quinta-feira, 16 de junho de 2016

2º AEROFEST-2016, Andirá-PR....

No fim de semana, dias 18-JUN/SAB e 19-JUN/DOM/2016 acontecerá em Andirá-PR o 2º AEROFEST-2016, organizado pelo Aéro Clube de Andirá-PR, graças ao esforço do seu Presidente Cmte. Samuel Costa e seus assessores.
Há meses a organização do evento está trabalhando, para que tudo saia nos conformes e  como todos nós sabemos os preparativos são enormes e a responsabilidade maior ainda. Será uma grandiosa festa ao estilo paranaense de receber os convidados. Com muito esmero e carinho o Samuel e sua equipe, diuturnamente não está medindo esforços para que tudo aconteça dentro do previsto.
Inúmeras atrações estão reservadas aos convidados e publico em geral que terá entrada franca durante as festividades aviatórias, cartão de visita do Aéro Clube. 
O Cmte. Samuel que é paulista de Palmital-SP, veste a camisa da entidade há algum tempo e luta com os amigos paranaenses pelo engrandecimento das atividades aviatórias em Andirá-PR.
O convite é intensivo a todos os aviadores, amantes da aviação e ao publico em geral.
Será disponibilizada uma Área de Camping para os Aventureiros do Ar mais arrojados.
Com certeza será uma grandiosa festa..... Compareçam !
      Samuel... de óculos pegando firme na pintura das faixas de pista. Asfalt0 1.000x25 mts.






DIA DOS NAMORADOS e dos amigos AVENTUREIROS DO AR em Matão-SP/SDLY

Domingo, 12 de junho de 2016, considerado o Dia dos Namorados, os amigos Aventureiros do Ar aproveitaram para se reunirem em um grandioso churrasco na área de lazer do Hangar Boreli's em Matão-SP/SDLY. Até o Cmte. Bruno Bambozzi resolveu aquecer suas asas e acabou voando na companhia do seu Co-Pila Edson Troly com seu Pelican BR. O casal de médicos voadores, Dr. Armindo e sua esposa Dra.Angela tiveram que que ir para São Paulo-SP com o RV-7 para atenderem uma  emergência e acabaram perdendo o churrascão.

           Dr. Angela e Dr. Armindo partindo para São Paulo-SP, SBMT no domingo 12-JUN



                   Cmte. Bruninho Bambozzi com seu Co-Piloto Edson Troly no seu Pelican 500-BR
                                                   Marcio montando seu Trike...





                  Boreli e esposa Laila dando um trato no seu RV-9A, o "MAGICO DE ZOS"



                    Aventureiro do Ar Silvio Boreli, desentupindo o carburador no fim da noite.
     No sábado a noite (11-JUN) acabamos bebemorando no Restaurante A TENDA em Matão-SP
 No domingo (12-JUN) brindamos o DIA DOS NAMORADOS com um vinho frisante que ganhamos do italianíssimo Bruninho Bambozzi, aviador e Presidente do Circulo Italiano Matonense.
  Como não dispúnhamos de taças especiais o brinde foi feito com copos do niver do nosso vizinho de hangar, Comandante Toninho Lopes.



                                           Delfino e Betty, um brinde ao  Dia dos Namorados.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Replica do TUCANO no Encontro FURNAS PARK Resort-2016 X-TEAM!

Por ocasião do Encontro FURNAS PARK Resort, X-TEAM 2016, curiosamente a aeronave que chamou mais a atenção dos presentes foi o MINI TUCANO, uma réplica perfeita do Tucano Militar empregado pela FAB e algumas Forças Aéreas de alguns países. O carisma é grande. De longe aos olhos ele já ganha... Nãos sei se sua cor característica, bem como suas linhas aerodinâmicas arrojada é que fazem o xis da questão!
Prepare-se para ver em uma sequencia de fotos, o que foi a presença do "Mini Tucano" no X-TEAM 2016 Furnas Park Resort em Formiga-MG. Não só esteve em exposição estática aos presentes, como voou durante todos os dias do badalado evento aviatório, organizado pelo nosso amigo JC da Paraíba.
Todo projeto do aviãozinho é tecnicamente e perfeitamente calculado e projetado para não deixar nada a desejar ao verdadeiro TUCANO. Apesar de possuir um motor Rotax, a característica do turboélice original foi preservada com a colocação de uma saída ilustrativa dos gazes, como se estivesse ali instalada uma turbina P&W. Muita perfeição no designer, nas cores da antiga pintura e na adesivagem idêntica da Esquadrilha da Fumaça, seus irmãos maiores, os TUCANOS da FAB...  











