domingo, 20 de julho de 2014

NAVION TWIN da JP. Martins Aviação em Araraquara-SP

 Pela segunda vez eu tenho o prazer de ver de perto uma raridade da aviação chamada NAVION TWIN CAMAIR-480. Um curioso bimotor leve da aviação antiga, que hoje pertence aos Jaboticabalenes proprietários da JP. MARTINS AVIAÇÃO, representante da linha PIPER Aircrafth para o Brasil.
Nas duas vezes que a aeronave veio a Araraquara-SP/SBAQ para abastecimento eu estava no aeroporto e pude fotografar a aeronave.
  


  
O NAVION nasceu nos Estados Unidos na década de 1940. Era um monomotor asa baixa, com trem de pouso retrátil para 01 piloto e 03 passageiros. Mais tarde foi construído pela Companhia Aeronáutica RAYAN e pela Steel Corporation. Foi concebido como uma aeronave que combinava  perfeitamente com o boom do pós guerra esperado na aviação civil naquela época, uma vez que foi projetado ao longo das linhas gerais, derivado em varias versões e pela mesma empresa que produziu o North American P-51 Mustang, consideramente uma das melhores aeronaves de combate na época da guerra. A companhia Aeronáutica RAYAN adquiriu o projeto em 1948 e construiu cerca de 1.200 exemplares do monomotor ao longo de três anos seguintes. Alguns deles utilizado com treinadores. A companhia CAMAIR dos Estados Unidos converteu o monomotor para bimotor como avião utilitário na década de 1950, dentro de um programa para melhorar o desempenho no NAVION, dando uma forma agradável que foi considerada, cujos direitos também foram adquirido da TEMCO-RILEY americana que havia feito algumas substituições e inovações no projeto. Finalmente em 1953, com o protótipo e os direitos adquiridos a CAMAIR conseguiu alcançar o sucesso esperado em 1955, recebendo da autoridade aeronáutica a Certificação do Tipo definitivamente com o nome CAMAIR-480. Porém as venda foram lentas e a CAMAIR só construiu 25 unidades, antes dela vender os direitos de fabricação em 1959, cuja posse desses direitos mudaria de mão duas vezes novamente na década seguinte.
 

  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário