sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Morre a ÁRVORE DO TEMPO..............

A passagem do tempo pela fotografia é uma das questões fundamentais das obras visuais. São imagens capturadas muitas vezes sem a mínima intenção e sem o mínimo valor, mas que com o decorrer do tempo e das circunstâncias, em que o espaço de tempo avança, muitas vezes ganha o seu mérito e o seu respeito.  Em qualquer sentido da vida, os acontecimentos são diários, instantâneos e momentâneos e somente o fotógrafo com sua camara consegue registrar momentos que nunca voltam mais, mas que são verdadeiros arquivos valiosos. 
Vários anos passaram pela árvore do tempo. Passei centenas de vezes pelo seu túnel de majestosos galhos a meio caminho entre Araraquara e Matão e em 15 de janeiro de 2012 quando resolvi registrar no meu blogger o significado daquela curiosa arvore, jamais imaginei que alguém algum dia teria a coragem de destruir esse Monumento criado pela Natureza. Não sei por quais interesses, se maldosamente tentaram matar essa figueira centenária que era símbolo, marco de uma passagem do tempo, ou por puro vandalismo. Pairou a duvida e todos ficaram intrigados com o que teria acontecido.
Sempre achei que era uma seringueira, mas por ocasião do 1º incêndio, li em uma reportagem da Revista KAPPA/ Matão-SP, que se tratava de uma Seringueira, quando a árvore símbolo da ligação Araraquara-Matão foi incendiada e estava recuperando-se, retornando a vida. Segundo o pessoal do Meio Ambiente e biólogos, por ser uma seringueira, possui muito látex, o que facilita e alimenta a proliferação do fogo. Ela proporcionava imagens encantadoras e incríveis no nascer e no por do sol para os viajantes que partiam de Araraquara, ou retornavam de Matão estava sucumbindo.

Todos que viajaram e viajam ainda pela Estrada Vicinal que liga Araraquara/SP a Matão/SP, via Bueno de Andrada e Silvânia se encantavam com essa árvore. Milhares de viajantes fotografaram esse marco histórico. Felizes daqueles que tiveram a possibilidade de estar perto das ultimas inovações do seu tempo, guardando imagens inesquecíveis de alegria e que hoje se resume em muita dor e sentimento de tristeza. Ela que nos alegrou muitas vezes, hoje tem seus dias contados. Sofreu dois incêndios. Da primeira vez em agosto de 2013 e não se soube se foi intencional ou maldoso, mas justamente ágora quando estava recuperando-se das feridas e quando todos acreditavam que ela iria sobreviver, mesmo sem os seus garbosos e embelezadores galhos arcados sobre a rodovia, eis que maldosamente alguém acaba com seu destino, destrói a ultima esperança e o 2º incêndio acontece de forma muito estranha e inaceitável.
A Árvore do Tempo ou Túnel do Tempo como alguns a chamavam, consagrou-se quando ganhou forma e passou a encostar seus gigantes galhos de ponta a ponta na estrada, causando admiração.
Entre muitos viajantes sou um grande admirador dessa obra da natureza, que marcou muitos passeios na sua temporada e viveu na “Belle Époque”, diante dos olhares próprios dos curiosos e que hoje está morrendo. Afinal a natureza criou ao longo dos tempos, coisas memoráveis pelas suas conquistas e características, onde cada detalhe original é valorizado, mas o homem acaba destruindo... Nesse sábado/08-FEV-2014 à primeira vista foi difícil fixar o olhar naquele ponto e ver tal desolação. A charmosa árvore transformada em carvão encheu de lagrimas nossos olhos. 
A excelência como essência da vida morre, mas vamos ficar com as antigas e lindas imagens que jamais serão esquecidas...
Todos que passam por lá a meio caminho entre Araraquara e Matão ou Matão-Araraquara pela vicinal,  acabam ficando tristes e inconformados com o fim daquela histórica Figueira. Manifestações são feitas e pude registrar esse sentimento na faixa ágora ali existente, que chama a atenção de todos os motoristas, os quais em respeito a árvore que morreu, diminuem a velocidade para ler a ultima  homenagem,mostrando o amor incondicional pela Figueira.