no Museu da Aeronáutica no Rio de Janeiro. Para ilustrar, fotos do avião e do Otamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário