sexta-feira, 22 de março de 2013

Parabéns ao Cmte. FABRÍCIO RAMOS.

Nosso amigo, Cmte. FABRÍCIO ANDRÉ RAMOS DA SILVA comemora hoje (22/MAR/2013) mais uma primavera. Desejamos-lhe um Feliz Aniversario repleto de felicidades, com muita paz, saúde, amor e que tenha bons voos sempre ao longo da sua caminhada com tempo CAVOK. Que continue sendo esse amigo sincero e verdadeiro que é.
Parabéns.....Dos amigos Delfino&Betty
Amigos são essências da vida que a gente conquista. Eles chegam devagar por um motivo ou por outro e acabam ficando. São nossos mais preciosos bens. Quem tem amigos tem um tesouro e é mais rico que muitos milionários. Todavia, é possível que muitos deles estejam distantes de nós, mas estão sempre perto em bons pensamentos e se tornam insubstituíveis.

Para tal precisamos abrir um espaço de ternura no cotidiano apressado e difícil dessa nossa vida agitada, deixando sempre aberta a porta do tempo dos diálogos aos amigos verdadeiros. Acreditando na ideia de que a vida é um bem e que todos nós merecemos a felicidade e só seremos felizes se tivermos a satisfação e a alegria de estar com eles.

Não só estamos hoje, pensando positivamente e desejando tudo de bom ao nosso querido e estimado amigo Fabrício, mas em pensamento, tudo de bom também a todos os demais que estão alicerçadamente no nosso circulo de grandes amizades. FABRÍCIO, você é um deles................

terça-feira, 19 de março de 2013

Muitos se foram....mas a saudade ficou...........Anos Dourados do ACJ..

Muitos já partiram, mas a saudade e as boas recordações ficaram. Bons tempos, Velhos Tempos. Anos 60/70 das nossas vidas...Pena que os Bons Momentos não tem replay...O futuro de cada um dependeu do seu sonho............, pois nunca tantos deveram a tão poucos............
Somos o que somos graças a essa turma de abnegados aviadores cheios de esperança, dedicação, amor e comprometimento com o ACJ – Aéro Clube de Jaboticabal-SP, que nos deram a liberdade para voar, nos ensinaram os primeiros passos na nossa trajetória. Cada qual no seu tempo, no seu momento, no seu lugar. Lutas, conquistas e glorias que enalteceram essa turma de amigos dos anos 60/70 LIVRE PARA VOAR, guardados nas lembranças e no retrato que ficou envelhecido pelo passar dos anos.
Nesse momento, o elo entre a enorme emoção e as grandes recordações de um tempo que não volta jamais, são visões de um áureo passado entre flores, festas, alegria e felicidades e muitos voos. O mesmo céu, o mesmo ar, a mesma noite, tudo tem o sabor agreste daquilo que foi um dia um pequenino pedaço do paraíso. Teve a turma de 1940,1950,1960, 1970 e ai por fora. Minha turma é da década de 60/70................
Felizes daqueles como nós que foram abençoados pelos momentos e fragmentos dessa historia que ainda continua viva em nossos pensamentos. Hoje quando vou ao antigo Campo de Aviação, na época chamado Colégio Agrícola Patronal em Jaboticabal-SP (hoje Campus na UNESP), minha Terra Natal, para mim quase nada mudou, pois consigo ainda sentir o cheiro da relva, da grama úmida, da terra, do capim, das flores e da gasolina de aviação de 80 octanas.  Em um mergulho no passado glorioso consigo ainda ouvir os pássaros.  Não só o céu continua triste. O sol e a lua também. Às vezes quando consigo estar lá, sento na grama, distante de todos meus amigos de hoje que não tiveram a mesma sorte que tive de estar ali em outros tempos, com a aviação em plena atividade. Em poucos minutos mergulho no túnel do tempo e me vejo jovem, feliz, realizado. Cada pedaço daquele aeródromo que sofreu tantas transformações traz uma doce lembrança. Vejo ainda no pensamento os aviões daquela época estacionados ali, os aviadores, o publico circulando, as crianças brincando. Alguns até taxiando e outros no circuito de trafego como estivesse voltando. Um mergulho no passado da minha infância, adolescência e juventude, que nesse momento fundem-se na historia real da minha vida e da vida daquele lugar.
Ninguém mais que eu para sentir tanta falta desses doces e descomprometidos instantâneos, nos meus 59 anos de existência e 41 dedicados à aviação. Deixei esse Campo de Aviação no  inicio anos 70, onde tantos outros aviadores estiveram e me projetei no tempo e na distancia, criando o ápice da minha vida no horizonte da minha família. Hoje estou distante mas muito triste por ver a situação de pleno abandono  em  que se encontra o ACJ , o qual já foi Cartão Postal  e Porta de Entrada da cidade a mercê dos morcegos e das traças. Ninguém quer vestir a camisa,  devolver a liberdade de voar livre e solto, de ir e vir. Por que será que de repente o pessoal de lá passou a sentir esse desanimo. O que será que está acontecendo com a CIDADE DAS ROSAS?
Muitas vezes chego ali cheio de felicidade e de boas recordações e logo depois me abate uma tremenda tristeza ao enxergar coisas que não gostaria de ver. Em cada palmo daquele campo tem algo que me faz recordar. Eu enxergo, mas quem está comigo, principalmente os mais novos, não consegue ver e sentir a tristeza que sinto pelo abandono daquele recanto. Realmente não está tudo bem. Alguma coisa tem que ser feita. Penso ficarei aqui sozinho mais um pouco, mas logo quero ir embora.  A tristeza me abate. Posso ver, lembrar e recordar, mas voltar no tempo é impossível. Só mesmo a fértil imaginação que vive dentro de mim necessariamente consegue atingir as nuvens fazendo-me orgulhoso e poderoso dos meus pensamentos, cheios de imagens do passado. Um lindo passado...onde restaram somente as artísticas pinturas na parede dos últimos aviões que ali estiveram e que também deixam saudades...
Alguns acreditam que basta voar para fugir dos problemas, mas não é bem assim. Alguma coisa tem que ser feita.
Dessa Velha Guarda, dos anos 50 e 60, ainda frequentam até hoje o Campo de Aviação/SDJC do Aéro Clube de Jaboticabal-SP duas Velhas Águias, que ainda continuam com a chama viva da esperança de que um dia o aeródromo seja desinterditado. São os aviadores, do passado, do presente e do futuro: JOÃO DELALLIBERA e LUIZ ANTONIO CHERICHE (Totó).

