segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Obra do Novo terminal de Passageiros no Aeroporto Estadual de Araraquara-SP,SBAQ.

O Aeroporto Estadual Bartholomeu de Gusmão/SBAQ, em Araraquara-SP em obras de construção do seu novo terminal de passageiros, iniciada o ano passado, foi incluído no novo Pacote do Programa de Investimentos em Logística Aeroportuária, visando o fortalecimento da Aviação Regional. No Estado de São Paulo, 19 aeroporto receberão os investimentos. Além de Araraquara(SP), Ribeirão Preto (SP) e RioClaro (SP) estão no pacote previsto.
Enquanto isso, o novo terminal de passageiros está em fase final com seus 1,7 mil metros quadrados, oito vezes maior que o antigo, com salas de embarque e desembarque de passageiros e cargas, lanchonete, quatro lojas, sanitários/ fraldários, locadora de veículos e outros serviços essenciais, além de uma grande área de estacionamento de veículos.
Os funcionários do DAESP- Departamento Aeroviário do estado de São Paulo, administrador atual do aeroporto, continuam na expectativa das melhorias.
No novo pacote de investimentos do Governo Federal está a ampliação da pista de pouso/decolagem e construção da pista de taxiamento auxiliar. Para isso a área que  anexa a pista de pouso sul já foi adquirida pela Prefeitura Municipal de Araraquara-SP, sabendo que é uma área essencial ao crescimento do aeroporto, tendo sido feita uma permuta com o proprietário municipalizando o espaço e garantindo os novos investimentos no setor.  
                                                                           A atual pista de 1.800 metros poderá ser ampliada dentro da quota de segurança para 3.000 metros. Com isso o aeroporto regionalizado poderá ser transformado operacionalmente também para cargas, tendo em vista sua localização no centro geográfico do estado de São Paulo, próximo as rodovias de ligação Norte/Sul, Leste/Oeste, com o entroncamento ferroviário que passa ao lado do aeroporto para escoamento das cargas. A empresa de Aviação AZUL LINHAS AÉREAS é uma das interessadas em operar no aeroporto, assim que as obras do novo terminal estiverem concluídas. 
 Oficialmente a AZUL não confirma a vinda, mas diz aguardar a nova homologação do aeroporto para iniciar as negociações e os voos regionais em Araraquara-SP , mesmo que o SBAQ seja transferido a iniciação privada, pois o mesmo está incluso na lista do DAESP para futura licitação juntamente com outros 27 aeroportos regionais administrados pelo órgão,  cujas concessões estão previstas para acontecer até 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário