terça-feira, 23 de julho de 2013

Nos tempos dos NA T-6

Nos tempos dos NA T-6
Os primeiros aviões militares que tive contato na minha infância, foram os North American T-6. Fiquei apaixonado por eles desde pequeno. O Ronco marcante do seu motor radial de 9 cilindros, 450 ou 600 HP de potencia marcaram presença nos céus do Brasil e na minha vida. Nos anos 60 e 70 foram os grandes treinadores os pilotos da FAB – Força Aérea Brasileira. Na Escola de Aeronáutica tinham lugar de destaque. E são assim considerados até hoje nos Estados Unidos, como Formadores de Pilotos.
               Naquela época eu residia em Jaboticabal-SP e inúmeras vezes eles estiveram sobrevoando a cidade, principalmente nos exercícios de navegação aérea em baixa altitude.
Era tão apaixonado por eles que tive o capricho de anotar em um pequeno caderno o numero FAB de cada um deles que conseguia identificar com um velho binoculo, comprado com as minha economias.
                           Quando podia, fugia de casa, matava aula e corria até o Campo de Aviação a uma distância de cerca de 08 Km para apreciá-los e quando possível conversar com algum piloto militar, que foram tornando-se meus verdadeiros ídolos alados. 
Bem próximo de nós, na Escola de Aviação Militar em Pirassununga-SP era o ninho deles.  
Recordo-me que os que eu vi voando com certa constância sobre a minha querida Cidade das Rosas eram os de treinamento, cor de laranja que vinham de Pirassununga-SP. Alguns deles até pousavam no nosso Campo de Aviação, junto do Colégio Agrícola, hoje Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UNESP em Jaboticabal-SP.  
                                            Mais encantado ainda fiquei, durante uma tradicional Festa Aviatória no dia 16 de Julho/data de aniversário da "CIDADE DAS ROSAS", quando a Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque, a ERA se apresentou com alguns NA T-6 nas cores verde oliva,  fazendo demonstração ao publico de ataque a obstáculos no solo.
                                                E da ESQUADRILHA DA FUMAÇA com seus NA T-6 nem se fala. Eram esperados anualmente pelos jaboticabalenses e quando vinham tomavam conta da festa. Sem Esquadrilha da Fumaça, sem Festa Aviatória, Jaboticabal em Julho estava esquecido.
Foi parte integrante da minha vida esses majestosos aviões. Cheguei a conviver com boa parte deles e dessa maneira tornaram-se os meus aviões prediletos. Vibrava de emoção aos escutar a sinfonia dos seus motores, ao tocar sua fuselagem, voando além da imaginação. Até hoje esse ronco inconfundível dos motores radiais P&W fazem com que eu volte no tempo e mergulhe num passado tão histórico e tão bonito, como eram as rosas da minha inesquecível cidade natal.
E o tempo passou, eu cresci e me tornei aviador, mas nunca consegui esquecer dos NA T-6 que amei tanto. Vim ter contato direto com eles mais tarde, quando já estava voando agrícola e a empresa para qual trabalhava adquiriu 05 deles em um leilão, vindo de Lagoa Santa-MG para o litoral, onde parte deles foram tristemente canibalizados para dar peças e componentes aos grandes aviões agrícolas THRUSH COMMANDER SR-600 HPda época, com os quais voava. O ultimo deles intacto que ficou na empresa era procurado pelos pilotos para alguns voozinhos repentinos pelo litoral. Outros vendidos para colecionadores e amantes de T-6.
Enquanto isso, outros mais sortudos comprados no leilão da FAB, continuavam fazendo seu Circo Aéreo e alegrando o publico, incentivando os garotos para a aviação. Marcaram história, cada qual a sua maneira de voar...

3 comentários:

  1. comte delfino: envio-lhe meus cumprimentos pelo seu trabalhoe seu amor pela aviação. Embora eu não tenha o seu curriculum vasto em aviação, tenho a mesma vibração, pois fui tambem na minha infancia conhecdeor do velho t-6 e seu ronco maravilhoso e consequentemnte veio a PAIXÃO por ele. Passaram-se varios anos e consequi me formar aviador, buscando um dia voar o sonhado T-6 , qeuestavam aqui no Rio(RJ)) em mãos civis. Consegui relizar o meu sonho em 1988 voando o PT-KVD. Mais frente voei outro matricula PT-KUX , que acabou acidentado com o Comete REDIG, que possuia outro T-6. Não volei depois mais os t-6's mas ficou uma saudade imensa. Ainda escuto o ronco do motor no meus ouvidos , suaves. um abraço de um compnheiro aviador e sonhador sempre. breno alves pinto-( formado no AEC. do Brasil-1981)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela página, gostei muito das fotos, o Texan é um dos meus aviões preferidos.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Delfino, que T-6 é esse todo vermelho em que o Sr. aparece na penúltima foto?

    ResponderExcluir