segunda-feira, 18 de março de 2013

PRÓXIMOS AIR EVENTOS.......


Cmte. Fernando Corrêa ROCHA........Cidadão Araraquarense...

14 de Agosto de 2005 foi um dia festivo para Araraquara-SP. Como parte do calendário das festividades comemorativas ao aniversário da cidade, o Grupo "EU AMO VOAR", Prefeituras e Câmara Municipal, fizeram a justa homenagem de entrega do Titulo de Cidadão Araraquarense ao Cmte. Fernando Corrêa ROCHA, um dos integrantes da Esquadrilha "SENTA A PUA".http://www.sentandoapua.com.br
O texto abaixo é de autoria de MATEUS ROCHA, RAFAEL PERES e MARTA BOGNAR, o qual foi cedido pelo amigo Mateus para ser reproduzido aqui no blogger:
Araraquara, 14 de Agosto de 2005.
Tarde de sábado, 13 de agosto, céu extremamente límpido em Araraquara, nenhuma nuvem no céu. Incrível! Vento norte forte, agosto finalmente chegou, época de pipas e papagaios, época de “Eu Amo Voar!” Últimos preparativos, as barraquinhas de comes e bebes estão sendo montadas, alguns atrasados ainda chegam e a organização tem de arrumar um cantinho para eles, afinal, quanto mais, melhor!
Um silêncio, nem parece que se trata de um aeroporto, dá para ouvir a vibração das rajadas de vento gelado nas orelhas, mas um lindo Cheyenne III, já na final, interrompe os sons da natureza com seus motores turbo-hélice. Depois do táxi, é descoberto que o piloto tem plano de vôo para o dia seguinte, a decolagem está marcada para as 16:00h, horário de decolagem da Esquadrilha da Fumaça, espaço aéreo reservado, com toda a honra para aquele Esquadrão. Por incrível que pareça nada constava no seu Notam. Eis o primeiro problema a ser enfrentado.
Preparativos exauridos, palco posicionado, barraquinhas parcialmente montadas, tendas estendidas, espaço dos patrocinadores mais que guardados. Vamos esperar a noite dar espaço para o dia em que Araraquara terá oficialmente um novo filho, e que filho, nada mais nada menos que o Cmte. Fernando Corrêa Rocha, piloto de caça na 2ª Guerra Mundial pelo Senta a Pua, que receberá o título de “Cidadão Araraquarense”. Será o dia em que a cidade amará voar.
Chegada a madrugadora aurora, relógio desperta, coração acelerado, é dia de “Eu Amo Voar!”. Céu azul, a temperatura é agradável, mas o sol ficará forte, haja protetor solar!
O Aeroporto está movimentado, extra pista, o vai e vem é no estacionamento e nas áreas ao redor. São 7:00h da manhã, o Departamento de Trânsito presente. Guarda Municipal em seu posto, lá vem o caminhão do Corpo de Bombeiros. Mais comes e bebes chegando e, incrivelmente, novos atrasados. 7:30h, os paraquedistas começam a chegar, aos montes!
08:30h, um barulho de motor de baixa compressão, um ultraleve completamente carenado chega; seja bem vindo à festa! Logo em seguida um barulho de PT-6A, é o Bandeirante do 4º ETA, os Skydivers dão saltos de alegria!
10:00h, o Precursor, # 7 dá seu olá! Tudo em ordem, ele permite que o restante do Esquadrão decole do Campo de Fontenelle em Pirassununga. E eles chegam, como um bando de pássaros alegres, fazendo graça, acordando de vez a cidade, soltando nos céus a tão famosa fumaça que deu nome ao esquadrão, verdadeiros fios de prata que escapam pela saída de ar da turbina aquilatando o céu dissolvendo-se com o vento como se fosse uma ilusão, mas que fica gravado para sempre na memória de quem a contempla. Começa o Eu Amo Voar.
O querido Cmte. Rocha chega, acompanhado de sua esposa, D. Lélia, e é conduzido, imediatamente, ao saguão do aeroporto onde aguarda seus convidados, refrescando-se com um copo de refrigerante.
Os convidados começam a chegar, temos mais de 25 aeronaves espalhadas pelo pátio e gramado. A Marta e o Pedrinho, do Brazilian Wingwalking, chegam de carro, o Showcat, não pôde vir. Fernando Botelho faz uma perna do vento maravilhosa com sua relíquia de cor bordô, outros convidados também executam suas aproximações. Enfim, de carro ou de avião, eles vêm saudar o Cmte. Rocha.
