sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Nós fizemos o pára-quedismo em Jaboticabal-SP nos anos 70 e 80 das nossas vidas...

                   Fomos pára-quedistas em uma época difícil, utilizando de velhos pára-quedas que depois de descarregados eram cedidos para os Clubes de Pára-quedismo Nacional, para incentivo da pratica e difusão do esporte. Eramos felizes e não sabíamos. Hoje as coisas mudaram, o esporte evoluiu e encareceu demasiadamente.
Naquela época saltávamos por amor e pela liberdade, fazendo daquela atividade tão gratificante o nosso hobby.
Escrevemos história nos céus da nossa querida CIDADE DAS ROSAS e levamos o nome dela aos mais variados rincões, demonstrando nossa capacidade na realização dos saltos aerodesportivos.
O tempo passou muito rápido, os anos 70 e 80 das nossa vidas se foram, mas ficaram as doces lembranças de um tempo que não volta mais. Apenas as fotografias já envelhecidas conseguiram retratar os momentos alegres e felizes vividos naquele Campo de Aviação, chamado ACJ- Aéro Clube de Jaboticabal-SP. Aqui elas estão para jubilo de todos nós.
Decolagem do CAP-4 PP-HJM do AC.Jaboticabal-SP, com o Piloto: SEBASTIÃO VITA e o PQD: DELFINO,1971.
                                       PQD. DELFINO e o PILOTO: SEBASTIÃO VITA, AC.Jaboticabal-SP,1971
Treinamento Abertura de Reserva durante um Salto Semi-Automático (SAT), Salto Enganchado, Delfino, 1971,ACJ.
   1º Salto QUEDA-LIVRE, 1.000mts, PQD: DELFINO, 1971 ACJ
Instrutor COSTA FILHO e PQD: DELFINO, embarque para o 1º Salto QL-Queda Livre, CPJ - Clube de Pára-quedismo  de Jaboticabal-SP no ACJ,1971
DELFINO,1971.Aterragem no alvo, após salto QL,Jaboticabal-SP
CPJ no ACJ em 1971.
CPJ - Clube de Pára-quedismo de Jaboticabal-SP,1971
Pára-quedista IGNÁCIO, Equipe de Terra no solo: DELFINO,1972
Pedreira Dr. Fontes, Jaboticabal-SP 1972
Iniciando com o Hiper-Sustentado PARA-COMMANDER, 1972, CPJ: DELFINO e HIDE

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Só os pára-quedistas não voaram...

No dia 22 de julho de 1973, a convite da Prefeitura Municipal de Dumont-SP, a  Equipe de Pára-quedistas Desportivo Civil do CPJ- Clube de Pára-quedismo de Jaboticabal-SP, liderada pelo Instrutor-COSTA FILHO e pelo pára-quedistas: ALBINO,DELFINO,HIDE e IGNÁCIO estiveram presentes naquela cidade participando das comemorações do centenário de nascimento de Alberto Santos Dumont (1873-1973). Entretanto as condições meteorológicas reinantes naquela ocasião impediram a realização dos saltos de demonstração que estavam previstos para acontecer. Com o tempo fechado e nuvens baixas, precipitações ocasionais e o teto ( altura que vai do solo a base das nuvens) na faixa de 400 mts impossibilitaram os saltos. Dentro da vasta programação do evento,  o aeromodelismo, um girocoptero, o Balão de ar quente TRUFFI, que transportou simbolicamente a 1ª mala postal aérea naquela ocasião e os helicópteros Bell-47 da Base Aérea de Pirassununga-SP voaram.
Foi gratificante estar ali naquele dia festivo, pois tivemos a oportunidade de conhecer  a heroica aviadora ADA LEDA ROGATO. Foi ela a primeira mulher brasileira a realizar um salto de pára-quedas comandado ( com abertura manual em queda-livre) aqui no Brasil, levando em consideração o seu grande papel na aviação nacional com os seus não menos famosos raids aéreos pelo Brasil e pelo Mundo.
Apésar da chuva fina que não deu tregua, passamos bons e inesquecíveis  momentos ao lado da ADA ROGATO, do Comendador VICTORIO TRUFFI e do antigo Comandante SARAIVA, entre outros tantos personagens civis e militares que ali estiveram presentes.
Ada Leda Rogato, pioneira da aviação no Brasil, nasceu em São Paulo-SP em 22 DEZ 1910 e faleceu também em São Paulo-SP em 15 NOV 1986. 
Foi a primeira mulher a obter licença como pára-quedista, a primeira volovelista (piloto de planador) e a terceira a se brevetar em avião em 1935 . Também se destacou pelas acrobacias aéreas e foi a primeira piloto agrícola do país. Voando em aeronaves de pequeno porte e – ao contrário de outras famosas aviadoras – sempre sozinha, a fama nacional e internacional cresceu a partir dos anos 1950, graças à ousadia cada vez maior das proezas, que fizeram dela um aviadora internacionalmente conhecida e respeitada.