sexta-feira, 26 de abril de 2013

UM MERGULHO NO TEMPO. Campo de Marte-1971...

Aqui está um mergulho no tempo, de volta ao passado da minha historia, acompanhando o deslocamento dos acontecimentos através de imagens fotográficas feitas por mim, numa época sem muito recurso, em película Branca e Preta e com frágeis maquinas fotográfica. Como parte importante da minha adolescência e juventude tentei encontrar um meio de registrar momentos importantes, na esperança de trazê-los um dia de volta. A imagem fotográfica tinha muito sentido para mim, pois aprendi a conviver com elas desde pequenino. Minha mãe adorava fotografia. Não importou como, pois os recursos de que dispunha às vezes falhava, mas isso demonstra hoje com o passar do tempo que saímos de uma época para outra. Com uma só razão, tudo numa questão de segundos do que se passou ao longo dos anos, numa data incerta do passado para o futuro, guardando episódios do cotidiano registrados nas imagens resgatadas e posteriormente guardadas a sete chaves pelo seu valor incontestavelmente histórico.
Nunca consegui ficar longe de uma maquina fotográfica como se dizia no passado e graças a elas coleciono imagens dignas de arquivo das minhas viagens, dos meus memoráveis acontecimentos antigos. Viagens duradouras que permanecem vivas até hoje nas lembranças influenciadas pelo imaginário coletivo, como tema principal o avião. Apaixonado pela aviação desde pequeno vislumbrei enquanto não conseguia minhas asas, penetrando nesse meio temático de total interesse e pura curiosidade, que poderia ser descrito e analisado hoje como a historia visual do tempo. Motivo pelo qual intitulo esta postagem como o MEU TÚNEL DO TEMPO, onde consigo ir e voltar de um lado e de outro com a mais avançada e mais justa serenidade. Posso dizer e provar, estive lá, graças a fotografia que guardei. É uma verdadeira viagem ao passado que deixa saudades principalmente quando notamos que com o passar do tempo, vemos que muita coisa mudou através dos anos, como os costumes, a tecnologia que evoluiu e o próprio comportamento saudosista. Como são as coisas e nada acontece por acaso, muitas pessoas passam por nossa vida e deixam além das boas lembranças a saudade.
Em 31 de janeiro de 1971 iria completar 17 anos. O Exercito Brasileiro estava fazendo convocação para voluntários ao quadro de paraquedistas militares do Regimento Santos Dumont da Brigada Aeroterrestre do Rio de Janeiro RJ. A idade mínima era 17 anos a ser completada até 05/Janeiro/1971.  Fiz minha inscrição na Junta Militar que funcionava em uma sala da antiga Prefeitura Municipal de Jaboticabal-SP, com o secretário da Junta, Fernando Palazzo. Ocasião que comentei com ele exatamente sobre a minha idade minima que estaria incompleta, mas ele me assegurou que por causa de apenas alguns dias não haveria problema algum. Arrisquei me inscrevi e fui. Inicialmente a seleção seria na Cava do Bosque em Ribeirão Preto-SP, mas de ultima hora acabou sendo transferida para o Ibirapuera na Capital São Paulo-SP. Para lá parti de ônibus, onde durante a conclusão do Exame de Seleção Física descobriram no final que eu só completaria 17 anos no fim do mês e por esse motivo, apesar de ter passado em todos os testes da primeira seleção e estar entre os que iriam embarcar para o RJ, fui desligado.
Havia um paraquedista militar que estava aplicando as provas de nome Coronel PRADO senão me engano, o qual tentou me ajudar na aceitação pela minha idade, mas o conselho administrativo não abriu mão.
Como estava próximo de um fim de semana, aproveitei para uma visita ao Campo de Marte, para fazer um safári fotográfico e para lá fui. Assim pude fazer algumas fotografias por lá e elas aqui estão. Voltei para minha Cidade Natal/Jaboticabal-SP frustrado, onde acabei fazendo o Tiro de Guerra como voluntario junto à turma de 1953, anterior a minha, e o Curso de Paraquedismo Civil no CPJ- Clube de Paraquedismo de Jaboticabal-SP reaberto por nós em 03 de maio de 1971. Em 1972 iniciei na aviação pelo Aero Clube de Jaboticabal-SP (ACJ) na parte teórica  do qual guardo doces recordações de um tempo maravilhoso e cheio de dificuldades apesar do regime militar, mas muito gratificante.Acabei concluindo o meu curso de PP-Piloto Privado na Escola de Aviação do Aero Clube de Marília-SP e dai para frente só foi alegria.. 
Quarenta e dois anos se passaram como um passe de magica. Inacreditável  porém verdadeiro o MEU TÚNEL DO TEMPO. As fotos acima foram feitas com uma camara fotográfica daquela época. Uma KODAK RIO-400 e eu posso dizer que tive uma relíquia dessas. A primeira camara fotográfica lançada em 1965 pela KODAK Brasileira, em homenagem aos 400 anos da cidade do Rio de Janeiro. Como o filme era em carretel de papel colado ainda com saliva após o uso, película em B&P e só tinha 12 exposições, foram poucas as fotos obtidas naquele inesperado momento com a minha memorável Rio-400.

terça-feira, 23 de abril de 2013

ENQUANTO ISSO...Nas Asas do AERO BOERO...

Estive recentemente em Franca-SP com os amigos do Hangar-2 Manutenção de Aeronaves de Batatais - SP: Rui,  Willian  e Sebastião Boquinha visitando o AERO CLUBE DE FRANCA-SP, o qual está passando por uma grande reestruturação, corajosamente firmada nos ideais da nova diretoria. Cujas dependências totalmente reformadas e integradas ao novo conceito de ensino aeronáutico estão uma joia. Graças a generosidade dos amigos de lá, pude testar o novo simulador de voo,  que em breve após vistoria técnica e aprovação da ANAC, estará disponível aos seus associados e alunos.
Curiosamente, logo na entrada da sede social um adesivo chama a atenção até mesmo dos mais distraídos.E aí está o AERO BOERO....fazendo sucesso.  

Enquanto isso, tenho amigos no AÉRO CLUBE DE FRANCA-SP que SÓ ANDA COM AVIÃO AERO BOERO.

DURVAL vende seu SKYRANGER...

O nosso amigo DURVAL está vendendo sua aeronave EXPERIMENTAL SKYRANGER. Se alguém estiver interessado em mais detalhes, entrar em contato como ele.
Grato
Durval
71-96704132
______________________________________________________
Ultraleve SKYRANGER ano 2008 horas voadas 109 hs
Valor R$ 85,000,00
Motorização Rotax 912 80 cv + Helice IVO Prop
Aeronave pouco voada, sempre hangarada,  com painel completo:
- Rádio Icon A200
- Tranponder
- GPS Garmin 296 com Argzimo
- 2 Tanques extras nas Asas
________________________________________________________

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Hoje Niver do CHIQUINHO GALINDO....Parabéns...

Grande Chiquinho Galindo. Felicidades para você por este dia tão especial que é hoje, o seu aniversário. Parabéns. Que possa ter muitos anos de vida abençoados e felizes, e que esses dias futuros sejam todos de harmonia, repletos de paz, alegria, saúde, amor e que seu coração esteja sempre em festa para que possa conquistar todos os seus sonhos.
Hoje e sempre você merece muitos abraços
Parabéns grande amigo, feliz aniversario.
Abraços, Delfino e Betty
Com certeza hoje vai ter chopes no PINGUIN em Ribeirão Preto-SP. Acabamos de chegar de viagem e não vamos poder estar lá para cumprimentá-lo pessoalmente...Parabéns...