Já são 13:00h, diversos saltos de pára-quedas foram feitos, eles não se cansam! Já está na hora da solenidade, agora o espaço aéreo é do Cmte. Rocha!
Sob a sombra de uma frondosa árvore, uma das poucas que sobrou no aeroporto, no palanque encontram-se diversas personalidades. O Tiro de Guerra presta suas homenagens e a cerimônia é iniciada com a música das músicas, o Hino Nacional, entoado enquanto os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, descem presos ao corpo de pára-quedistas.
Não há palavras para descrever como todos os presentes ficaram emocionados e felizes em ver a homenagem justa realizada ao Cmte Rocha, do Senta Pua.  Ele estava feliz, com todos os familiares reunidos, a esposa, as duas filhas, a neta Maria, netos e bisnetos, amigos e autoridades. Estavam presentes representantes de todos os segmentos importantes da comunidade civil e aeronáutica, pessoas que valorizam e reconhecem a importância deste nosso amigo herói, que tanto fez pelo país e quiseram contribuir para a sorte da cidade de Araraquara em recebê-lo como cidadão.
Após a cerimônia, onde o discurso do Mateus arrancou lágrimas até dos mais controlados, o Cmte. Mendes da AFA realizou outro discurso com a mesma repercussão.
Vamos agora às outras atrações. Mais pára-quedismo e uma apresentação de Kung-Fu, os jovens se divertem, a criançada não se cansa de pular no pula-pula e comer maçãs do amor, os pais, agraciados pelo seu dia, brincam com aviõezinhos de isopor com seus filhos. Tudo é lindo, bandeiras no céu, desfiles, policiamento, organização. Tudo perfeito!
Só falta a grande atração, o Esquadrão de Demonstração Aérea.
16:00h, 7 motores Pt-6 de 750 HP iniciam o canto lírico. O táxi é um balé e a decolagem uma revoada.
O povo vibra, câmeras são empunhadas, disparadas diversas vezes e a adrenalina sobe vertiginosamente. A apresentação da querida Esquadrilha não poderia ser mais oportuna e bonita. O céu estava lindo!"
E sobem os Tucanos para a escrita no céu, já com alguns cúmulos. Ao contrário do dia anterior, o sol, já baixando, confere maior comodidade, o dia estava quente! A Esquadrilha, liderada pelo Maj. Tolosa, desaparece, ficamos apenas com as emocionantes músicas que compõem a trilha da Esquadrilha. Mas já aparecem e vêm a grande altitude e, passam por uma nuvem enorme e ligam a fumaça sincronizada: “Araraquara 188 anos”. Que emocionante! O aniversário da cidade é só na próxima semana, mas a Morada do Sol recebe do “Eu amo Voar” seus cumprimentos.
Agora o show chega ao clímax. Iniciam-se as manobras a baixa altura, a fumaça agora é dourada devido à cor do sol, os fios prateados que saíam pelo escapamento da turbina, pela manhã, agora ficam dourados, isso sim é que é banho de ouro! O Tucano parece um cometa, deixando sua cauda sobre o público, emocionando a todos, arrepiando a espinha, provocando gritos de espanto, admiração, aplausos e assovios. É uma festa; uma benção! As crianças nos ombros dos pais, os namorados de mãos dadas, às vezes um abraço surge por parte da moça, quando há um cruzamento duplo, outro quando parece que o avião não sairá de um parafuso, e um beijo quando completam a manobra do coração.
O EDA agrada a todos. São especiais. Os melhores! O show acaba e eles pousam sob sol poente, power-off, o silêncio impera. No ar, o cheiro de admiração. Nos rostos do público e dos pilotos, os sorrisos estão estampados. É hora dos autógrafos, é na camisa, no boné, na revista do próprio Esquadrão, debaixo da respectiva foto do piloto, nas agendas das mocinhas, em todo lugar! É um abraço no garotinho que amou o show. Quem sabe devido a esse dia, não se tornará, no futuro, um membro deste Esquadrão? A multidão ainda cerca os pilotos que, humildemente e com toda paciência, ainda atendem a todos. – Uma foto, por favor? – Mas é claro!
O sol se põe, o espaço aéreo é liberado, os convidados começam decolar. Um Beech King Air 350, sai para pista, o Cheyenne III, agora está de portas abertas, talvez sua tripulação e passageiros aproveitaram para assistir o show.