segunda-feira, 2 de setembro de 2013

The First Fly Capt. MOA no Grumman AA-5 Traveler.........

E não é que ele é bom nisso... Conheci o Cmte. MOA- Moacir Franco Junior, nos anos 90, quando ele veio voar na mesma empresa em que estava voando. Convivemos bons momentos juntos e assim nos tornamos amigos. O sonho dele era bem maior que o meu e quando se tem um sonho temos que correr atrás dele. As suas aspirações estavam voltadas para a Aviação Comercial, almejando os grandes jatos e os longos vôos internacionais pelo mundo. Seu inglês já era bom naquela época, pra lá de perfeito. Havia morado algum tempo no exterior. Cargas d’água ele acabou saindo empresa aqui do interior, onde acabei ficando por 24 anos e voltou para sua metrópole, a Sampa. De VASP a TRANSBRASIL. Da TRANSBRASIL para BRA e da BRA para a TAM, onde está há algum tempo como Comandante Master de Boeing-767, em vôos internacionais, sua especialidade. E eu que achava que ele só sabia voar Boeing-767, por que a maioria dos Comandantes de grandes jatos comerciais acabam perdendo o pé e mão necessários para voar os nossos pequenos e singulares monomotores. Muitas vezes por falta de oportunidade para voar um Teco-Teco , ou mesmo por falta de interesse.
Mas quem tem raça, pujança e pedigree não perdem a mão e isso ele me provou por varias vezes quando esteve aqui nos visitando, voando meus monomotores.O Corsario MK-III PU-ELT, o CAP-4/BR PP-ZJD, o Cessna-182F Skylane PT-CAP e ágora o Grumman AA-5 Traveler PT-IIN. Realmente ele é bom e por isso está onde está. Humilde, solicito gentil e muito técnico desempenha um grande papel quando encara um pequeno bichinho, que demonstra dominar com destreza e proficiência  a mesma proficiência que tem no seu Inglês. Para nós seus amigos, ele é o Grande Captain MOA, International Pilot. E não é que ele acabou voando o meu PT-IIN, quando nos brindou recentemente nessa visita em Matão-SP/SDLY, durante a AEROFESTA-2013. Fizemos um voo, com sobrevoo a Jaboticabal-SP/SDJC e retorno a Matão-SP para um churrasco.
Vamos aproveitar o grande momento para matar as saudades e relembrar entre tantas ocasiões alegres e felizes que convivemos juntos, a visita do MOA em 06-07/OUT-2005 em nossa casa. Hoje, mesmo distantes estamos sempre juntos em pensamento. Uma amizade sincera e verdadeira, que por força do destino aconteceu  em nossas vidas. Entre tantos amigos que temos nessa aviação maravilhosa, Deus também nos deu esse grandioso amigo. Nada é por acaso, tudo tem um sentido...
MOA, você mora nos nossos corações. Boa sorte e bons vôos sempre...Até breve.............

9 comentários:

  1. Saudades do nosso lindo comandante junior!

    ResponderExcluir
  2. Caramba a última vez que vi foi a 50 anos atrás, quando participava do programa do pai Moacyr Franco, junto com o Guto e outra irmã acho que era Cecília não sei ao certo, época boa, lembro do bordão do quadro " O inteligência pai d'egua sô"

    ResponderExcluir
  3. lindo meu querido Junior, Deus o abençoe e o proteja nesta maravilhosa vida, juntamente com o Guto e o amado Moacyr meu cantor preferido. Família linda que conheci e acompanhava pela TV desde pequenos eu e voces.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus sempre esteja no caminho de vocês .Deus abençoe voces

    ResponderExcluir
  5. Nossa como o tempo passa sem perceber. Lembro dele no programa do pai, junto com o irmão Guto e a irmã Maria Cecília (1969).

    ResponderExcluir
  6. Parabéns filho do Moacir que Deus os abençoe sempre 🙏

    ResponderExcluir
  7. Vendo o Moacir Franco agora no Canal Livre e lembrando do Júnior e do Guto no programa do pai.

    ResponderExcluir
  8. Eu também lembro dos filhos do Moacir ainda pequenos. Qual o nome da pousada do Junior?

    ResponderExcluir
  9. Voltei para a minha infância... e lá estavam o Junior e o Guto. Éramos muito pequenos e estudávamos no Colégio Luiza de Marillac, em São Paulo.
    Tempos depois nasceu a Maria Cecília, cujo nome foi uma homenagem de Moacir Franco para a diretora dessa escola, que se chamava Irmã Cecília.
    Cenas dessa época se apresentam diante dos meus olhos tão víviidas e reais que é como se o presente e o passado fossem um só.
    Brincávamos e conversávamos no grande pátio do Colégio... quanta magia!!!
    Desejo, de coração, que ambos, e seus familiares, estejam bem e que Deus os abençoe infinitamente !

    ResponderExcluir