quarta-feira, 12 de março de 2014

2ºENCONTRO de AERONAVES de Araras-SP.

A empresa Naves Aviação Ltda. Através de sua equipe vem por meio desta convidar a todos os nossos clientes e colaboradores a participar de nosso Evento que será realizado na Cidade de Araras nos dias 28 a 30 de MARÇO conforme segue o PANFLETO em anexo.
Informamos a todos que neste evento nós teremos palestra sobre os produtos Aeronáuticos.
Contando com a presença de todos
 Atenciosamente,
Jonatas Augusto
Rua Major Caetano da Costa, 210
Bairro: Santana – São Paulo – SP
CEP: 02012-050
Tel: (11) 2221-2688
Cel: (11) 97364-3351
“ O Senhor é meu Pastor e nada me faltará ”
Infelizmente muitos dos Aventureiros do Ar não poderão estar presentes ao evento, pois acontece nos Estados Unidos na mesma ocasião a tradicional Sun'n Funn na Florida, para onde alguns vão dias antes a fim de curtir a viagem e a Feira Internacional, como é o caso aqui dos 3 Patetas do Ar: Delfino,William e Ruy.
Agradecemos ao amigo Jonatas o amável convite e aproveitamos para desejar sucesso nesse 2ºENCONTRO DE AERONAVES DE ARARAS-SP, pois sabemos que a NAVES realiza sempre uma grandiosa festa e o sucesso é absoluto.

terça-feira, 11 de março de 2014

Está nascendo mais um avião na CIDADE DAS ROSAS.

O MARINHO além de churrasqueiro de mão cheia, criador da apetitosa Picanha Dourada a La Marinho feita na churrasqueira com lenha, demonstra outra habilidade manual além da sua aptidão pelas carnes em cortes especiais sugeridos por ele, que torna qualquer ambiente agradável, como o Hangar da dupla dinâmica MAURO&CAIO ENOKI no aeródromo municipal de Jaboticabal-SP/ SDJC, onde o Marinho está praticamente todos os dias. Ele está construído artesanalmente com esmero e muito capricho o seu avião, baseado no projeto do já famoso TRIATHLON CB-10. Uma longa jornada de trabalho, Incluindo dezenas de melhorias no projeto inicial de autoria do Prof Dr. Claúdio Pinto de Barros da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais em Uberlândia. Ele está  introduzindo com muita cautela  materiais inovadores. Ao contrário da grande maioria dos construtores desse espetacular projeto, aeronave biplace de asa baixa e triciclo, que utilizam laminas de aço no seu trem de pouso, o Marinho desenvolveu as pernas do trem de pouso principal em fibra de carbono de alta resistência. Processo muito mais trabalhoso, porém torna o conjunto do trem de pouso principal mais leve, mais resistente e seguro.
A grande parte da aeronave é confeccionada em madeira, revestida em fibra de vidro, cujos moldes são feito de isopor. Os comandos ao invés de cabos são tensores rígidos bem mais caro, entretanto muito mais pratico e  seguro. Mudou muita coisa em prol da segurança, como abertura de portas, tanques de combustível, janelas de inspeção, tubos, terminais elétricos, conexões, parafusos aeronáuticos/ NA, homologados para a aviação etc
Será empregado um motor Lycoming de 100 ou 115 HP, ainda não definido pelo seu construtor e instrumentos aeronáuticos básicos de voo, tudo com o intuito de diminuir o peso da aeronave.
No hangar onde o Marinho está construindo seu avião, existem mais dois iniciados pelo medico Alexandre, proprietário do hangar.
Na realidade já existe dois TRIATHLON CB-10 voando ha bastante tempo, tendo sido construídos pelo TOTÓ (Luiz Antonio Cheriche). Entretanto o berço dos TRIATHLON é na visinha Monte Alto-SP, onde o nosso querido amigo Cmte. Celso Calegari foi o primeiro construtor dessa aeronave, tendo acreditado no projeto e continua construindo até hoje essa versátil aeronave por encomenda, a qual segundo seu projetista é também acrobática dependendo de pequenas modificações e introduções. Assim podemos dizer que o Celso Calegari foi o primeiro construtor do Triathlon e deles surgiram dezenas de outros construtores espalhados pelo  Brasil.
Curiosamente em  outubro de 2006, exatamente nos dias: 05,06,07,08 aconteceu na cidade de Araras-SP a 10ª EXPO AERO BRASIL, ocasião em que foi realizado um concurso até então inédito no Brasil. O concurso e premiação das Aeronaves Experimentais, promovido pela ABRAEX- Associação Brasileira de Aeronaves Experimentais.
Teve como Comissão Julgadora: Cláudio Pinto de Barros, Eduardo Hilton, Francisco Honorato, Luís Liski e Eduardo Licarião, que na Categoria Planta concederam o 1º Lugar/Aeronave, o CBA 306 TRIATHLON CB-10, prefixo PU-DPY do Proprietário/Construtor CELSO CALEGARI, equipado com motor Rotax-912 de 80 HP. E aqui estão as fotos da ocasião da merecida premiação em 2006.
Enquanto o MARINHO incentivado pela esposa CIDINHA vai construindo seu avião, nos finais de semana os amigos do Campo de Aviação se reúnem no Hangar do MAURO&CAIO, para degustar as deliciosas e criativas picanhas  do Marinho, regadas com muita cerva gelada.
Fotos da construção do avião em 22DEZ2013.
Enquanto seu avião não fica pronto o MARINHO se diverte voando seu ultraleve GT, passeando com os amigos.
Um detalhe das famosas Picanhas Douradas do Marinho é um leve tom defumado além da cor vermelha amarelada, pois sendo feita na churrasqueira com lenha natural obtida de velhos galhos secos caídos de árvores existentes no Campo de Aviação, após grandes ventanias, acaba absorvendo pela leve fumaça exalada da madeira o característico sabor e cheiro aromático. Esse é o segredo do grande Marinho que costuma armazenar a lenha depois de picada, por certo tempo, na sombra do hangar. Ele não revela o maior detalhe, mas acreditamos que algum Conhaquinho ou Whisky vai na preparação além do sal marinho light.
De qualquer forma, se a cara é boa...Imagine o sabor !