TUCANO Replica
O TUCANO Replica é um projeto Italiano que a ERRES Indústria Aeronáutica Ltda,  traz ao Brasil com exclusividade.
Aeronave experimental com trem retrátil e hélice de passo variável em voo, dois lugares em tandem, estrutura totalmente em alumínio aeronáutico.
Abaixo os dados técnicos da aeronave:
Envergadura: 8,40 m
Superfície alar: 10 m2
Altura: 2,43 m
Peso máximo decolagem (MTOW): 595 kgf
Peso vazio: 370 kgf
Largura da cabine: 0,7 m
Altura da cabine: 0,95 m
Capacidade dos tanques (E + D): 90 litros
Motor: Rotax 912 ULS (opcional 914 Turbo)
Hélice passo variável
Trem retrátil hidráulico
Velocidade cruzeiro (@ 75%): Vc = 125 kt
Velocidade nunca exceder: VNE = 160 kt
Velocidade stoll (trem e flap recolhido): 40 kt
Alcance estimado: 900 km
Melhor razão subida: 1100 ft/min
Fator de carga: +4 / -2

O vídeo do ensaio de voo na Itália: http://vimeo.com/41619330

A ERRES Indústria Aeronáutica nasceu do sonho de pai e filho, Roberto Hausen e Roberto Begnis Hausen, no intuito de manter acesa a chama da aviação na família e continuar a obra iniciada por João Carlos Hausen em 1935, quando construiu um planador Zögling com o projeto vindo diretamente da Alemanha, e em 1938 fundou, juntamente com alguns colegas, o então Santa Maria Aero Sport, hoje Aeroclube de Santa Maria-RS.
Com sede própria, na cidade de Santa Maria – RS, a Erres iniciou suas atividades em dezembro de 2008. Empresa nova, mas com metas ousadas, além de muita vontade e dedicação.
Com estrutura enxuta, a Erres tem como diferencial a flexibilidade e adequação de projetos e produtos às necessidades de seus clientes. A ampla experiência em engenharia de produto e desenvolvimento, adquirida ao longo dos anos em indústrias do setor automobilístico, possibilita uma visão diferenciada e métodos de produção e desenvolvimentos de sistemas mais simples e eficientes, perfeitamente adequados e funcionais para a aviação experimental. Isso traz grande vantagem em termos de custo dos produtos e adequação à necessidade, bem como atendimento aos requisitos de projeto.

Erres tem hoje à sua disposição equipamentos: torno convencional, fresa convencional, torno CNC*, centro de usinagem CNC*, equipamento de soldagem TIG para aço carbono, Inox e alumínio, bem como com suporte técnico para avaliação de estruturas e esforços em componentes (FEA – Finite Element Analisys).

A UFSM - Universidade Federal de Santa Maria é parceira da Erres, com o LPST e NAFA (Laboratório de Projeto de Sistema Técnicos e Núcleo de Automação e Fabricação), atuando como suporte à fabricação e apoio para o projeto e desenvolvimento de peças e componentes para aviação experimental.
Nossa empresa já iniciou, junto com a UFSM, o projeto completo de um motor a etanol para aviação experimental, é um projeto complexo e compreende todas as etapas de desenvolvimento para um motor aeronáutico dedicado ao uso de etanol como combustível. Este projeto visa agregar as mais avançadas tecnologias na área de motores de combustão interna para trazer segurança, confiabilidade e desempenho com o uso do etanol, combustível de fonte renovável e grande promessa para futuro na aviação. 
Recentemente a empresa estabeleceu parcerias com empresas Europeias e Norte Americanas para fornecimento de componentes e equipamentos para montagem de aeronaves experimentais.
Instrumentos: convencionais e eletrônicos (EFIS, EIS, etc)
Motores
Células e kits de aeronaves experimentais
Hélices
Peças e componentes para aeronaves experimentais 
(Dados fornecidos pelo fabricante em seu site)