quarta-feira, 21 de agosto de 2013

NOSSOS HERÓIS DO “SENTA PUA” partiram para a Eternidade, deixando saudades...

NOSSOS HERÓIS DO “SENTA PUA” partiram para a Eternidade, deixando saudades...
O tempo é a razão da vida. Os anos voam e com ele vem a idade. Os nossos aviadores heróis da Segunda Guerra Mundial fizeram historia no Teatro de guerra nos céus da Itália. Eram os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça da nossa gloriosa FAB- Força Aérea Brasileira, jovens naquela época.
No pós-guerra, de retorno ao Brasil cada um seguiu seu caminho, fazendo brilhante carreira. Praticamente todos ligados a aviação. Tivemos a oportunidade de conhecer os últimos remanescentes desse famoso grupo, a Esquadrilha “SENTA A PUA”, por ocasião das homenagens prestadas a eles durante o BRO FLY IN de 2007, pela iniciativa do saudoso Cmte. Fernando de Arruda Botelho, idealizador do maior Evento anual, BROA FLY IN.
Esses heróis, que estiveram lá naquela ocasião foram alvo de grandes considerações. Os cadetes da AFA, orgulhosos não deixaram de retratar essa oportunidade, fazendo questão de estar entre eles.
Por sorte estivemos bem perto do saudoso Cmte. Rocha, que por ser de Araraquara-SP nos seus últimos tempos esteve vivendo aqui e lá em são Paulo-SP, sempre ligado aos conterrâneos e aos amigos aqui da MORADA DO SOL, tendo sido em ocasião oportuna homenageado como CIDADÃO ARARAQUARENSE.
O ultimo piloto herói sobrevivente do “SENTA A PUA”, o Major-Brigadeiro do Ar: Rui Moreira Lima faleceu no Rio de Janeiro-RJ na terça-feira/13-AGO, aos 94 anos. MOREIRA LIMA nasceu na cidade de Colina no Maranhão e aos 20 ANOS TORNOU-SE Cadete da Escola Militar do Realengo no RJ. Ingressou na FAB quando a instituição foi criada em 1941. Tornou-se um dos heróis da 2ªGuerra Mundial, tendo realizado 94 missões na Europa com o P-40 Thunberbolt. De retorno a pátria, foi Comandante da Base Aérea de Santa Cruz-RJ por um período. Escreveu o Best-seller “SENTA A PUA”, versando sobre sua participação e dos demais integrantes da sua Esquadrilha na guerra.
O celebre jornalista Guilerme Poggio em homenagem póstuma deixou claro em suas palavras que: “-O homem se fez mito. O mito grandioso, magnânimo, extraordinário. O mito guerreiro. O mito-herói. O herói-homem. Em cada linha do rosto com suas impressões do tempo, cabiam mais de mil histórias. Mas, história não morre. Herói não morre. Mito não morre. Nele, havia mais. Havia o olhar brasileiro, daqueles guerreiros da Nação que são lembrados indefinidamente. Se for certo que será sempre momento de evocar a sua memória, é fato também que, neste dia 13 de agosto de 2013, a Força Aérea Brasileira chora consternada, a perda do herói Major-Brigadeiro Rui Moreira Lima, aos 94 anos de idade, no Rio de Janeiro.”
Partiram também para a Eternidade, onde serão sempre lembrados como heróis o MEIRA e o ROCHA. No dia 03/MAR-2013 o Major-Brigadeiro do Ar: José Rebelo MEIRA de Vasconcelos, o também veterano da 2ª WAR faleceu aos 90 anos no Rio de Janeiro-RJ, tendo cumprido 93 missões de combate no Front com o 1º Grupo de Aviação de Caça (1ºGAVCA) nos céus da Itália , pilotando também avião Republic P-47D Thunderbolt, entre NOV-1944 a MAI-1945. O Brigadeiro do Ar, mais um dos nossos heróis de Guerra, por nós conhecido como Cmte. Fernando Correa Rocha, integrante do “SENTA PUA”, faleceu no dia 01 de abril de 2008, com 75 missões de combate na Europa durante a 2ªWAR.
Por Ricardo Bonalume Neto publicada na Folha de S.Paulo de 18 de agosto
LIVROS RELEMBRAM PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA 2ª GUERRA COM FRESCOR INTIMISTA
Um tesouro estava escondido nas gavetas de um piloto do caça americano P-47 Thunderbolt da II Guerra Mundial, o brasileiro Fernando Corrêa Rocha (1921-2008).
Sua filha o encontrou e agora saem publicadas as cartas que Rocha enviou ao Brasil durante o treinamento nos Estados Unidos e o combate na Itália.
"Cartas de um Piloto de Caça", de Fernando Corrêa Rocha, Ed. Ouro sobre Azul
E outro tesouro, este já conhecido, ganha sua quarta e definitiva edição, revista pelo autor, outro piloto do 1º Grupo de Caça e seu principal cronista, Rui Moreira Lima.
Tive o prazer de conhecer pessoalmente os dois. Estudei com Rocha na Faculdade de Direito da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário