sábado, 20 de setembro de 2014

AZUL LINHAS AÉREAS deixará de operar em Araraquara-SP/SBAQ

17/09/2014 10h48 - Atualizado em 17/09/2014 13h31

Baixo movimento faz Azul desistir de voos no aeroporto de Araraquara, SP

Empresa deixa de operar em novembro e diz que clientes terão reembolso.
Com a decisão, Bartholomeu de Gusmão fica novamente sem voos regulares.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Aeroporto de Araraquara retomou voos comerciais nesta quinta-feira (12) (Foto: Felipe Turioni/G1)Voos regulares no aeroporto de Araraquara não vão completar nem o primeiro ano (Foto: Felipe Turioni/G1)
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai encerrar as operações de voo em Araraquara (SP) a partir do dia 3 de novembro. O motivo da suspensão, segundo a empresa, é o baixo movimento de clientes apresentado na rota até Campinas, a única realizada na cidade. Com a decisão, o aeroporto Bartholomeu de Gusmão fica novamente sem voos regulares.
A Azul afirmou que com a baixa movimentação, a manutenção dos voos fica economicamente inviável. Ainda segundo a empresa, os clientes que compraram passagem para viajar depois de 1º de novembro serão reembolsados integralmente do valor gasto. As explicações sobre o reembolso estão disponíveis no site da Azul.
Desde o início da operação no aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em dezembro de 2013, a empresa aérea alterou pelo menos três vezes os horários de voos. A última mudança foi em julho deste ano, quando a Azul informou que iria reduzir a frequência de aviões na cidade. De nove voos, apenas três passaram a fazer o trajeto de Araraquara a Campinas.
Alteração nos horários
Em nota, a Prefeitura afirmou que respeita a decisão da Azul, mas disse que antes das mudanças de horários feitas este ano pela empresa, os voos de Araraquara a Campinas tinham grande movimentação. A administração pública acredita que os investimentos no novo terminal vão atrair o interesse de outras empresas.
Aeroporto
O Aeroporto Estadual Bartholomeu de Gusmão foi reinaugurado para voos comerciais no final de 2013. O primeiro dia de operações foi marcado por cancelamentos e atraso.
Apenas a Azul opera no local com voos regulares e a única rota é a de Campinas, cidade onde os passageiros têm outras opções de destinos.
O aeroporto de Araraquara deixou de receber voos regulares em 2007. A inauguração do novo terminal de passageiros de Araraquara ocorreu após mais de um ano de reformas. O investimento inicial foi R$ 8 milhões e a nova pista do aeroporto foi ampliada para 1,77 mil metros quadrados com salas de embarque e desembarque e espaço para lojas comerciais.
Em agosto deste ano, o aeroporto de Araraquara foi incluído em um programa do governo federal que prevê investimentos de R$ 7,3 milhões para melhorias em 270 aeródromos no país. Entre os projetos estão ampliação e ajustes de terminais, pistas e pátios.
Segundo estudos do governo, o aeroporto de Araraquara recebe pouco mais de mil passageiros por ano e tem potencial para mais de 100 mil. Por isso, estão previstas no local a recuperação e ajuste da pista de pouso, que tem 1,8 mil metros.

tópicos: