sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Lavando o BOEING 737-200, o PP-SFI...

                                                       
Nunca um Boeing foi tão bem cuidado como o Boeing 737-200, o PP-SFI do nosso amigo Cmte. Capistrano. Desde a aquisição dessa aeronave, o amor e o carinho pelo avião vem aumentando dia a dia. Preservado na sua chácara, chamada de Chácara do Aviador em Araraquara-SP, onde pretende construir um Centro de Eventos, vai ganhando melhoria e comodidades. Manter um avião desse porte não é fácil não só pelo aspecto financeiro, mas pelas dificuldades em manuseá-lo. Nada disso assusta o Capistrano, que nas horas de folga dedica-se em tempo integral na preservação do seu tesouro, o PP-SFI. Melhorias mil foram introduzidas para preservação desse exemplar. Entre elas, o árduo trabalho de lavagem da aeronave que se encontra a céu aberto, numa região onde ainda impera nas proximidades algumas ruas de terra que ocasionam verdadeiras nuvens de pó impregnando a aeronave.
Ele mandou construir um verdadeiro estaleiro para proporcionar acesso externo do avião, utilizando desse gigante instrumento para executar a lavagem, polimento e limpeza externa da aeronave. Conta com a colaboração de vários alunos do Aero Clube local e de funcionários da EMBRAER que contribuem graciosamente com os serviços de manutenção necessárias. Recentemente contratou um profissional para retrofitar todo painel da aeronave e detalhes na pintura externa. Estive participando de uma das ocasiões da lavagem do Boeing e vi o intenso sacrifício da moçada para dar um banho de brilho na aeronave. Aqui estão as fotos para ilustrar o acontecimento. Para visita ao Boeing, no momento é necessário um agendamento prévio com o Cmte. Capistrano, proprietário orgulhoso da sua aeronave.

A chegada do BOEING 737-200 da ex-VASP na MORADA DO SOL, repercutiu por todos os cantos. Inclusive a rua em frente ao futuro Centro de Eventos  a ser criado, recebeu o nome do pai do Cmte. Capistrano em homenagem prestada pela Camara Municipal e Prefeitura de Araraquara-SP.
O CAPI é tão caprichoso  que não gosta de ver a aeronave suja. Duas vezes por mês lava o avião, mas em breve as ruas próximas serão asfaltadas e amenizará a infernal poeira.
Depois de um intenso e exaustivo trabalho de lavagem do BOEING, nada melhor que uma pausa para um merecido almoço, ali mesmo na Chácara do Aviador, recanto do Cmte. Capistrano, do PP-SFI, da sua família e dos amigos.
E o trabalho continua, mas é muito gratificante para todos... Estar ali ao lado do 737-200 é sem duvida uma volta nostálgica ao passado, que graças a coragem do nosso amigo CAPI está sendo preservada.

4 comentários:

  1. Incrível!! Sonhei com essa cena diversas vezes ao ver as aeronaves da VASP 'largadas, jogadas' pelo Brasil. Parabéns!!! Espero um dia poder visitar.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico. Tenho loja de aeromodelimo e gostaria de montar uma loja temática, ou seja dentro de uma carcaça dessas. Saber dizer o tamanho minímo no terreno para receber a aeronave ?

    ResponderExcluir
  3. Que inveja desse Capistrano! Ter um 'Breguinha' no quintal de casa não é pra qualquer um!

    ResponderExcluir